Trocar alternador saab 9-5 gasolina - zona Santarem

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  • Trocar alternador saab 9-5 gasolina - zona Santarem   por Ramess em 23 Out, 2014 15:29
  • Ola a todos

    Eu à partida tenho que trocar o alternador do meu saab 9-5.
    Deixou de conseguir carregar a bateria.
    A correia parece bem (embora nao estive a ver com muita atencao).

    Á cerca de 5 meses mudei um dos apoios da correia (para ficar a nao fazer barulho algum) e por isso nao deve ser da correia o problema. A bateria nao carrega.

    As minhas duvidas sao seguinte:

    - Alternador do meu 9-5 é salvo erro ja versao 140A e nao a versao 130A (se poderem ser mais precisos pelo chassis do carro mas meu apesar de 2001 é ja a versao pos 2002)

    - O alternador normalmente neste carro coloca-se por baixo do carro ou é preciso desmontar tudo da parte de cima ?

    - Algum mecânico para o serviço com preço simpatico e confiança na zona de Santarem... Preciso conhecer mecânicos q aceitem levar peças desta zona...

    Aconselhariam comprar um usado tendo em conta os preços elevadissimos em novos ?

    Abraço a todos
  • Responder #1   por Guest em 23 Out, 2014 15:35
  • Noutro dia troquei o do meu. Meti usado. Claro que tem Riscos. Mas fui Eu a trocar por isso não há grande problema a ter de trocar de novo ::P

    Abraço
  • Responder #2   por SMAP em 23 Out, 2014 16:02
  • - O alternador normalmente neste carro coloca-se por baixo do carro ou é preciso desmontar tudo da parte de cima ?

    Aqui tens a informação que precisas

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  • Responder #3   por Ramess em 23 Out, 2014 17:05
  • OK
    Obrigado Smap e Kamuma

    Apenas uma nota extra. A correia do alternador roda sem problemas com carro a trabalhar. Simplesmente nao carrega...

    Pois, tambem pondero trocar por um usado... Vi em Neobrothers algumas usadas com garantia...

    Eu nao tenho meios nem espaço de fazer o serviço. É complicado. É por cima q se desmonta ou por baixo. É relativamente facil ?

    Apenas queria ter ideia para saber se num mecanico de esquina fazem isso...

    NOTA: Se souberem de algum mecanico razoavel na zona de Santarem agradeço. Sei q tem malta aqui da zona

    Forte abraço a todos

  • Responder #4   por Ramess em 23 Out, 2014 17:09
  • Estive a ver o pdf.

    É por cima... Deu para perceber q nao é facil. Acham que um mecanico generalista faz isso sem grandes problemas ? Quando foi para mudar o tensor da corrente ate o motor convem ficar num apoio salvo erro... Ainda é preciso saber algumas coisas importantes. Muito longe estou de competencia para o serviço
  • Responder #5   por SMAP em 23 Out, 2014 17:14
  • Apenas uma nota extra. A correia do alternador roda sem problemas com carro a trabalhar. Simplesmente nao carrega...

    Pois, tambem pondero trocar por um usado... Vi em Neobrothers algumas usadas com garantia...

    Eu nao tenho meios nem espaço de fazer o serviço. É complicado. É por cima q se desmonta ou por baixo. É relativamente facil ?

    Não precisas de trocar o alternador porque não carrega, qualquer electricista auto troca as escovas do alternador. E a troca das escovas, e subsequentemente retirar/colocar o alternador, também qualquer electricista deverá ter capacidade de fazer.

    Na Lourinhã, perto de Peniche, já troquei as escovas de alternadores de alguns veículos meus num electricista lá sem problemas.
  • Responder #6   por Ramess em 23 Out, 2014 17:22
  • Apenas uma nota extra. A correia do alternador roda sem problemas com carro a trabalhar. Simplesmente nao carrega...

    Pois, tambem pondero trocar por um usado... Vi em Neobrothers algumas usadas com garantia...

    Eu nao tenho meios nem espaço de fazer o serviço. É complicado. É por cima q se desmonta ou por baixo. É relativamente facil ?

    Não precisas de trocar o alternador porque não carrega, qualquer electricista auto troca as escovas do alternador. E a troca das escovas, e subsequentemente retirar/colocar o alternador, também qualquer electricista deverá ter capacidade de fazer.

    Na Lourinhã, perto de Peniche, já troquei as escovas de alternadores de alguns veículos meus num electricista lá sem problemas.

    Obrigado pela informacao...
    OK. O alternador do 9-5 é da Boch certo ? As escovas eles costumam ter em stock ? Desculpa perguntas idiotas.
    Nesse processo em vez de se trocar o alternador , ao trocar as escovas dá para fazer pela zona da roda ( ou seja retirar a roda e plastico protector de modo a aceder logo ao alternador). Apenas digo isto pq o espaço no 9-5 é muito apertado e tudo em cima umas coisas das outras. Nao sei se conseguirao alterar as escovas com a peça no sitio (digo isto desconhecendo totalmente. Nao sei mesmo. Apenas quero tirar as duvidas para saber o que dizer quando perguntarem e conseguir melhor preço)

    Obrigado
  • Responder #7   por SMAP em 23 Out, 2014 20:15
  • Obrigado pela informacao...
    OK. O alternador do 9-5 é da Boch certo ? As escovas eles costumam ter em stock ? Desculpa perguntas idiotas.
    Nesse processo em vez de se trocar o alternador , ao trocar as escovas dá para fazer pela zona da roda ( ou seja retirar a roda e plastico protector de modo a aceder logo ao alternador). Apenas digo isto pq o espaço no 9-5 é muito apertado e tudo em cima umas coisas das outras. Nao sei se conseguirao alterar as escovas com a peça no sitio (digo isto desconhecendo totalmente. Nao sei mesmo. Apenas quero tirar as duvidas para saber o que dizer quando perguntarem e conseguir melhor preço)


    O alternador vai ter sempre que sair fora para trocar escovas, e é melhor ter o alternador cá fora para o electricista dar uma revisão geral ao mesmo.

    Podes também comprar um recondicionado na BOSCH, eu fiz isso com o motor de arranque do meu 9000i em 2001.

    Ou caso não faças de questão de comprar na BOSCH, podes sempre comprar no ebay alternadores recondicionados

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    Agora usado não vejo muito sentido, pois mais cedo ou mais tarde terás que passar pelo mesmo processo
  • Responder #8   por Rui em 24 Out, 2014 02:38
  • E tens mesmo a certeza que é do alternador? Testaste a bateria para saber se está tudo bem com ela?
  • Responder #9   por SMAP em 24 Out, 2014 08:12
  • Sim, convém também veres se:
    - A correia está bem esticada
    - O cabo de negativo que liga a carroçaria está bom e bem ligado
    - os cabos do alternador não estão desligados ou cortados

    Não sei se o 9-5 tem alguma informação sobre a voltagem, o 9000 tem no computador de bordo e quando o motor está a trabalhar por norma vez no mínimo 13,9 volts, mas podes sempre medir a voltagem na bateria e tentar ver a saída do alternador. Caso o valor das voltagens seja diferente estás a perder corrente em algum lado.
  • Responder #10   por joseglv em 24 Out, 2014 11:55
  • Parece uma pergunta parva mas às vezes.....

    É o Alternador que não carrega ou a Bateria que já não recebe carga??

     ;)

    São coisas diferentes...

     O0
  • Responder #11   por TesZero em 24 Out, 2014 15:44
  • Por norma a luz acende mesmo quando o alternador não carregar a bateria.

    Se a bateria não aceitar a carga, não acende a luz.

    Simplesmente não carrega e não vai pegar quando tentarem arrancar.

    A luz acende se a voltagem de carga for inferior a X volts (penso que 13v)

    Por norma acontece quando os cabos estão traçados, queimados, desconectados ou... o alternador pifou.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  o meu conselho é que vás a um electricista, ele que tire o alternador fora e... ou metes um novo, ou reparas esse.

    Um alternador novo ronda os 150... 170 euros, eu não acho que seja assim tão caro...

    Reconstruir o teu ficará entre 50€ e 80€ +/-... foi quanto paguei para trocar escovas e recuperar o bronze no meu.
    Fiz-lo por precaução pois recuperei todo o motor.

    usado eu não colocaria, mesmo com garantia, vai te chatear dentro em breve novamente e... precisando tu de pagar mão e obra para o tirar, não sei se te compensará...

    Aproveita e troca também a correia, deve de estar gasta / ressequida.

    Aí em baixo, atendendo que até conheces, só te posso recomendar o Carlos Serra, escusado será te dizer como ele trabalha, conheces bem. :)
    Mesmo que não te troque as escovas, conhece certamente quem o faça perto da oficina dele.

    Da-nos feedback de como resolveste o problema :D

    Grande Abraço


  • Responder #12   por Ramess em 25 Out, 2014 02:30
  • Disseram-me num electricista da zona (pelos vistos bem conceituado) que com mao de obra e reconstrucao do alternador deve rondar os 100 a cento e poucos euros.
    Disse-me q aquilo tambem convem trocar os "rolamentos lá de dentro" e nao apenas as escovas. Nao sei se disse rolamentos mas percebi que troca tudo para ficar reconstruido.

    Será carote ? Eu estive a ver alternadores reconstruidos e na net aparecem a 75 libras q é 90€ mais depois portes... Sem contar mao de obra. Usados ronda os 40 a 50€... Ou seja só comprando um usado é que devo poupar dinheiro comprando fora.
  • Responder #13   por SMAP em 26 Out, 2014 17:48
  • Disseram-me num electricista da zona (pelos vistos bem conceituado) que com mao de obra e reconstrucao do alternador deve rondar os 100 a cento e poucos euros.
    Disse-me q aquilo tambem convem trocar os "rolamentos lá de dentro" e nao apenas as escovas. Nao sei se disse rolamentos mas percebi que troca tudo para ficar reconstruido.

    Eu disse anteriormente que era bom ter o alternador fora para o Electricista dar uma revisão. Eles tendo isso fora logo vêm o que é preciso.

    O alternador vai ter sempre que sair fora para trocar escovas, e é melhor ter o alternador cá fora para o electricista dar uma revisão geral ao mesmo.

    Um recondicionado/remanufacturado na PFS ainda custa 261€ mais portes e tens que enviar o antigo senão tens que pagar mais 36£

    Por isso acho o preço de 100€ nesse Electricista bem razoável, se realmente fizer uma revisão completa.
  • Responder #14   por Ramess em 28 Out, 2014 20:16
  • Bem...
    Hoje às 8 horas lá descei o carro. Fui à pouco ter um orçamento mais exacto e afinal o valor que inicialmente indicaram-me era simplesmente para ficar lá com o carro "preso".

    Nao sao as escovas. É outra m***a qq que agora nao lembro o nome.
    Vai ser reconstruido e ficar mais caro. Eu já esperava. Era bom ....

    Era para ficar a brincadeira em 240€ mas lá chorei e pelos vistos baixou sem facturas para 200€. Vai ser recondicionado (ao menos espero isso). Na net um recondicionado custa 120€ + portes. Eles aceitam que leve para lá peças mas ficaria mais caro. Mao de obra levariam 120€ e assim cobram 80€... Ganham nas peças.

    Dizem q é dificil retirar o alternador no SAAB e por isso mao de obra de 5 horas. Cobram quase tanto como médicos  :(||    Fiquei irritado inicialmente pq nao gosto de surpresas. Mas mandando vir e colocar em qq lado excepto alguns mecanicos amigos (que nem sempre estao dispostos) iria dar pouco menos no meu caso ou ate mesma coisa.

    Estou numa fase em q de 2 em 2 meses gasto um bom dinheiro no carro... Nao é classe media baixa q o mantinha neste momento.. .
    Por outro lado aos poucos estou a ficar com um carro novo. Sinal q vou ter de o manter uns anos.

    Eu no meu caso nao tenho alternativas. Se vivesse no norte ia ao Veloso e mandava vir um recondicionado . Mesmo assim a brincadeira iria sempre ficar em 160 a 170€. Nao consigo fazer melhor. Ja sei que alguem vai engordar uns 120€ às minhas custas mas é a vida. Ao menos acho que a peça que vao montar é original BOCH. Tentei negociar nisso e recomendaram nao inventar na concorrencia.  E disseram q fica como novo. Enquanto la estive vi lá os tecnicos a desmontar e montar outros alternadores e de facto parecia q trocavam varias peças. Ao menos isso.
     


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