Luz de Motor

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  • Luz de Motor   por brunito em 10 Set, 2016 14:26
  • tenho o meu carro a 3 ou 4 dias, no dia que o fui ver, tinha a bateria fraca e ligou-se os cabos.

    andei com ele, e deixei o carro com a minha mulher, para fazer as voltinhas dela aqui em Odivelas.

    ou seja, no dia a seguir custou a pegar, depois apareceu no painel de bordo quando meto a marcha traz ''park assist failure'' fiquei na duvida se seria da bateria, levei o carro, a noite voltou a custar a pegar, hoje na mesma custa a pegar e acendeu-me a luz do motor.

    será que isto tudo é derivado a bateria fraca?
  • Responder #1   por derekoliveira em 10 Set, 2016 21:38
  • Boa noite, duvido que a bateria fraca faça a luz do motor acender e mensagem de falha do park assistence aparecer no SID! Tens que ler os DTCs na unidade do motor e do park assist,o que mais provável é teres um sensor avariado.
  • Responder #2   por jcpbatista em 11 Set, 2016 03:05
  • Ja foi aquí relatado que a bateria fraca pode provocar anomalias estranhas no computador, por isso convém verificar o estado da mesma. No caso de ter que substituir a bateria, aconselho a comprar uma com mais potência da que é recomendada, porque estes motores exigem muito da bateria no arranque.
    Ainda assim, se continuar a ter problemas a pegar, pode ser que o sistema de combustível tenha alguma fuga que provoque entrada de ar no circuito. Nestes motores, de origem Opel, é muito comum isso acontecer e, normalmente, está associado ao seguinte:
    1.  degradação dos tubos de retorno dos injetores - resolução simples
    2.  degradação das anilhas tóricas dos injetores - muito comum passado uns anos
    3. retorno de combustível para o depósito ( solucao passa por instalar uma válvula antiretorno)
    4. se o problema subsistir após com a reparação dos itens anteriores, é muito provável que seja necessária reparar/substituir a bomba injetora.

    Quando o problema está relacionado com os dois primeiros pontos, é normal que o carro custe a pegar após grandes períodos de paragem. Se ficar estacionado em declives, com a frente mais alta, o problema tende a acentuar-se.
    Naturalmente, convém também trocar o filtro de combustível
  • Responder #3   por darioglv em 12 Set, 2016 12:04
  • Eu tambem sugeria atacar o problema por etapas , por exemplo em algumas marcas como a ford ou a citroen , quando a bateria comeca a perder carga , os quadrantes parecem arvores de natal . Com os Saabs poderao originar alguns erros e antes que tambem o deixe na Estrada mais vale mudar a bateria e depois se ainda existir algum problema , detectar o que se passa nas outras situacoes.
  • Responder #4   por Lfteixeira em 12 Set, 2016 15:00
  • De facto a grande questão é porque é que ainda não trocou a bateria?
  • Responder #5   por brunito em 19 Set, 2016 22:49
  • tenho que trocar uma mais potente, ele de origem tem uma de 70mah
    estou a pensar em por uma de 90mah, pois estou a pensa em colocar um sub.
    vou ver entao esses tubos um por um.
  • Responder #6   por jcpbatista em 20 Set, 2016 16:26
  • Tens que ter em atenção que o espaço disponível não permite baterias muito potentes.

    Para complementar o que já foi transmitido, junto anexo informação mais detalhada, que se encontra no post "velas incadescentes"

    "Como já foi referido neste post, o problema deriva da entrada de ar no sistema de combustivel pelo que é conveniente efetuar o controlo/reparação dos seguintes pontos, partindo do mais simples:

    Sintomas: Dificuldade em arrancar/pegar após paragem longa do motor. Esta situação agrava-se se a viatura ficar estacionada num local inclinado de modo a que o motor fique mais alto do que o depósito de combustivel.

    Passos de reparação
    1 - substituir os tubos de retorno de combustivel dos injectores e filtro de combustivel - ver também os tubos de vacum que ligam à EGR e válvula de admissão
    obs. julgo que é preciso 1 metro de tubo de borracha com o diametro interno de 3.2mm. Os T devem também ser substituidos se apresentarem sinais de deteoração
    Esquema dos tubos de retorno de combustível
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    2 - Substituição dos o-rings dos injectores (pode ser a principal causa) e proceder à limpeza da admissão e EGR.
    A sua deteoração provoca vazamento de combustivel e pode dar passagem de oleo para o combustivel.
    Se existirem indícios de óleo nos tubos de retorno, é sinal que existe vazamento das anilhas tóricas situadas entre o injector e as pontes. Na porca de drenagem do filtro de combustivel também se pode fazer o controlo da existência de óleo no combustivel
    Ficha do WIS  - propõe a substituição dos tubos de retorno e O´rings dos injetores
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    Substituição dos O´rings num motor Opel 2.2 Dti equiparado ao do Saad 2.2 Tid
    A arvore de cames é retirada sem trancar a distribuição com ferramenta especifica

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    Instruções para trancar a distribuição de um motor 2.2 Opel Dti/Saab Tid
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    Instruções do WIS para retirar a arvore de cames para ter acesso aos injetores
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    3. Substituição da bateria por uma mais potente, porque estes motores exigem muita carga no arranque
    Se o problema ficar aqui resolvido, poderá ser de resolução temporária, porque pode indiciar que o motor de arranque encontra-se preso, pelo que precisa de uma limpeza interna.
    A potência recomendada penso que é 72ah/800. Se conseguirem colacar uma mais potente, dentro do espaço disponível, é aconselhável.

    4. Instalar uma valvula antirertorno de combustivel entre a bomba injetora e o filtro
    Esta função devia ser assegurada pela bomba mas pode não estar em perfeito funcionamento, dando origem a retorno de combustivel para o depósito e assim desferra a bomba.

    5. Problemas com velas incandescentes é pouco provável, porque este motores só necesitam de preaquecimento para temperaturas inferiores a 5º
    Esquema do funcionamento das velas incandescentes
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    6. Por último reparar/substituir bomba injetora

    Boa sorte e vão dando feedback"

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