Legislação GPL

Voltar
  • Responder #30   por SMAP em 11 Jul, 2013 12:44
  • Se afinal não preciso inspecção B para ter o dístico verde, então vou esperar até a minha inspecção normal para tratar disto. Ando com o Azul até lá e depois troco pelo tó verdinho pequeno no vidro da frente e já posso estacionar de uma forma legal em todo o lado ;)

    Não percebeste o sentido. O que eles estão a dizer é que se fizeres uma inspecção B devido a certificação da instalação de GPL, não precisas de fazer a inspeção normal nesse ano pois a inspeção B substitui a inspecção normal
  • Responder #31   por TesZero em 11 Jul, 2013 12:47
  • Exacto, o mesmo acontece para qualquer outra averbação de livrete caso procedas a uma inspecção B, por exemplo se aplicares películas no carro...

    Se o fizeres na altura da inspecção, poupas 28€ da inspecção anual que terias que fazer na mesma altura.

    Abraço
  • Responder #32   por Reaper em 11 Jul, 2013 12:49
  • Se afinal não preciso inspecção B para ter o dístico verde, então vou esperar até a minha inspecção normal para tratar disto. Ando com o Azul até lá e depois troco pelo tó verdinho pequeno no vidro da frente e já posso estacionar de uma forma legal em todo o lado ;)

    Não percebeste o sentido. O que eles estão a dizer é que se fizeres uma inspecção B devido a certificação da instalação de GPL, não precisas de fazer a inspeção normal nesse ano pois a inspeção B substitui a inspecção normal

    és capaz de ter razão...o que é uma palhaçada...se a tipo B pode substituir a normal pq razão não é aprovado o GPL na normal sem ser preciso a tipo B...fdx...saque..

    fica o azul, vpc com a B
  • Responder #33   por TesZero em 11 Jul, 2013 12:54
  • a B, embora concorde que seja um autentico roubo de praticamente 100€... é especifica e mais exigente...
    Na normal não vêm peliculas, gpl, etc....
    isto é... não vêm certificados...

    é como se fosses importar um carro, é como se fosse uma autorização de circulação após modificação ou apreensão...

    mas... 100€ é um autentico roubo, concordo... já fiz 2 no fosco :P

    Abraço
  • Responder #34   por SMAP em 11 Jul, 2013 12:57
  • Se afinal não preciso inspecção B para ter o dístico verde, então vou esperar até a minha inspecção normal para tratar disto. Ando com o Azul até lá e depois troco pelo tó verdinho pequeno no vidro da frente e já posso estacionar de uma forma legal em todo o lado ;)

    Não percebeste o sentido. O que eles estão a dizer é que se fizeres uma inspecção B devido a certificação da instalação de GPL, não precisas de fazer a inspeção normal nesse ano pois a inspeção B substitui a inspecção normal

    és capaz de ter razão...o que é uma palhaçada...se a tipo B pode substituir a normal pq razão não é aprovado o GPL na normal sem ser preciso a tipo B...fdx...saque..

    fica o azul, vpc com a B

    Uma inspecção tipo B custa a volta de 100€, e nessa inspecção eles vão (ou deveriam) inspecionar o sistea de GPL ao pormenor (verificar o tipo de tubagens usadas, ect)

    Na inspeção normal nunca verificam nada do GPL, so verificam o numero de serie do deposito porque esta averbado ao livrete. Ou seja na inspecção normal não tem competencia tecnica para verificar os sistemas de GPL.
  • Responder #35   por TesZero em 11 Jul, 2013 13:03
  • na teoria deveria ser assim :P
    na verdade os técnicos que o fazem são os mesmos, lol
    é como disseste, na realidade deveriam até ver a dimensão das tubagens....
    é mais burocratismo do que necessário...

    abraço
  • Responder #36   por Reaper em 11 Jul, 2013 13:15
  • isto resume-se assim:

    Inspecção B =98€
    Averbamento=35€
    certificado do instalador=50€??? (não sei mas de certeza vão cobrar)

    por menos de 150€ não fica e os 200€ talvez sejam mais reais...

    lá fica o azul como tem estado.

    palhaçada de lei e de sistema de leaglização.

    Ainda que a inspecção normal não esteja habilitada a verificar o GPL, é para isso que serve o certificado do instalador. Não faz sentido obrigar a inspecção B, excepto para sacar umas massas a quem utiliza GPL.
  • Responder #37   por SMAP em 11 Jul, 2013 13:19
  • lá fica o azul como tem estado.


    Leste o que eu escrevi aqui? tens que mudar o simbolo antigo azul por um simbolo azul novo senão podes ser multado

    E quem tem autocolante de GPL azul tem que o trocar pelo novo modelo

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Posso ser autuado, por não ter rectificado o que tenho agora?

    Sim , Pode.
    Em virtude da portaria, ao contrario de outras, não ter sido definido um período de transição, em caso de fiscalização por uma autoridade ao ser constatado que a viatura está a GPL no DU, o agente pode autuar por falta de conformidade com o DL 13/2013 Artigo Nº 5, e aplicar a coima definida no Artigo nº 13, que no caso é de 60 a 300€.

    Até a data de hoje, ainda não foi emitido nenhum despacho que possa contornar esta situação.



    Lá vai a policia andar em caça a multa


    Estou mesmo a ver vao fazer um simbolo azul novo tamanho gigante para as pessoas ficarem chateadas e mudar para o verde no parabrisas frontal
  • Responder #38   por Reaper em 11 Jul, 2013 13:24
  • o autocolante azul novo é praticamente igual ao que já existia (pelo menos o meu é). As dimensões estão bem definidas na portaria se leres essas parte.

    Eu disse que fica porque o meu é praticamente igual ao que já existe apenas com a diferença de fazer menção da portaria antiga e isso é pinto a azul e deixa de se ver.

  • Responder #39   por TesZero em 11 Jul, 2013 14:15
  • outra coisa que reparei mas... que mais uma vez assumo... não li como deve de ser...

    mas... o símbolo voltou a ter local obrigatório para ser colado????

    porque a ultima alteração do decreto de lei especificava que apenas tinha que estar visível, e não o local...
    ou seja... se tiverem colados na porta, tal como já vi vários... está (estava) legal...

    Abraço
  • Responder #40   por SMAP em 11 Jul, 2013 14:39
  • outra coisa que reparei mas... que mais uma vez assumo... não li como deve de ser...

    mas... o símbolo voltou a ter local obrigatório para ser colado????

    porque a ultima alteração do decreto de lei especificava que apenas tinha que estar visível, e não o local...
    ou seja... se tiverem colados na porta, tal como já vi vários... está (estava) legal...

    Abraço



      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Onde deve ser colocado o novo modelo azul ?

    O novo modelo azul , deve estar colocado na traseira do veículo, do lado direito e até ao máximo de 120 cm do solo.
    A Portaria também especifica que deve ser colocado na carroçaria.
  • Responder #41   por SMAP em 11 Jul, 2013 16:18
  • So mesmo para completar a informação acima

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #42   por TesZero em 11 Jul, 2013 16:24
  • e se eu o tiver na dobra do parachoques com a carroçaria?

    esta visível... (embora não esteja legível...)
    e está até 120 cm...
  • Responder #43   por Joaquim Banha em 10 Ago, 2015 11:04
  • este tópico acho o interessante para clarificar algumas questões mas.....morreu  há dois anos

    banha
  • Responder #44   por joseglv em 10 Ago, 2015 13:24
  • Não houve mudanças......

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation