[DIY] 9-5 - Mudança oleo caixa de velocidades automática

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  • [DIY] 9-5 - Mudança oleo caixa de velocidades automática   por amreal em 24 Nov, 2012 21:53
  • Mudanças de óleo ATF SAAB 9-5 com motor 2.3 de 4-cilindros e caixa de velocidades automática


    Ferramenta necessária:
    •   Funil
    •   Chave inglesa de 24mm aberta ou chave inglesa ajustável
    •   Rampas ou preguiças (auto) para levantar a frente do carro (macaco de elevação)
    •   Recipiente para retirar o óleo ATF usado



    Peças / Acessórios necessários:
    •   12 Litros de óleo ATF
    •   Anilha de Bujão 18mm (Alumínio ou Cobre)



    É um processo fácil e seguro para se fazer sozinho.
    Grau de dificuldade (escala de 1 a 5): 1 - Fácil
    Estimativa de tempo:1-2 hora para todas as três mudanças

    Atenção:
    Alguns SAAB 9-5 mais recentes não têm uma vareta de cerificação do nível ATF. Isso torna mais difícil de verificar o nível correto. Por favor, consulte as instruções no SAAB WIS ou EPC ou em SAABs PORTUGAL.


    Tipo de óleo ATF e intervalos de mudança:

    SAAB 95 4-speed AT  MY 1998 » 2001   
    Dextron III - Texaco Texamatic 7045 – Óleo ATF de base Mineral

    Intervalo de mudança:
    110,000 Km (Europa, e outros)
      96,000 Km (América do Norte)

    SAAB 95 5-speed AT MY 2002 » 2009
    Óleo ATF de base Mineral - SAAB 3309

    Intervalo de mudança:
      96.000 Km (MY 2006+)
    144.000 km (MY 2005)
    160.000 Km (MY 2003)

    Nota:
    A SAAB prolongou o intervalo de substituição do óleo da caixa de velocidades ao longo dos anos. Era aconselhado pela SAAB efetuar esta revisão a cada 160.000 Km nos modelos a partir de 2003, mas em todos os modelos a partir de 2002 é mais seguro antever esta manutenção para intervalos de 96.000 Km.

    Instruções DIY:

    1º - Caso o motor esteja frio, aqueça o motor e a transmissão ao fazer uma curta viagem de carro.

    2º - Levantar o carro pelo eixo da frente usando as rampas ou as preguiças (auto).
    !Devido ao elevado perigo de acidente nunca efetue esta operação usando apenas o macaco de elevação hidráulico!

    3º - Na parte inferior do carro encontra o bujão que está localizado na caixa de velocidades, à direita do tubo de escape quando olhamos de frente para o carro. É o único parafuso de 24mm que existe na área, portanto não dá para confundir. Como o espaço é reduzido terá de ser usada a chave inglesa aberta ou ajustável.

    4º - Colocar o recipiente sob a transmissão e desapertar o parafuso. O óleo ATF vai começar a sair lentamente quando, o parafuso estiver quase no seu fim da rosca.
    !!Ter em atenção que ao retirar o bujão todo o liquido vai sair em grande debito, portanto tenham cuidado para não sofrer queimaduras!!

    5º - Coloque o parafuso bujão novamente e use a anilha velha. A anilha nova só será usada apenas na mudança final (3ª Mudança).

    6º - Por cada 4 litros de óleo velho, teremos de repor 4 Litros de óleo novo através da entrada do indicador da vareta de nível.

    7º - Agora e depois de adicionar o óleo ATF, ligue o motor e troque o seletor de velocidades entre Drive (D) e Neutro (N), de modo a que o óleo ATF possa ser distribuído através da transmissão. Verificar novamente o nível e adicionar, caso seja necessário.
    Faça uma curta / média viagem se possível, para que o novo óleo se possa misturar com o óleo velho. As viagens que faço entre operações rondam, os 30 Km!

    8º - Repetir este processo pelo menos três vezes.











    Informações:
    De acordo com o SAAB EPC a capacidade total de óleo ATF é de 7 Litros, mas existem sempre cerca de 3 litros de óleo ATF no refrigerador de óleo do conversor de binário, que nunca é expelido.

    Após a primeira mudança, existirão 4 Litros de óleo novo e 3 Litros de óleo velho, equivale a cerca de 57% novo. A segunda alteração elimina outro de 1,5 Litros de óleo velho ficando com 79% de óleo ATF novo. Na terceira mudança eliminaremos 0,75 Litros e ficamos com 89% de óleo novo e apenas 11% de óleo velho. Poderá repetir estas operações indeterminadas vezes, mas penso que não seja possível eliminar 100% do óleo velho, portanto penso que 89% seja bastante aceitável

    Mudanças de Óleo
    1ª Mudança = 57%
    2ª Mudança = 79%
    3ª Mudança = 89%

    Estas são as amostram que provam a diferença entre um óleo Usado e um óleo Novo. Veiculo SAAB 9-5 Aero MY 2005 120.000 Km.






    Créditos:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Tradução: Marco Fernandes

  • Responder #1   por razmatazz em 09 Nov, 2015 01:25
  • Em jeito de comemoração de 3 anos de tópico, pergunto se substituir o filtro da cx não seria boa prática...
  • Responder #2   por joseglv em 09 Nov, 2015 13:19
  • E se só for feito o que se diz, estará sempre com óleo abaixo do nível máximo.... mais tarde algumas mudanças custam a entrar... ;)
  • Responder #3   por razmatazz em 14 Dez, 2015 00:05
  • Fiz a mudança do ATF do meu este Sábado, se os problemas de caixa estiverem resolvidos (durante as próximas semanas)  como na viagem de teste que fiz hoje, prometi a mim mesmo que vou fazer um DIY da forma correcta de o fazer com base no WIS (Workshop Information System).

    Substitui 7L de ATF e não 12L como sugerido.
  • Responder #4   por joseglv em 21 Jan, 2016 19:23
  • Em jeito de comemoração de 3 anos de tópico, pergunto se substituir o filtro da cx não seria boa prática...

    Há caixas que não usam.... ( a nivel geral ... )
    E estes valores de 57% ; 82% ; e 92% só são válidos para a caixa do 9-5 em questão que muda 4Lt de cada vez.
    Para um 9-3 de 2005 que muda 2.85 de cada vez, para atinjir esses 92% temos que mudar 5x..
    Mas isso está noutro tópico....  :)
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