[DIY] 9-3ss/sw - Trocar Fole interno da transmissão

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  • [DIY] 9-3ss/sw - Trocar Fole interno da transmissão   por TesZero em 28 Set, 2013 21:16
  • Serve o presente tópico para demonstrar como podemos facilmente trocar um fole interno da transmissão de um 9-3ss.

    As transmissões são elementos bastante resistentes e consequentemente bastante caros.
    Um fole roto pode impedir a lubrificação da transmissão levando à sua falha.
    Devemos estar sempre atentos ao estado das mesmas em qualquer carro.

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    Como podem ver na foto este fole está roto.
    É fácil diagnosticarmos um fole roto. O propósito do mesmo é manter o lubrificante das transmissões em contacto com as mesmas mantendo a sua mobilidade. Caso um fole se rasgue a massa de transmissão será projectada através da força centrifuga da transmissão em rotação.
    O resultado, como podem ver na seguinte imagem, é tudo sujo de massa lubrificante junto da transmissão...

    1- Antes de mais devemos levantar o carro, segurar com preguiças de modo a garantirmos a segurança do nosso trabalho, tirar a roda fora e retirar a porca (fêmea) que segura a transmissão. É melhor arranjarem um tubo porque é suposto esta porca estar MUITO bem presa:
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    2- Depois temos que desencaixar a rotula da direcção, fica mesmo debaixo do cubo da roda.
    1- Desapertamos o parafuso indicado na foto, 2- puxamos o braço da suspensão para baixo desencaixando a rotula, 3- "puxamos" a transmissão fora do rolamento.
    "puxamos" porque não será fácil, devem de arranjar um ponteiro e dar algumas batidas (do lado de fora) até ele sair fora. É natural que implique algum esforço.
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    Aspecto do rolamento já sem o eixo de transmissão:
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    3- Desencaixar a transmissão na zona da caixa.
    Para isso, antes de mais NUNCA podemos puxar de forma a forçar a zona do fole (circulo vermelho da foto). Se o fizermos , alem de corremos o risco de danificar o tripode (cruzeta) no interior da transmissão... sujaremos tudo com massa de transmissão.
    A maneira mais fácil será dar umas pancadas por trás (conforme indica a seta azul) até a transmissão sair completamente. Esta está simplesmente encaixada:
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    Aspecto do encaixe da transmissão já sem a mesma:
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    Agora é uma boa altura para limparem tudo :D
    especialmente se tiverem à mão uma maquina de pressão :)

    4- Neste ponto já temos a transmissão fora do carro e temos que tirar as abraçadeiras metálicas que prendem o fole (o meu fotografo estava a dormir e por isso não há foto das abraçadeiras... penso que toda a gente saiba como são).
    Depois de retirar as abraçadeiras podemos retirar a luva da transmissão ficando com acesso ao tripode e à massa de transmissão:
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    5- Para retirar o fole estragado temos que retirar primeiro o tripode, caso contrário teríamos que cortar o fole, mas nunca conseguiríamos colocar o novo.
    Portanto temos que usar um alicate de freios e retirar o freio que prende o tripode no todo do veio de transmissão:
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    6- Já sem o freio podemos retirar o tripode com recurso a um saca rolamentos.
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    O tripode e o freio já retirados e limpos:
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    Feio já sem tripode, sem fole e limpo:
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    Aspecto do fole rasgado que provocou todo este DIY :P
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    Para montar no sítio:
    Fazemos tudo na ordem inversa.
    Antes de montarmos o tripode dentro da luva não nos podemos esquecer de colocar massa de lubrificação de transmissão.
    De preferência de qualidade e grafitada.
    Usar boas abraçadeiras para segurar o fole e garantir que estão bem presas.

    ___________________________

    Qualquer dúvida, sugestão ou correcção é favor postarem neste tópico.

    Abraço
  • Responder #1   por castelar em 28 Set, 2013 21:26
  • Embora parecendo fácil não é para qualquer um.
    Continuas a ser muito meticuloso nestes DIY.
    Parabéns  O0 O0
  • Responder #2   por TesZero em 28 Set, 2013 21:37
  • Obrigado Castelar.

    Por vezes fico com receio que o excesso de fotos e texto faça parecer os DIY difíceis.
    Escrevo sempre os DIY tendo em conta que quem vá ler nunca pegou numa chave de fendas, por isso tento ser o mais detalhado possível.

    não é o caso Castelar.
    A troca da transmissão é fácil e o método vulgar para quase todos os carros :D

    É tão simples como... se eu o fiz.... qualquer um faz :D

    Abraço

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