Como retirar pernes partidos na cabeça de motor

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  • Como retirar pernes partidos na cabeça de motor   por SMAP em 09 Jan, 2013 17:50
  • Quem tem um SAAB a gasolina com turbo por certo já terá tido/visto/ouvido de pernes partidos na cabeça do motor.

    Eu deparei-me com este problema e não querendo usar os metódos mais comuns/conhecidos de retirar os pernes da cabeça:

    Metódo 1 - tirar a cabeça do motor fora e soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça

    Metódo 2 - com a cabeça do motor montada, soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça
     

    Metódo 1 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar e sobretudo custos elevados visto que tem que tirar a cabeça de motor fora

    Metódo 2 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar
     

    Descobri outro metodo que apliquei com 100% de sucesso.

    Basicamente tem que fazer 2 peças que depois usam no colector de escape no buraco do perne partido. Estas peças serão usadas como guias para o furo que vão fazer no perne, para depois usarem um "saca-parafusos".


    Atenção: devem de usar brocas de cobalto para furarem os pernes


    Ficam aqui as fotos com as explicações visto que uma imagem vale 1000 palavras :D


    Esquema para fazer as peças que serviram de guia

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    Peças para usar como guia

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    Peça para usar como guia no colector

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    Furando o perne

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    Perne furado com broca de 3mm no centro do mesmo

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    Perne ja retirado usando um "saca-parafusos"
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  • Responder #1   por teco em 09 Jan, 2013 20:18
  • podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...

    ficava bem no veloso

    mas boa ideia, muito boa mesmo

  • Responder #2   por SMAP em 09 Jan, 2013 20:28
  • podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...

    ficava bem no veloso

    mas boa ideia, muito boa mesmo

    Ve lá agora se quando alguem tiver um problema semelhante tenho que ir ajuda-lo a PORTUGAL ...

    Se estou a publicar isto é para partilhar conhecimento, o trabalho os outros que o façam  :)))
  • Responder #3   por Guest em 09 Jan, 2013 20:38
  • podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...

    ficava bem no veloso

    mas boa ideia, muito boa mesmo

    Ve lá agora se quando alguem tiver um problema semelhante tenho que ir ajuda-lo a PORTUGAL ...

    Se estou a publicar isto é para partilhar conhecimento, o trabalho os outros que o façam  :)))

    É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende :))) :))) :)))

    Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...

    Abraço
  • Responder #4   por teco em 09 Jan, 2013 21:52

  • É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende :))) :))) :)))

    Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...

    Abraço

    usaste o dele?
  • Responder #5   por SMAP em 09 Jan, 2013 21:57

  • É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende :))) :))) :)))

    Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...

    Abraço

    usaste o dele?

    Claro que não o meu esta ca em Munique, simplesmente usou o mesmo metódo
  • Responder #6   por teco em 09 Jan, 2013 22:05
  • então ele tem uma guia?
  • Responder #7   por SMAP em 09 Jan, 2013 22:17
  • então ele tem uma guia?

    Queres mesmo que responda? se ele disse que usou este metódo ...
  • Responder #8   por TesZero em 09 Jan, 2013 23:20
  • Teco...
    pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
    ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D
  • Responder #9   por teco em 09 Jan, 2013 23:21
  • Teco...
    pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
    ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D

    sempre a bater no esquilo  :(

    MIIIIC!  ++P
  • Responder #10   por SMAP em 09 Jan, 2013 23:26
  • Teco...
    pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
    ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D

    Acho que faz em 5 minutos para nao aturar as teorias codificadas do teco
  • Responder #11   por Guest em 10 Jan, 2013 00:28
  • Ou então envia pelo correio... lolollol

    abraço
  • Responder #12   por TesZero em 10 Jan, 2013 02:58
  • Referente aos Pernes de escape existe outra opção aos de origem, que alem de mais baratos são mais resistentes.

    porque é que os pernes partem?
    Devido aos aquecimentos que leva, oxidação e colarem/fundirem com o restante material.

    Os pernes podem ser em Ferro ou inox.

    Os de inox não são recomendados pelo inox absorver mais o calor, fundindo com o material (óbvio na parte do turbo porque a colaça é aluminio). Contudo não oxidam tendo uma maior resistência.

    os pernes não partem só quando lhes mexemos, os do escape especialmente é comum partir ao fim de alguns anos / quilómetros (muitos).

    A solução que existe é pernes galvanizados.

    Como sabem a galvanização é um processo de revestimento de um metal por outros mais nobres pelo método de eletrodeposição.

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    A vantagem destes pernes é:
    - serem resistentes à oxidação
    - estarem protegidos pelo material revestidor
    - terem ponta para chaves umbraco

    ou seja...
    - não vão fundir por não serem inox.
    - mesmo que colem, pode-se desapertar partindo o material revestidor, saindo na mesma o perne
    - não precisamos de usar porca-contra-porca para apertar e desapertar o perne

    Neste caso, alem de protegidos, são de resistência 13 superiores aos originais.

    Alem de ser importante a escolha dos pernes, é igualmente importante a utilização de massa de cobre. A massa de cobre (dourada) aguenta perto de 1000º impedindo assim que os pernes venham a colar / fundir para facilitar futuras remoções.
    Atenção ao excesso de massa, a força de aperto fica completamente alterada devido à lubrificação podendo partir o perne ou rosca.

    No que toca a porcas (não são as da imagem) é imperativo que se coloque porcas novas sempre que são desapertadas... as porcas têm um freio na ponta que é destruido ao desapertar, podendo ficar o colector ou turbo soltos ao fim de alguns quilómetros.

    Deixo 2 fotos, depois tiro umas melhores:





    Abraço
  • Responder #13   por teco em 10 Jan, 2013 15:38
  • Onde arranjas os pernos galvanizado?
  • Responder #14   por Guest em 11 Jan, 2013 02:57
  • Onde arranjas os pernos galvanizado?

    Será num "galvão"?   O:-) :)))

    Não resisti... :)| :)|

    Abraço

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