Discussão sobre tipo de motor performance/manutenção/fiabilidade

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  • Responder #15   por TesZero em 05 Jul, 2013 21:48
  • smap

    esqueceste-te de mencionar as vantagens de um compressor...
    se não houvessem, as marcas não os usavam :)
    um compressor não tem Lag, essa é a vantagem face ao turbo.
    A energia que tira ao carro pelo peso do rodar da cambota, compensa-a em pressão de ar, portanto compensa sempre...
    Se o carro tem 100 cv e o compressor lhe é suporto dar 20... da mesmo 20, não dá 20 - perda de potência.

    Nicodemos

    Moras perto de uma pista...
    e comparas motas de turismo com motas de pista?
    estas a comparar uma Honda XX ou uma Hayabusa com uma R1??? lololol
    Só se for em rectas, porque uma mota de turismo não tem METADE da ciclistica de uma mota de pista...
    Se fizeres várias vezes percursos de 50... 100 km com motas de turismo acima dos 250 km/h vais ver que elas vêm sempre atrás das de pistas...
    Sim... acredita... mete curvas e umas XX´s ou Hayabusa´s a curvar ao lado da minha 600cc e é ver-los a travar nas curvas de 270... 280... 290 km/h... a 250 km/h nas curvas vão a raspar os escapes e pousa pés no chão....

    Alem disso... um carro com motor em L haveria de ser engraçado de ver :P

    Rater
    o que adianta teres um motor com uma linha muito certa... se tem pouca potência???
    O turbo só dá ao motor o que o motor não consegue puxar sozinho... ar...

    No meu ponto de vista não adianta nada o motor ser linear... se for lentamente linear...
    Para teres 400cv num motor atmosférico precisas de motores V8 atmosféricos para cima...
    Os motores turbo podem não ser lineares, certo... mas têm muita mais potência em qualquer rotação...
    potência não linear? talvez, mas é uma potência não linear que está acima da do atmosférico e a ser usada... tornando o motor muito melhor aproveitado...

    Sempre considerei os motores da bmw muito bons... mas muito mal aproveitados...
    Até que enfim abriram os olhos e começaram a usar turbos.

    :P


    Quanto à minha opinião???
    A minha opinião vai para algo com a filosofia de potência dos Saab´s...
    motores "pequenos", resistentes e potentes...
    mas falo de um motor 6 em linha de 2.600cc e bi-turbo :D (só tem mais 300cc que o 2.3 aero :P )
    falo do moto R26DETT :D

    Skyline obviamente :)

    não só o motor... a estrutura do carro, tracção... tudo é feito para ser um carro à altura :)
    mas... estamos a falar de motores :)

    Abraço
  • Responder #16   por TesZero em 05 Jul, 2013 22:18
  • smap

    também não percebi nada do que querias dizer aqui:
    ".0 6 cilindros em linha bmw que equipa por exemplo o 1M - A bmw optou por instalar 2 turbos (1 por cada 3 cilindros), acho que 6 turbo para 6 cilindros não é tecnicamente muito viavel devido ao colector de escape ter que ser enorme e sujeito a empenos. Não sei a te que pouco sera uma boa opção ter 2 turbos a funcionar em pleno e da mesma forma (um pode sempre gerar mais pressao que o outro)"

    és a favor de ter 1 turbo por cada lado de um motor em V ou contra?
    Eu acho muito mais util ter os 2 turbos nos motores em V...
    imagina os motores em V da bmw de 8 e 10 cyl com turbo :D :D :D se calhar era potência a mais :P

    Quanto ao que falas sobre a manutenção dos motores em V, lembra-te que a maioria dos motores em V são longitudinais e não transversão como os saab...
    logo a distribuição não implica tirares o motor fora... fica mesmo à frente do motor, com muito bom acesso e até costuma ser utilizada para ligar a ventuinha de arrefecimento.

    Agora... se rodar 16v a um motor 4cyl e trocar bronzes... imagino a um V8 ou V10... :P

    (agora veio-me à cabeça a imaginação o tavare a esfregar um W24 à mão :D :D :D :D )

    Abraço

  • Responder #17   por SMAP em 05 Jul, 2013 22:21
  • Quanto à minha opinião???
    A minha opinião vai para algo com a filosofia de potência dos SAAB´s...
    motores "pequenos", resistentes e potentes...
    mas falo de um motor 6 em linha de 2.600cc e bi-turbo :D (só tem mais 300cc que o 2.3 aero :P )
    falo do moto R26DETT :D

    Skyline obviamente :)

    não só o motor... a estrutura do carro, tracção... tudo é feito para ser um carro à altura :)
    mas... estamos a falar de motores :)

    Abraço

    Mas esse motor é basicamente a mesma tipologia do motor biturbo 3.0 da BMW que existe no 1M ou no 335i e tambem é utilizado pelo alpina B3 se não estou em erro.

    Mas a questao é aquilo que disse em termos de manutenção é mais dispendisoso que um 4 em linha e as folgas dos 2 tubos nunca seram igauis com muitos km em cima começas a ter um motor desiquilibrado a conta do desiquilibrio dos turbos
  • Responder #18   por TesZero em 05 Jul, 2013 22:24
  • Não estou a ver folgas de turbos a desiquilibrarem motores...
    mas... a adesão a esse motor é mundialmente conhecida como sabes :)
    Estamos a falar de motores com mais de 1000 cv...
    motores 2.600cc, por vezes alterados para 2.800cc..
    é no mínimo fascinante :D

    Gostava de conduzir um carro com compressor e turbo para perceber o comportamento, nunca conduzi.

    quanto ao motor 3.0 da bmw não conheço feedback dele.

    Abraço
  • Responder #19   por SMAP em 05 Jul, 2013 22:27
  • Quanto ao que falas sobre a manutenção dos motores em V, lembra-te que a maioria dos motores em V são longitudinais e não transversão como os SAAB...
    logo a distribuição não implica tirares o motor fora... fica mesmo à frente do motor, com muito bom acesso e até costuma ser utilizada para ligar a ventuinha de arrefecimento.

    Tens a certeza, eu dou-te um exemplo o lancia thema 8-32 que basicamente tem um V8 da ferrari e tens que tirar fora para trocar a distribuição tal como alfa 164 v6 turbo que o kamuma teve. Eu sei tem ambos motores transversais tais como o SAAB, mas são 2 exemplos. E acho que particamente todos os veiculos com motor V6 (muitos renaults, citroen e peugout) ou V8 com tração frontal tem motors transversal
  • Responder #20   por TesZero em 06 Jul, 2013 08:34
  • No post em cima fiz questão de fazer referência aos motores longitudinais por algum motivo :)
    Das-me meia dúzia de exemplos, eu dou-te todos os outros restantes...
    Praticamente todos os motores longitudinais têm muito bons acessos, especialmente à transmissão e correia de elementos, mesmo na frente do motor.

    Abraço
  • Responder #21   por Aero74 em 07 Jul, 2013 02:58
  • Eu gostava da suavidade e elasticidade dos 320i, 325i e 528i, para falar da minha experiência pessoal.

    A BMW durante muito tempo considerou que um motor otto com turbo era como ter um atleta dopado :D Eu até me lembro dum anuncio há muitos anos em que davam mesmo essa justificação!

    Temos de reconhecer que essa tecnologia também evoluiu imenso nos ultimos anos, o comportamento de um motor turbo já não é propriamente o que era e talvez se enquadre mais na filosofia que querem imprimir à marca.

    Uns gostam, outros não ???

    As exigente normas de poluição hão de ter igualmente o seu peso na adpoção dos turbos.

    Pessoalmente gostava do 3.2 da audi e estive quase a comprar o TT com essa motorização, depois conduzi um 2.0 tfsi com identica potência e aí mudei de ideias...
    Porque uma coisa são as caracteristicas técnicas, a fiabilidade, a tecnologia, custo de manutenção, etc, outra coisa é o feeling que temos ao volante e esse varia forçosamente de pessoa para pessoa.

    Abraço.
  • Responder #22   por contribuinte em 08 Jul, 2013 16:15
  • O melhor é pegar num B234i e meter-lhe um TE05....isso sim é que vai dar que falar :||
  • Responder #23   por Guest em 08 Jul, 2013 22:37
  • E pronto... la sera mais um b2x4x a entregar a alma ao criador O:-)

    Abraço
  • Responder #24   por TesZero em 09 Jul, 2013 14:43
  • que vai dar que falar.... vai :D :D :D
    especialmente em tua casa :P
    lol

    :P

    Abraço
  • Responder #25   por SMAP em 09 Jul, 2013 22:00
  • Quanto à minha opinião???
    A minha opinião vai para algo com a filosofia de potência dos SAAB´s...
    motores "pequenos", resistentes e potentes...
    mas falo de um motor 6 em linha de 2.600cc e bi-turbo :D (só tem mais 300cc que o 2.3 aero :P )
    falo do moto R26DETT :D

    Skyline obviamente :)

    não só o motor... a estrutura do carro, tracção... tudo é feito para ser um carro à altura :)
    mas... estamos a falar de motores :)

    Abraço


    Se vamos para território skyline então é preferivel ires logo para o GT-R que desde o ano 2012 vem com 549 CV de origem

    Talvez um nao destes compre 1 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Aqui tens um teste feito no novo GT-R Track pack

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    2,7 ss dos 0 aos 100

    Aqui a versao "normal" de 2014

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    E aqui o Nissan GT-R Track Pack (versao 2014) vs Audi R8 V-10 Plus! (versão 2014)

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  • Responder #26   por TesZero em 09 Jul, 2013 23:59
  • praticamente todos os carros japoneses, com poucas execções(essa é uma delas por ser também orientada para o mercado europeu) só têm 280cv.
    No japão nenhum carro pode ultrapassar por lei essa cavalagem.
    Foi uma sorte orientarem o GT-R35 para o mercado fora do japão...
    primeiro pk tiram partido do motor... segundo porque não tem só volante à direita. :P

    Smap... o motor acima citado por mim já é de um GT-R... ou seja de um GT-R34 :)
    R26DETT :)

    este novo modelo não conheço os motores, mas são caros demais para eu sonhar com um...
    portanto ficava contente com um GT-R34 que são bem bonitos :)

    Abraço
  • Responder #27   por SMAP em 10 Jul, 2013 08:02
  • este novo modelo não conheço os motores, mas são caros demais para eu sonhar com um...
    portanto ficava contente com um GT-R34 que são bem bonitos :)

    o GT-R35 já nao usa o 6 em linha, mas sim um V6. Em relação ao preço os R33 ou R34 são baratos fora de UK pois tem volante a direita que ninguem quer fora de UK e como saiu o R35 com volante a esquerda e direita entao esse é o preferido.

    O GT-R actual tambem é caro para mim, quando eu disse que um ano destes comprava um queria dizer daqui a no minimo 10 anos :D

    Não me importo de comprar um usado e se for preciso reconstruir o motor, pois o preço actual deles é proibitivo
  • Responder #28   por TesZero em 10 Jul, 2013 10:23
  • Sim, eu sei que o GT-R35 usa motor v6, mas não conheço bem a mecânica do motor....
    já o GT-R34 andei durante mais de 2 anos a ler sobre ele :)
    Desde motor a gestão electronica...
    Prefiro o 34 ao 33... não só pelo aspecto visual, mas por causa da transmissão.
    alem de ter tracção atrás, se a perder, passa para a frente. o que o torna muito rápido.
    e claro, se for o vspec 1 ou 2 ainda melhor... com aquele ecrã com medidor de força G :P

    enfim....
    keep dreaming...
    Se tivesse muito dinheiro...
    colocava era o meu 9000 impecável :P

    Abraço
  • Responder #29   por SMAP em 10 Jul, 2013 18:45
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    O actual GT-R tambem é principalmente um tracção traseira. O motor tem um veio para a caixa que fica no eixo traseiro, a caixa tem um veio para um diferencial frontal para onde passa a tracção caso o eixo traseiro perca tracção

    VR38DETT - V6 3.8

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    RB26DETT

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