Luz do Motor

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  • Responder #15   por SMAP em 01 Mai, 2013 17:34
  • Até agora não apareceu a luz, mas se calhar deveria comprar uma cassete nova. O que acham?

    Acho que deves começar a procurar uma, quando vires um bom negocio compra
  • Responder #16   por Cobalto em 01 Mai, 2013 20:15
  • Nova atualização.
    Não andei com o carro 20 km é tenho novamente a luz do motor acesa >:(
    Lá terei que comprar uma DI nova. :'(
  • Responder #17   por SMAP em 01 Mai, 2013 20:34
  • ______________________________________________________

    Erro P1110 - troca da válvula de bypass.

    podes começar por ver como tens os tubos de vácuo... é comum teres algum roto/desgastado/ressequido e nem dares fé disso pois por vezes só com pressão/vácuo abrem.
    Como escrevi no   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Tubos de vácuo ressequidos são causadores da maior parte das anomalias, visto que a gestão electrónica comunica com vários elementos mecânicos por vácuo e pressão.

    Podes também tirar fora a dump valve e testar a estanquecidade da mesma.
    é comum a membrana interna da mesma romper e termos que trocar por outra...

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    ou seja... para apagar este erro... deves trocar os tubos de vácuo e, se necessário, trocar dump valve.

    Chgaste a trocar os tubos de vacuo? ou mesmo a ver o estado deles?
  • Responder #18   por Cobalto em 01 Mai, 2013 20:54
  • Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
    A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
    Aselhice minha. :-[
    Mas achas que devo levar a alguém para ver isto antes de trocar a DI. É que me parece que a maior parte dos erros estão associados à DI.
  • Responder #19   por SMAP em 01 Mai, 2013 21:23
  • Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
    A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
    Aselhice minha. :-[

    Tens a certeza que verificaste os tubos correctos? é que um dos tubos de vacuo liga a valvula de bypass (dump valve). Na imagem em baixo podes ver a valvula identificada pelo quadrado a verde

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    E nao conheço um unico SAAB onde estas tubagens nao tenham tido que ser substituidas, no 9-3 da minha mulher de 2002 que comprei no ano passado tive que troca-las todas
  • Responder #20   por TesZero em 03 Mai, 2013 17:59
  • Cassete DI

    Como vês... o problema é mesmo da cassete, se a limpaste e melhorou...

    Se está rachada, ou caiu ou sobreaqueceu... troca-a...
    não deve de ter óleo nas bobines já...

    Quanto aos tubos de vacuo...
    não inspeciones...

    TROCA-OS...

    não era manutenção usual da SAAB, por isso nunca ninguém os trocou...

    Experimenta agarrar em um, apertar-lo com dois dedos e esfregar o mesmo...
    vais ver que se vai começar a esfarelar nos teus dedos.

    Inspecção visual de nada vale, se eles estiverem furados não vais detectar, só mesmo se estiverem rachados / rotos.

    Com o tempo, o calor do cofre do motor faz com que os tubos normais de borracha fiquem ressequidos furando sobre pressão / vácuo.

    Aconselho a que troque os tubos de vácuo por tubos em silicone.
    São muito mais resistentes ao calor do que os de borracha cumprindo melhor a sua função.

    e.. como a dump valve trabalha por vácuo...
    tanto pode ser um tubo roto como a dump valve com a membrana estragada.

    Não tens que levar o carro a lado nenhum...
    São coisas simples que tu mesmo podes facilmente despistar.
    Guardas esse dinheiro e pagas-me o café quando for a Lisboa... :P

    Mal possa faço-te um tópico sobre esses 2 assuntos (tubos de vácuo e dump valve) com fotos para leres.
    Tenho um saab em casa que penso ter tubos de vácuo ressequidos, vou te tirar fotos e explicar como fazes para os avaliar e trocar.

    Quanto à DI...
    Sim... compra uma... e guardas essa para ficar como suplente...

    Abraço
  • Responder #21   por Cobalto em 03 Mai, 2013 18:33
  • Mais uma vez obrigado Tes.
    Fico então à espera das fotos para que eu possa entrar no "faça você mesmo". ;)
    PS: Não abusando, gostaria que me desses a indicação de quais o tubos e onde comprar. O:-)
    Ab
  • Responder #22   por TesZero em 03 Mai, 2013 19:10
  • Os tubos de vácuo são de 3.8mm, mas deves de conseguir arranjar só de 4mm, podes usar sem problema.

    Compras em qualquer casa que venda borrachas.

    Caso não encontres, eu consigo-te arranjar em Alfena mais baratos, são é em branco...

    todos ficam por 5 ou 10 euros...  talvez menos... já não me recordo...
    Mas são em branco.

    Kamuma, recordas-te quantos metros compramos para o 9-5 do Tuek? quanto pagamos e se sobrou alguma coisa?

    Podes, se quiseres, mandar vir de fora...
    Mas pagas bastante de portes por causa do volume:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço


  • Responder #23   por Guest em 03 Mai, 2013 19:12
  • Foram 2 metros... Sobraram cerca de 10cm... Sim, rondou os 5/10eur.

    Abraço
  • Responder #24   por castelar em 03 Mai, 2013 23:32
  • Bem uma cassete estalada vai acabar por dar problemas, acho que devia andar com uma usada como suplente pois essa vai acabar por falhar.
  • Responder #25   por TesZero em 04 Mai, 2013 12:16
  • Ela já está a dar problemas...

    ele tem é que comprar uma nova ou usada e ficar com essa para suplente...
    porque com ela o carro anda... não se sabe é quanto tempo...
    por isso fica com ela na mala para dessenrrascar caso a principal falhe...

    Hoje de tarde ja tiro fotos e amanha de manha já tas mando.

    Abraço
  • Responder #26   por TesZero em 05 Mai, 2013 14:34
  • Descobri agora que foi aqui que te falei da dump valve e dos tubos de vácuo.

    Como podes ver coloquei os links directos na tua apresentação.

    Podes encontrar os tópicos nesta mesma secção, Motor/Escape/Admissão

    Espero que consigas resolver facilmente o problema.

    Abraço
  • Responder #27   por Cobalto em 03 Jun, 2013 22:40
  • Boas a todos
    Já não dava sinais de vida a algum tempo.
    No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
    Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
    Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.

    Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
    Tou completamente à nora.
    Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.
  • Responder #28   por SMAP em 04 Jun, 2013 08:15
  • Boas a todos
    Já não dava sinais de vida a algum tempo.
    No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
    Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
    Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.


    Isso é uma valvula de nao retorno e o fluxo da mesma so deve passar num sentido. É comum essa valvulas começarem a dar passagem nos 2 sentidos o que não é nada bom.

    Essa valvula faz parte do sistema PCV que pelo que percebo ainda não trocaste, como te recomendamos.

    podes comprar só a valvula

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    podes comprar a valvula com o tubo

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    podes compra o kit auxiliar de PCV

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    E devias comprar o KIT PCV e trocar para não teres surpresas desagradaveis

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
    Tou completamente à nora.
    Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.


    Se vais ao Serra fala primeiro com ele, vais ver que ele te recomenda mudar o kit PCV tambem e assim fazes tudo de uma vez.
  • Responder #29   por SMAP em 10 Jun, 2013 12:35
  • Ja falaste com o Serra? ja compraste o KIT PCV? o carro ainda continua com a luz acessa?

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