Saab 93 2001 GPL

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  • Saab 93 2001 GPL   por joaofrm em 27 Mar, 2014 12:04
  • Boas pessoal,

    O objectivo que gostava de atingir com este tópico seria encontrar qual o melhor equilíbrio entre consumo/potência.

    Quando coloquei o kit GPL no carro andava com um mapa de 150 cv (original) e os consumos até nem eram maus.
    Com o upgrade para 210 cv os consumos melhoraram, assim como o desempenho do carro, isto admitindo que a minha condução mantém-se.
    Neste momento com 270 cv com 40litros de GPL apenas consigo percorrer 300km em cidade. Obviamente que não se pode querer o céu e a terra.

    Tenho notado que vários users utilizam bastante o mapa de 185 cv quando querem bons consumos.
    Qual seria o mapa mais indicado para condução em cidade?
  • Responder #1   por Lfteixeira em 27 Mar, 2014 12:22
  • Não é assim tão linear.

    Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

    Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.
  • Responder #2   por joaofrm em 27 Mar, 2014 12:29

  • Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

    Sim turbo para TD04-15T e o escape de 3' até meio do carro.

    Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.

    Mas sinto mais binário em baixas neste momento, admito que o escape e o filtro KN tenha ajudado.

    Estou a pensar em fazer um downgrade para os 185 quando tiver necessidade de fazer bons consumos.
    Será que é uma boa politica?
  • Responder #3   por Lfteixeira em 27 Mar, 2014 16:45
  • O filtro KN não faz nada.
    O escape ajuda o turbo a expelir melhor os gases de escape, subindo assim mais rapidamente de rotação.

    Mas continuaste sem perceber, a área ideal dos 2 turbos é diferente.
    Até podes por o TD04 com 100cv, que vai continuar a consumir o mesmo (assumindo que todas as outras variáveis permanecem iguais.)
  • Responder #4   por TesZero em 10 Abr, 2014 11:00
  • td04 com 100 cv... :D :D :D :D :D

    isso é que era....

    era dar porrada nos puntos TD70 sem dó :) :) :) :)

    João, se quiseres podemos fazer um stage 2 para comparares consumos...
    mas tal como o lfteixeira te explicou, estará diretamente relacionado com a entrega do binário, massa de ar entregue e quantidade da mesma...

    Tenho outra T7 em casa e gravo-te u stage 2 para tirares conclusões.

    Abraço
  • Responder #5   por joaofrm em 10 Abr, 2014 14:06
  • O que noto é que em cidade os consumos aumentaram.

    Em auto estrada fiz uma viagem Porto-Braga a 120 com uma média de 7,6l que é muito bom, mas a minha vida neste momento é andar em cidade.
  • Responder #6   por TesZero em 11 Abr, 2014 09:02
  • Tal como o lfteixeira te explicou e eu confirmei...
    Tens uma entrega de ar inferior a baixas rotações...
    logo... tens o carro "atmosférico" numa gama de rotações baixas...
    gastas mais...

    Abraço
  • Responder #7   por joaofrm em 11 Abr, 2014 09:11
  • Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.
  • Responder #8   por TesZero em 11 Abr, 2014 09:13
  • LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D
  • Responder #9   por SMAP em 11 Abr, 2014 09:26
  • Se juntar isto

    Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.

    com isto

    LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D

    deduzo que isto foi uma daquelas pérolas ditas pelo Cesar em algum encontro
  • Responder #10   por joaofrm em 11 Abr, 2014 09:29
  • Oh Smap estragas tudo, em termos de DumpVlave é o melhor especialista do mundo.
  • Responder #11   por Guest em 11 Abr, 2014 09:49
  • Mas queres apertar a Dump Valve ou a haste da Wastegate?  :))) :))) :)))

    Abraço
  • Responder #12   por TesZero em 11 Abr, 2014 10:17
  • Nop... é só colocar a dump valve apertadiiiiiiiiiiinha :)

    Abraço
  • Responder #13   por Guest em 11 Abr, 2014 10:19
  • Lolololol... Pena o césar andar desaparecido e não se poder defender... Por isso, espero que ele apareça e argumente :D

    Abraço

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