Óleo do Motor - O que devemos saber!

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  • Responder #30   por Moz em 31 Jan, 2015 03:21
  • Tenho uma dúvida:

    Comprei este:

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    Há ainda este:

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    O que comprei, não faz nenhuma referência à GM (Dexos), ao contrário do que está no segundo link, que é certificado para GM. Aparentemente, a "olho nú", terá mudado apenas o tamanho e o aspecto da embalagem (e as certificações). Há ainda o facto de no livro de manutenção vir recomendado B3/B4. O que comprei é C3. Será o que comprei incompatível com o motor 2.2 TiD?  :-\

  • Responder #31   por castelar em 06 Fev, 2015 16:10
  • Achei muito útil esta publicação sobre óleos
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
    Abraço
  • Responder #32   por Guest em 06 Fev, 2015 16:24
  • Gostei de ler..  O0

    Abraço
  • Responder #33   por joseglv em 04 Jul, 2015 14:51
  • Bem, Sr castelar, deixo aqui os meus 2 cêntimos sobre este tópico...
    Vamos lá dessenterrar esté tópico e falar sobre uma das coisas mais importantes de um motor: O Óleo.

    Vamos começar pelo princípio:
    " Qual o óleo que devo colocar no meu motor? "

    A resposta mais correcta é: O óleo recomendado actualmente pela fábrica.
    Esta resposta só por si já diz muita coisa... Comecemos então.
    Quando um motor é desenvolvido pela fábrica de motores, é entregue um Caderno de Encargos ao fabricante do óleo de modo a que o produto não estrague o motor.
    Isto porque o crude é sistematicamente refinado até atingir os valores pretendidos para o óleo base que é igual para todas as marcas de óleo.

    " Se é todo igual, porque é que existem tantos óleos diferentes? "

    Não entrando em partes comerciais ( marcas que compram marcas mantendo os rótulos antigos ), a diferença para o consumidor está nos aditivos que cada marca utiliza no seu produto. Essa fórmula super secreta que cada marca possui, é o que dá a característica final ao óleo... e só para terem uma ideia, cada marca utiliza cerca de  40 aditivos diferentes para um determinado óleo.

    " E para que servem esses aditivos? "

    Geralmente falando o óleo com os seus 40 aditivos tem 5 funções principais:
     - Lubrificante das partes móveis do motor ( minimizando a fricção e o desgaste )
     - Resistente à pressão ( não se esqueçam que por ex a cambota flutua no óleo por causa das pressões que os pistões exercem sobre a cambota )
     - Vedante ( por design, há sempre óleo excedentário entre a camisa e o cilindro permitindo aos segmentos que fiquem vedados conta a câmera e combustão )
     - Controle da temperatura do motor e supressor de ruído do motor
     - Agente de limpeza ( detergente )
    E é este último a base deste post...
    Esta função ( agente de limpeza ) é das mais importantes do óleo.
    Todos sabem que se há Filtros de Óleo, é porque o óleo precisa de ser purificado das impurezas que encontra no interior do motor que podem ser encontradas nas paredes do motor, na combustão ( por isso é que os cilindros ficam com camadas de sujidade ), etc... até aì tudo bem.
    Para os fabricantes do óleo, os óleos não são classificados apenas pelos valores conhecidos como 0W40; 10W30; 5W40 ou SAE... um dos detalhes principais é mesmo o seu valor de TBN ou em termos mais leigos, a basicidade de acidez do óleo.
    Os aditivos responsáveis têm duas funções principais:
     - Detergente ( limpeza de sujidade principalmente nas partes quentes como pistões, rolamentos, etc...)
     - Regulador de Acidez do Óleo

    " Porque é que o óleo precisa de um regulador de acidez? "

    Durante o funcionamento do motor, o ar contido no cárter e os gases ácidos provenientes da combustão aceleram o envelhecimento do óleo, ou seja, sua oxidação. Os aditivos antioxidantes dissolvem o ácido no óleo... ao mesmo tempo temos a função de detergente que faz com que a sujidade encontrada seja removida e fique em suspensão no óleo ( agente dispersante ). Todo o óleo concentra-se depois no fundo do cárter, à espera de ser filtrado pelo filtro de óleo, sendo purificado e impedindo o entupimento dos canais de lubrificação e regiões de elevada pressão.

    Quem já mexeu em mais motores que os Saab, certamente que já encontrou por ex. uma árvore de cames completamente "picadinha". Isso não é nada mais nada menos que óleo de baixa qualidade/óleo demasiado envelhecido/óleo errado para o motor.
    Isto porquê...
    O motor quando é desenvolvido, é desenvolvido juntamente com o fabricante de óleos e para um determinado óleo que será recomendado de fábrica.
    Não sei se alguém já reparou nisso mas o automóvel quando é despachado para os concessionários, vem com o autocolante do óleo que é recomendado... alguns concessionários como têm outras parcerias com óleo de outra marca, retiram esses autocolantes.
    Ou então, os donos das viaturas colocam outros óleos que são mais convenientes...

    " Qual é o problema nisso? "

    O problema são os carros que vão envelhecendo... e ao utilizar óleos com TBN diferente do que é recomendado de origem, pode estar a acelerar o desgaste natural do motor.
    Já repararam que em um simples componente do motor ( o óleo ) pode estar a diferença entre um motor que faz 180 mil km e precisa da revisão grande e outro motor que fez 800 mil sem folgas ( experiência presenciada por mim num 9000CC  ainda no meu tempo da Cimpomotor )?

    Por isso devem sempre seguir as especificações de fábrica. Eles é que têm as especificações dos motores e o óleo indicado. Óleo mais recente nem sempre indica o melhor óleo para o carro. Sigam sempre o último TSB da fábrica ( Technical Service Bulletin ) como por ex. para o kit PCV. O kit pcv original não lidou bem com o problema da pressão/ventilação dos gases da cambota muito bem e tal originou a que o óleo envelhecesse muito mais depressa que o normal. Tal também levou que os tubos de ventilação do sistema PCV se desfizessem por dentro causando o famoso "oil sludge" ou entupimento do chupador de óleo, responsável por tantos motores gripados e alguma má fama dos novos motores da Saab ( os T7 de 1998> ).

    Isto para o óleo... se começarmos a pensar no filtro de Ár ou no Filtro de Óleo, começamos a entender que se calhar prefiro pagar mais por alguns componentes originais que foram estudados e têm de cumprir um Caderno de Encargos da Fábrica com determinadas especificações...
    Mas isso pode ficar para outros posts... este já vai muito longo.
    Espero que tenham gostado do testamento...
     8)
  • Responder #34   por castelar em 04 Jul, 2015 15:58
  • Obrigado amigo José Galvão, sempre a aprender e quando se aprende com os melhores é sempre uma mais valia.  O0 O0
    Abraço
  • Responder #35   por joseglv em 04 Jul, 2015 23:24
  • Gracias Castelar!
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , se calhar tb dava uma boa leitura... ??
    :)
  • Responder #36   por Guest em 05 Jul, 2015 00:11
  • Tambem ja li e gostei :)

    Abraço

  • Responder #37   por Johnny em 13 Out, 2015 11:38
  •  TesZero , vou seguir a tua recomendação e vou mudar para óleo Comma .
     
      Estou prestes a fazer a encomenda :

      6 Lts Comma Syner - G 5W - 40  - Preço já com Iva = 34 €

       Podem fazer a encomenda através do site ou loja física eu Lousada :
       geral@karterlub.com

      Abraço a todos

     
  • Responder #38   por JSequeira em 10 Nov, 2015 16:05
  • Muito bom tópico!
    Um bem haja aos conhecedores da matéria  O0
  • Responder #39   por karter em 16 Fev, 2017 14:33
  • Excelente tópico, li com muita atenção e testamentos com o do JoseGLV nunca são demais de ler, não é tempo perdido.
    Bem agora no meu saab, depois de ler o forum para o óleo, optei pelo BP visco 7000 e surgiu-me uma duvida, sabem a diferença entre o visco 7000 e o visco 7000C?
  • Responder #40   por karter em 26 Mar, 2017 15:23
  • Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
    Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)
  • Responder #41   por meteorologist em 26 Mar, 2017 22:43
  • Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
    Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,
    Os 9-5 2.0/2.3 devem levar óleo 100% sintético (5w30 ou 5w40). Com um 10W40  vais danificar o motor! Na saab costumam usar o bp visco 7000 5w40 dexos2. No meu tenho usado o bp mas também o GM DEXOS2 5W30.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #42   por darioglv em 27 Mar, 2017 08:34
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.
  • Responder #43   por meteorologist em 27 Mar, 2017 09:25
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ,
    Mesmo assim o 10w40 não deverá lubrificar conveniente a frio, mas menos mal se for sintético,  sim.  Ainda assim eu não arriscava e mudava o óleo para um adequado.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #44   por darioglv em 27 Mar, 2017 09:28
  • 100% de acordo com tudo o que disseste , e tb so referi isso , como disse , no limite , porque a saab para os 9000 admitia essa possibilidade...

Are you sure?

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