Problema na ignição

Voltar
  • Problema na ignição   por Reaper em 18 Abr, 2013 10:47
  • boas, quando meto o carro a trabalhar de manhã, a frio, normalmente pega à primeira assim que dou à chave ou faz mais "um ciclo".

    À tarde e depois de ter circulad com o carro ou quando está mais calor, custa bastante mais, chega a fazer 5-6 ciclos até pegar e quando pega é um pegar estranho, nem sei como descrever, ...baixo e sem força?

    Bomba da gasolina, bateria, k7 de ignição?
  • Responder #1   por SMAP em 18 Abr, 2013 11:44
  • Isso é o sintoma tipico do sensor da cambota, quando esta quente deixa de funcionar.

    Sem os dados do sensor de cambota o motor nao trabalha pois a centralina não tem informação da posição da cambota e por consequinte nao pode gerir os valores de ignição.

    Testa com outro usado no Serra, ou compra um para teres de reserva como eu fiz para o 9-3 da minha mulher.

    É relativamente comum o sensor de cambota avariar nos motores B2x5x
  • Responder #2   por SMAP em 18 Abr, 2013 11:50
  • Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    mas podes ver noutro sitio qualquer.

    PN 55557326
  • Responder #3   por Reaper em 18 Abr, 2013 13:26
  • Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    mas podes ver noutro sitio qualquer.

    PN 55557326


    #$%&#& espero que não seja isso...
  • Responder #4   por TesZero em 18 Abr, 2013 14:14
  • Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
    Depois testa com outra D.I...
    Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

    No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

    Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

    Abraço
  • Responder #5   por Reaper em 18 Abr, 2013 14:19
  • Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
    Depois testa com outra D.I...
    Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

    No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

    Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

    Abraço

    curiosamente a unica coisa que posso experimentar é com outra k7 de ignição, não tenho velas a mais nem bateria extra :(

  • Responder #6   por TesZero em 18 Abr, 2013 14:29
  • Tira as velas fora e vê o estado das mesmas, ha quanto tempo não as trocas?

    quanto ao sensor de cambota encontrei isto, mas não tenho tempo para traduzir e explicar em português:

    Teste de lâmpada 1:
    "Failing crankshaft sensors will often cause intermittent missing from the engine and can be difficult to diagnose because they usually ocurr intermittently. A good way to test the crank sensor is to put a timing light one the number 1 plug wire (or the number 1 wire for the DI systems which is usually orange but check your wiring schematic first). On a properly functioning ignition system the timing mark will stay reasonably still when looking at it with a timing light or strobe tool. If the mark on the flywheel is moving erratically you may have a crankshaft sensor issue or a possible issue with the reluctor in the ignition distributor (if your car has one) causing a problem."

    Teste de lâmpada 2:
    "Ignition OFF
    Pop connector off DI cassette � connect a test lamp between pins 10 and 6 of the cable side of the connector.
    Remove fuse 23 for 5 seconds (or more), then re-insert.
    Turn the key to START (from ON) to run the starter motor after the test lamp has gone out. It should light up again.
    Does it light up?
    YES � Crankshaft position sensor is OK.
    NO � A problem with the Crankshaft sensor or connection to the control module."

    Sei que existe um valor de resistência que podes medir, mas não sei de côr e de momento não encontrei :|
    Com o Tech II do SCPC também podes testar.

    Abraço
  • Responder #7   por Lfteixeira em 18 Abr, 2013 14:42
  • 860ohm +/- 10%

    Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.
  • Responder #8   por Reaper em 18 Abr, 2013 15:24
  • as velas são novas, têm 6 meses ou assim. Uma outra coisa que pode ser importante é o carro ir-se abaixo quando ligo o A/C, a GPL...a gasolina vou experimentar daqui a bocado. Nota-se uma quebra "electrica" quando ligo o A/C e o ralenti fica irregular , até que desliga mesmo...

  • Responder #9   por SMAP em 18 Abr, 2013 15:33
  • É perfeitamente normal sentires uma quebra ou menos força de motor quando ligas o A/C, de noite ate parece que as luzes ficam mais fracas, mas tambem não se se a quebra é muito grande no teu caso (so tu podes avaliar)

    O compressor de A/C roda por movimento da correia de elementos que tambemé a mesma que movimenta o alternador. Quando tens o A/C desligado a roda que passa movimento ao compressor esta a rodar livre, quando ligas o A/C uma embraigem acionada electricamente faz com que a roda que esta na correia de elementos passe a fazer rodar tambem o compressor (ja nao roda livre).

    Por norma qualquer A/C tira entre 5% a 10% da potencia ao motor, se o teu sistema de GPL nao esta bem afinado ao relanti essa perca pode original que o motor se vá abaixo.
  • Responder #10   por TesZero em 18 Abr, 2013 23:45
  • Reaper... não sei porque raio... estava a associar que tu tinhas um 9000 t5.5...
    Vim aqui de tarde a correr, queria ajudar e precepitei-me na resposta :P
    o teste das luzes é para trionic 5 e não para 7 como o teu.

    Mas o Filipe já deu a resposta sobre o valor da resistência, arranja um voltímetro e testa.

    Não me acredito que seja bateria ou sistema de combustível, isto porque referes que acontece a quente...

    A bateria carrega com o carro ligado, logo, durante a noite, embora descarregue pouco com o relógio e sistema electrónico do carro... ela descarrega... Logo, seria mais lógico que custasse a pegar quando está parado à mais tempo do que quando desligas o carro e tentas ligar passado pouco tempo...

    Quanto ao sistema de combustível a mesma coisa... poderia ser problemático se fosse a frio. Por norma a válvula anti-retorno do combustível ao depósito perde estanquecidade baixando a pressão nas tubagens. Ou... se os vedantes dos injectores deixassem entrar ar para o sistema, também custaria a pegar mas... em ambos estes casos seria a frio, quando perde pressão durante a noite ou algumas horas com o carro parado, nunca a frio.

    Testa o Sensor de cambota, segue o cabo e encontrarás uma ficha do lado direito do motor.
    O cabo tem cerca de 40 ou 50 cm´s, por isso darás facilmente com a ficha para testares.

    Esse problema é muito comum.
    No 9-3 da minha irmã o carro a quente desligava-se mesmo e não pegava...

    Abraço

  • Responder #11   por Lfteixeira em 19 Abr, 2013 10:35
  • Sim, concordo com a ideia do CPS.
    Extremamente facil de testar, mesmo sem trocar a peça.

    Os sintomas são diversos, no meu caso tive:
     - Pegava bem de manha, e demorava imenso a pegar depois de quente;
     - Quando o carro aquecia e chegava por exemplo aos 94º, desligava-me o motor; (mesmo em andamento!  :|@ )

    Tambem já vi casos similares aos teus.

    Depois dá noticias.
  • Responder #12   por Reaper em 19 Abr, 2013 10:45
  • ontem experimentei andar a GPL e gasolina. Em ambos os casos, assim que ligo o A/C no máximo , não chegou a ir abaixo mas o ralenti baixou das 1000 para  as 800-900 rpm. Hoje vou experimentar com mais coisas ligadas, A/C, aquecimento dos bancos, luzes, rádio, desembaciador, e ver o que acontece :)

    vou ver se dou com esse sensor e arranjo um voltimetro.
  • Responder #13   por SMAP em 19 Abr, 2013 11:52
  • Espero que esta imagem ajude

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #14   por Reaper em 19 Abr, 2013 13:41
  • ajuda, thx O0

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation