SAAB 9-3 (1998-2002)

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  • SAAB 9-3 (1998-2002)   por Lfteixeira em 24 Out, 2012 16:28
  • História:

    O SAAB 9-3 é um carro do segmento pequeno executivo produzido pela SAAB em Trollhättan, Suecia desde 1998 até 2003.
    O 9-3 partilha da plataforma GM com o Opel Vectra.


    A primeira geração do 9-3 é uma versão melhorada significativamente do 900 anterior. A SAAB anunciou mais de 1100 alterações em relação ao modelo 900, incluindo uma suspensão revista para melhorar o comportamento. Tinha também ligeiras alterações a nível estético, como por exemplo spoiler no portão traseiro e remoção das palas nas rodas da frente.
    O 9-3 estava disponível em 3 versões, 3 portas, 5 portas e cabrio.

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    Dados técnicos

    Em termos de motores, o 9-3 foi o primeiro SAAB a dispor de motor a gasóleo.

    Lista de motores disponíveis:
    1998 a 2000
    • B204i - Motronic - 130cv
    • B204E - Trionic 5 - Turbo T25 - 154cv
    • B204L - Trionic 5 - Turbo T25 - 185cv
    • B204R - Trionic 5 - Turbo T25 - 200cv

    Nota: Entre o B204L e o B204R a principal diferença é o software da centralina, intercooler e a afinação da pressão base da wastegate.

    2000 a 2002 (2003 nos Cabrio)
    • B205E - Trionic 7 - Turbo GT17 - 150cv
    • B205L - Trionic 7 - Turbo GT17 - 185cv
    • B205R - Trionic 7 - Turbo TD04 - 205cv
    • B235R (Desde 1999) - Trionic 7 - Turbo TD04 - 230cv
    • D223L (2000/2001) - 115cv
    • D223L (2001/2002) – 125cv

    Nota: Entre o B205E e o B205L, a unica diferença é a programação da centralina.

    SAAB 9-3 Viggen

    Em 1999 foi lançado o 9-3 mais potente de sempre, o "Viggen", o nome foi escolhido em homenagem ao avião SAAB 37 Viggen. A produção terminou em 2002.
    O Viggen vinha equipado com um motor turbocomprimido de 2300cc (B235R) com 230cv e 350Nm, debitando 1,1 bar do turbo Mitsubishi TD04HL-15t.

    Anunciava uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em 6,4 segundos com uma velocidade máxima de 250Km/h (limitada eletronicamente).

    Foram alterados os seguintes componentes mecânicos para lidar com a performance adicional:
    • Embraiagem e prensa reforçadas
    • Suspensão rebaixada e com uma taragem mais elevada
    • Amortecedores mais firmes
    • Juntas homocinéticas e transmissões da frente reforçadas
    • Discos da frente de 308mm

    Para ajudar os pneus da frente a lidar com a quantidade de binário disponível, o mesmo foi limitado eletronicamente:
    1ª limitada a 250 Nm
    2ª limitada a 330 Nm
    3ª em diante tinham o binário complete de 350 Nm

    Em 1999, o Viggen foi o primeiro 9-3 a usar o sistema de gestão Trionic 7, que processa 2 milhões de cálculos por segundo, para analisar temperaturas de combustão, gestão do turbo, controlo do binário e outras informações criticas ao funcionamento do motor. O Viggen em 2001 também recebeu TCS (Sistema de controle de tração).

    O Viggen tambem disponha de uma asa traseira especial, aumentando a pressão gerada pelo vento (downforce) em 50%.
    Tinha também para-choques e saias laterais especificas. (A partir de 2001 a versão AERO também tinha esse kit em opção).

    Os interiores estavam disponíveis em 4 cores: Preto, Preto/Azul, Preto/Laranja e Creme.
    ___________________________________________________________

    Outras informações

    Algumas curiosidades:
    O motor B205R da SAAB debitava uma potencia especifica superior ao Audi RS4 do mesmo ano (102cv/l contra 100cv/l).
    O motor B235R da SAAB debitava menos 6Nm que um M3 E46.
    Foram produzidos 326370, dos quais apenas 4600 são Viggens.
  • Responder #1   por 26fatboy em 25 Out, 2012 22:57
  • Fantástico! Bela apresentação deste modelo!
  • Responder #2   por Guest em 26 Out, 2012 04:17
  • Muito boa apresentação :D

    Obrigado

    Abraço
  • Responder #3   por teco em 29 Out, 2012 18:41
  • 3 comentários

    já que referiste a versão trionics nos outros colocas

    2.2. tid 115cvs EDC15 (centralina à parte)
    2.2 tid 125 PSG16 (centralina em cima da bomba)

    viggen, o avião com a pior barra estabilizadora traseira que alguem colocou num saab com aquela cavalagem. A TROCAR SEMPRE
  • Responder #4   por mpinto em 01 Nov, 2012 00:03
  • o spoleir traseiro também existe no 900 e as palas nas rodas da frente existem no 9-3.
    As alterações são a colocação da matricula traseira que passou do para choques para a tampa da mala, os para-choques são diferentes assim como a grelha da frente.
    o mecanismo da direção e da suspensão sao diferentes e passou a contar com a barra establizadora de série e no 900 era opcional   
  • Responder #5   por teco em 03 Nov, 2012 02:11
  • Posso para os diesel colocar todas as verses de centralina (dividir asd psg16 em c2 e 3:6... Penso que 3:7 Sao so nos novos) e software de cada um...

    Queres?
  • Responder #6   por TesZero em 03 Nov, 2012 04:23
  • primeiro tópico alterado, peço que todos colaborem com o pedido. :D

    Abraço
  • Responder #7   por Lfteixeira em 05 Nov, 2012 15:13
  • Tenho andado com pouco tempo disponivel.
    Mas em breve adiciono as correções mencionadas.

    Tal como indiquei, a fonte foi a Wikipedia.
  • Responder #8   por teco em 05 Nov, 2012 23:41
  • 9-3 1998-2002 2.2 TID (115 e 125cvs)

    9-3 (9400),D223L EDC15 1998-2001

    1998-06-08 US2MIKTE
    BOS 010E01
       

    1998-01-01 US2MIKM1
    BOS 010E01
    Initial software release.

    9-3 (9400),D223L,PSG16 C2 2001
    versões sw

    2002-05-23 2SC4LM80
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500, BOS000003
    Improved diagnosis for P0314.

    2001-06-25 2SC4LM70
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

    2001-03-01 2SC4LM60
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
       
    2001-02-01 2SC4LM50
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
       
    2001-01-01 2SC4LM40
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
       
    2000-11-01 2SC4LM30
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

    2000-06-01 2SC4LM20
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

    2000-05-10 2SC4LM10
    BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
    Initial software release.


    9-3 (9400),D223L,PSG16 C3:6 2001-2002
       
    2002-05-23 CSCMLM40
    BOS 011900, BOS000002, BOS 011401, BOS000003
    Improved diagnosis for P0314.

    2001-06-06 CSCMLM30
    BOS 011900, BOS000002, BOS 011401
    Initial software release.

    2001-01-02 ASCMLM60
    BOS 011900, BOS000002, BOS 01140
  • Responder #9   por TesZero em 07 Nov, 2012 11:44
  • Teco... ao colocares as coisas, coloca de forma organizada e que todos consigamos perceber o que estas a postar :|

    isso são as versões de firmware?

    Abraço
  • Responder #10   por Lfteixeira em 15 Jul, 2013 14:50
  • Deixo aqui um video engraçado das explicações de um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento do 9-3 Viggen.

    O inglês do homem é um pouco esquesito, mas dá para perceber.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #11   por polotop em 28 Ago, 2014 13:19
  • muito boa apresentação,
    obrigado

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