2.2 TiD tapar a EGR

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  • 2.2 TiD tapar a EGR   por orlando em 27 Jan, 2013 09:43
  • Olá gostaria de saber a vossa opinião no que concerne a inactivação da EGR no Motor 2.2 Tid.

    Sei que existem problemas relacionados com o ambiente, produção de NOx devio ao aumento da temperatura. Já agora como se chama o NOx?

    Seguem-se as fotos do projecto.

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  • Responder #1   por TesZero em 27 Jan, 2013 09:54
  • E depois a nível de electrónica?

    fica luz de motor acesa?

    nos 1.9 tid sei que fica e pode ser removida electronicamente...

    Já fizeste no teu?

    no meu 9000 fiz isso, onde notei mais foi na baixa de consumos.

    Abraço

  • Responder #2   por teco em 27 Jan, 2013 11:01
  • De quando é o teu 2.2 e qual o SW que tem?

    Se for edc15 faz-se, se for psg16 c2 para já nada, se for psg16 mais recente pode-se vir a fazer, dependendo do sw ainda poder ser mudado isto falando de repro para anular egr sem erro

    Sem isso não andava a colocar placas, tratar egr, limpa bem, da lubrificação com um pouco de gordura de cobre e pronto
  • Responder #3   por orlando em 27 Jan, 2013 13:36
  • Bom a carrinha é de 2004 e sim é uma Psg16 com hirsch. Logo não é grande ideia mexer no software.

    Bom aqui alguém sabe sobre as consequências de tapar?

    Sobre a luz do motor sei que não fica a acusar erro algum no caso de tapar...
  • Responder #4   por TesZero em 27 Jan, 2013 14:06
  • As consequências são:
    - motor menos sujo
    - menos ar quente na admissão = melhores consumos = mais potência(mínima)
    - mais poluição

    se não fica a luz do motor acesa a dizer que tens a egr "avaria"... força :D

    Abraço
  • Responder #5   por teco em 27 Jan, 2013 18:17
  • Bom a carrinha é de 2004 e sim é uma Psg16 com hirsch. Logo não é grande ideia mexer no software.

    Bom aqui alguém sabe sobre as consequências de tapar?

    Sobre a luz do motor sei que não fica a acusar erro algum no caso de tapar...

    se não acusa luz ... diria que o unico risco é mesmo na inspecção... e desconfio que se for bem quentinho à inspeção e com bom gasoleo não dá problemas...
  • Responder #6   por orlando em 30 Jan, 2013 18:09
  • Bom vou tentar fazer esta peça quando regressar com o carro a casa! Lá para a Pascoa!
  • Responder #7   por teco em 13 Fev, 2013 15:08
  • Já agora ficou por falar de NOx

    Óxidos nitrosos

    Além do clássico de combinar com humidade e formar ácido nítrico e lixar bem os pulmões e chuva ácida tb cria ozono cá em baixo (venenoso), destrói a camada de ozono lá em cima (vulgo buraco no ozono) e é lindo em termos de formação espontânea de compostos do género de nitroaminos e quejandos que só são um bocadinho mutagenicos... Se vires o carro que vem sempre atrás de ti com uma criancinha com três bracinhos já sabes....

    Já agora, a injecção de agua metanol evita de forma mais perfeita esses compostos e aumenta potência e baixa egt (temperatura de gases de escape)


    Tes, não chateies, ele tinha perguntado e eu respondi de forma mais ou menos completa


  • Responder #8   por TesZero em 13 Fev, 2013 15:57
  • As consequências são:
    - motor menos sujo
    - menos ar quente na admissão = melhores consumos = mais potência(mínima)
    - mais poluição

    Já tinha referido o mesmo em cima...
    e com "mais poluição" acho que é óbvio o porquê.

    Agora... se realmente te importas com isso...
    Anda de autocarro... se ele vai para o mesmo sitio que vais... porquê poluir e colocar mais um veiculo na estrada?

    Eu também acho muito gira a ideia... e sou a favor de tudo o que é "verde"... mas tenho que admitir que o meu comodismo fala mais alto, por isso fiquei-me por referir apenas que polui mais... o resto, repetindo-me, é óbvio...

    Abraço
  • Responder #9   por Rui em 06 Jan, 2015 11:21
  • Update ao tópico:

    Como o meu carro me começou a dar problemas de EGR, tenho andado a pesquisar sobre o assunto. E dei de caras com isto:

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    Do que percebi, mantém-se a EGR avariada no lugar dela, na posição fechada. Desliga-se a respetiva ficha e liga-se este emulador, que vai mandar informação para a EDC16 como se a EGR estivesse a funcionar adequadamente.
    Na prática parece uma forma de remover a EGR sem ter de fabricar tampas ou outros dispositivos de adaptação difícil, mantendo os sistemas de diagnóstico "limpos" de erros.
    Já conheciam? O que vos parece?
    Eu em princípio, se a limpeza e lubrificação não forem suficientes, vou acabar por meter EGR nova porque gosto de pensar que faço a minha parte para a redução de "cenas" na atmosfera. mas isso sou eu, porque sei que há quem pense de forma diferente e esta pode ser uma alternativa interessante.

    RR

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