Sistema Landi

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  • Responder #15   por SMAP em 28 Mai, 2013 23:38
  • Nao tem qualquer problema por um AFR target com folga a gasolina, aquilo é usado em WOT (wide open throttle) de resto ele tenta ajustar sempre para a AFR de 14,7
  • Responder #16   por SMAP em 29 Mai, 2013 10:10
  • ON Topic :D

    pelo que lá está eu devo ter o IG1, para carros turbo :
    CYLINDERS      KIT              CODE             REDUCER                   INJECTOR
    4 cylinders  - Turbo IG1 - 604784000 - IG1PRV turbo 536725000 - 632101001

    quando chegar a casa já vou tentar confirmar.

    Chegaste a ver que sistema tens? se for o IG1 acredito que ageunte os 250 CV, mas pouco mais que isso deve aguentar?
  • Responder #17   por Reaper em 29 Mai, 2013 11:29
  • ON Topic :D

    pelo que lá está eu devo ter o IG1, para carros turbo :
    CYLINDERS      KIT              CODE             REDUCER                   INJECTOR
    4 cylinders  - Turbo IG1 - 604784000 - IG1PRV turbo 536725000 - 632101001

    quando chegar a casa já vou tentar confirmar.

    Chegaste a ver que sistema tens? se for o IG1 acredito que aguente os 250 CV, mas pouco mais que isso deve aguentar?

    acredites ou não ainda não verifiquei, entre falta de tempo e sobretudo esquecimento ainda não fui ver. Tenho quase a certeza que é IG1, sobretudo porque já tinha verificado que o meu sistema é igual ao que está montado no Aero de um user do outro forum. Ver se não me esqueço de confirmar isso hoje :)

    De qq forma o que me fez confusão foi que da ultima vez que estive na Cuco a afinar o sistema para dar resposta aos 220cv, me foi dito que o sistema só ia até aos 190cv e que precisava ir lá novamente para actualizar o software para dar abertura máxima aos injectores.

    A verdade é que não noto diferença entre o GPL e a Gasolina no andamento quando o sistema está afinado e sobretudo se o sistema é igual ao de um aero de 230cv há qq coisa que não bate certo :)

    Serão as electroválvulas diferentes? o exterior é igual mas não sei como ver o interior da régua de injectores GPL.
  • Responder #18   por SMAP em 29 Mai, 2013 12:58
  • acredites ou não ainda não verifiquei, entre falta de tempo e sobretudo esquecimento ainda não fui ver. Tenho quase a certeza que é IG1, sobretudo porque já tinha verificado que o meu sistema é igual ao que está montado no Aero de um user do outro forum. Ver se não me esqueço de confirmar isso hoje :)

    Deves estar a falar do apathy98, ou pelo menos eu não me consigo lembrar de mais niguem que tenha GPL num 9-5 Aero com sistema Landi

    De qq forma o que me fez confusão foi que da ultima vez que estive na Cuco a afinar o sistema para dar resposta aos 220cv, me foi dito que o sistema só ia até aos 190cv e que precisava ir lá novamente para actualizar o software para dar abertura máxima aos injectores.

    Basicamente acho que te vao mexer no vaporizador/gaseficador para ter mais pressao e por consequencia os injectores mandarem mais combustivel

    A verdade é que não noto diferença entre o GPL e a Gasolina no andamento quando o sistema está afinado e sobretudo se o sistema é igual ao de um aero de 230cv há qq coisa que não bate certo :)

    Não assumas que o sistema de GPL nesse carro foi bem montado, o do aquilles tambem foi montado por um instalador de renome - FrontFuels - no mundo de GPL em PORTUGAL e como sabes tambem se enganaram nos injectores.


    Como ultima nota deixo-te aqui um problema tecnico que não estas a incluir na tua equação. Um 9-5 Aero com motor 2.3 não precisas de tanta pressao de turbo para atingir os 250 CV, como um motor 2.0 precisara.

    A questão a saber é se os injectores conseguiram enviar combustivel quando o colector de admissão tem mais pressao, ou seja os injectores podem ter força/fluxo para injector combustivel com o colector de admissão esta com 1,0 bar de pressão mas não quando ele esta com 1,2 bar

    Como sabes o AFR é conseguido em função de X partes de ar para X partes de combustivel, se tens mais pressão logicamente tens mais ar resta saber se tens combustivel para esse ar
  • Responder #19   por Reaper em 29 Mai, 2013 13:08
  • yup, é o do Apathy, nao me lembrava do nome.
    A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?
    Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

    Eu vou verificar daqui a bocado mas se é o IG1, deve ser tb o que o 9000 da gaspar auto com 400cv tem? então ainda mais confuso fico :)
  • Responder #20   por SMAP em 29 Mai, 2013 13:23
  • Eu vou verificar daqui a bocado mas se é o IG1, deve ser tb o que o 9000 da gaspar auto com 400cv tem? então ainda mais confuso fico :)

    O do Paulo não aguenta a cavalagem que o motor tem, ele so usa o sistema de GPL quando anda devagar.

    Quando ele carrega no acelarador com força e aquilo começa a produzir muita pressão na admissão o sistema muda para gasolina
  • Responder #21   por SMAP em 29 Mai, 2013 14:20
  • A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?

    O sistemas tem folga para suportar mais, os fabricantes quando anunciam os valores fazem no com o sistema a trabalhar entre 65% a 75% da sua capacidade. Mas não convém andarmos as testar os limites dos sistemas :D

    Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

    Tens varias formas de ver se esta ou não a dar isso através do Open SID

    Verifica se este 2 valores se encontram a par
    - o mReq (massa de ar requerida pela centralina)
    - o mAir (massa de ar dentro da admissão)

    Se não estiverem entao claro nunca iras chegar aos 220 CV

    Para perceber se a centralina por trabalhar a GPL não se esta a adaptar demasiado verifica este valores
    - o amul (adaptação multiplicativa (long term))

    Entre -500 e 500 - considerados normais e equivale a -5% e 5% visto que estes valores tem uma unidade metrica em 0,01%

    Se os valores forem muito grandes é claro que o teu carro não esta a trabalhar como devia.

    Mas acho que não vais ter esse valor disponivel no tem Open SID devido ao ano do teu 9-5, certo valores só apareceram nos mapas mais recentes
  • Responder #22   por Reaper em 29 Mai, 2013 15:46
  • A questão é mais , se o sistema vai só até 190cv como me disseram na cuco como é que equipa um carro com 230cv? mas sobretudo, se vai só até 190cv (e para ter tudo a funcionar em condições ainda preciso ir acualizar o software) como é que eu não noto diferença no andamento a gasolina e a gpl quando o meu carro tem repro de 220cv?

    O sistemas tem folga para suportar mais, os fabricantes quando anunciam os valores fazem no com o sistema a trabalhar entre 65% a 75% da sua capacidade. Mas não convém andarmos as testar os limites dos sistemas :D

    Ou o carro não está  debitar 220cv a gasolina por alguma razão ou o gpl dá mais do que os 190 que ele me disse.

    Tens varias formas de ver se esta ou não a dar isso através do Open SID

    Verifica se este 2 valores se encontram a par
    - o mReq (massa de ar requerida pela centralina)
    - o mAir (massa de ar dentro da admissão)

    Se não estiverem entao claro nunca iras chegar aos 220 CV

    Para perceber se a centralina por trabalhar a GPL não se esta a adaptar demasiado verifica este valores
    - o amul (adaptação multiplicativa (long term))

    Entre -500 e 500 - considerados normais e equivale a -5% e 5% visto que estes valores tem uma unidade metrica em 0,01%

    Se os valores forem muito grandes é claro que o teu carro não esta a trabalhar como devia.

    Mas acho que não vais ter esse valor disponivel no tem Open SID devido ao ano do teu 9-5, certo valores só apareceram nos mapas mais recentes

    Pois mas considerando que o carro, quando o fui buscar estava com 150cv e me disseram na cuco que os 190 era o débito máximo, que dariam "talvez" mais 10% com o update de software para abrir os injectores ao máximo, acho isto estranho. Ainda mais quando os 2.0t tb têm uma versão de 192cv (e o apathy tem sistema igual com 230cv) e o que está na documentação da landi para IG1 parece permitir até aos 300cv? Começo a achar que na Cuco quem me atendeu estava baralhado ou eu não tenho IG1...não sei. Deveria ser notória a diferença quando vou a gasolina.

    Vou tentar ver esses valores do SID e qual a referência do sistema daqui a bocado. No limite vai-me acontecer o que está a acontecer ao 9000 o que não deve dar muita saúde ao carro.
  • Responder #23   por teco em 29 Mai, 2013 17:35

  • A questão a saber é se os injectores conseguiram enviar combustivel quando o colector de admissão tem mais pressao, ou seja os injectores podem ter força/fluxo para injector combustivel com o colector de admissão esta com 1,0 bar de pressão mas não quando ele esta com 1,2 bar



    acho que era isso que acontecia na minha  primeira repro em reles 1,13,1,14, 1,15 (só a gás e principalmente quando entrava o gpl)....porque em FPT já não dava CEL  e com uma nova em que  não dou mais de 1,12 tb não....

    se for para por 1,15 ou para cima tenho mesmo de pedir para aumentarem a pressão....

    tenho de experimentar a velha só com 1,12 e tirar teimas....
  • Responder #24   por Reaper em 30 Mai, 2013 11:10
  • my head hurts  ::P

    já meto aqui as fotos do sistema que tirei ontem :)
  • Responder #25   por Reaper em 30 Mai, 2013 11:32
  • fotos do sistema que tenho:

    injectores E13 1.10 R- 000057  / 67 (?) R 01233 Class2 ?
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    referencia sensor de pressão (pelo que encontrei vai até 350 Kpa - 50...350- 2 Integral temperature sensor- 3 -0 281 002 456
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    centralina gpl
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #26   por Gdinis em 30 Jun, 2014 14:32
  • boa tarde pessoal, ontem fui meter GPL no meu S40, quando me deparei com um senhor (ja nao me lembro do nome sei que anda aqui no forum) com um Saab 9-3 2.0T a GPL um azul bastante diferente do normal, que me falou neste sistema Landi, vale mesmo a pena? a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!
  • Responder #27   por SMAP em 30 Jun, 2014 16:25
  • a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!

    A quantos anos tens o 9000? quantos km fizeste com ele? se gastares 1500€ (valor muito baixo para uma conversão) sem andares com o 9000 nunca iras recuperar o dinheiro investido.

    Quem te disse que com GPL o 9000 passa a vida a ser afinado? alguém que nunca teve um 9000 a GPL ou alguém que teve um 9000 a GPL com um sistema mal instalado?
  • Responder #28   por Gdinis em 01 Jul, 2014 00:57
  • a conversão de GPL do meu 9000 vale a pena? ou o 9000 de 90 da-se mal com o GPL? já me disseram que o 9000 depois passa a vida a ser afinado e nunca está bom devido ao GPL!

    A quantos anos tens o 9000? quantos km fizeste com ele? se gastares 1500€ (valor muito baixo para uma conversão) sem andares com o 9000 nunca iras recuperar o dinheiro investido.

    Quem te disse que com GPL o 9000 passa a vida a ser afinado? alguém que nunca teve um 9000 a GPL ou alguém que teve um 9000 a GPL com um sistema mal instalado?

    foi um amigo do meu pai que teve dos primeiros kits de GPL em PORTUGAL... o carro nao anda neste momento exactamente por ser a gasolina e a gasolina estar ao valor que está... tenho um S40 com um kit da BRC o bicho é um 1.6 de 115cv e consome como um porsche... 12/13L/100km calculo que o meu 9000 consumiria menos.
  • Responder #29   por SMAP em 01 Jul, 2014 08:40
  • foi um amigo do meu pai que teve dos primeiros kits de GPL em PORTUGAL... o carro nao anda neste momento exactamente por ser a gasolina e a gasolina estar ao valor que está... tenho um S40 com um kit da BRC o bicho é um 1.6 de 115cv e consome como um porsche... 12/13L/100km calculo que o meu 9000 consumiria menos.

    Grande dica (estou a ser muito irónico) vindo de uma pessoa que teve dos primeiros kist de GPL em PORTUGAL, tem importância 0. O primeiros kit de GPL não tinham centralinas, era o mesmo que pegares no 9000 tirar a toda a injecção e substituir por um carburador.

    Em relação ao 1.6 de 115 CV gastar é porque é uma motorização fraca para o peso do carro. Eu tive um VW Golf III 1.6 GT de 101 CV e também gastava 12. Já exprimentaste andar só com o S40 a gasolina? vais ver que as medias também serão altas.

    Se gastares 1500€ numa conversão terás que fazer no mínimo 15.000 Km para recuperares o dinheiro da instalação e só apartir dai é que o custo por Km é realmente mais baixo entre GPL e gasolina.

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