Temperatura de funcionamento - SAAB 9000

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  • Responder #30   por Guest em 18 Nov, 2014 22:46
  • Tanto um como o outro funcionam...  o de 88 penso que é utilizado Em países mais frios e o de 82 em países mais quentes. Por isso penso que seja o de 82.

    Abraço
  • Responder #31   por joseglv em 19 Nov, 2014 00:13
  • A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
    Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

    E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

    Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

     8)
  • Responder #32   por rodinhas em 19 Nov, 2014 00:44
  • Ok  ;) obrigado.

    O meu mantém o ponteiro ligeiramente a baixo do meio, vai ligando a ventoinha mas apenas mantém a posição.

    Abraço
  • Responder #33   por Dhc em 19 Nov, 2014 21:55
  • A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
    Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

    E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

    Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

     8)



    Não é vontade de contrariar, mas... está tudo mal, eu explico, os 9000 não trionic marcam a temperatura de forma mais próxima do valor real, nos trionic é um pouco camuflada a temperatura real, era um pseudo-problema típico nos 1ºs 9000 (B202) que levava muitos proprietários à oficina para verificar se algo estava mal, não estava, no entanto as oficinas/agentes oficiais SAAB começaram a colocar termostatos a abrir mais cedo (e isso não foi só em PT, era prática comum em vários países), no entanto todos cometiam o mesmo erro, eventualmente por falta de informação, a medida correcta a tomar quando se muda o termostato para temperatura inferior deve-se fazer o mesmo com o sensor de temperatura colocado por baixo do colector de admissão, e porquê? porque tanto o sensor bem como o termostato funcionam à mesma temperatura. Quando não se trocam as 2 peças ao mesmo tempo o que normalmente resulta é a ventoinha disparar mais vezes sem por isso reflectir o abaixamento da temperatura na admissão, logo, origina consumos mais elevados, porque a centralina vai assumir mapa de motor frio (sem ser realmente o que está a acontecer) fazendo os injectores meter mais gasolina no motor, que por sua vez a sonda lambda vai detectar mistura incorrecta e aparece por vezes o aviso ''check engine'' que pode também causar falha/dano na(o) maf/sensor map, este é depois um dos problemas recorrentes em viaturas reprogramadas!! Aquando do lançamento da tecnologia trionic, a SAAB optou por ''mascarar'' um pouco essa situação, fazendo leitura de temperatura de outro modo e de forma pré-programada o ponteiro indicador da mesma nunca apresentar valores reais mas por estimativa. Ocorre por vezes o termostato ''colar'' em posição fechado o que faz o ponteiro subir quase até ao vermelho, abrindo depois por pressão exagerada nos tubos/radiador (quando estes aguentam  :D :D), quando não, algo rebenta. Esse foi um problema que recentemente aconteceu num dos meus meninos, daí ter estudado a fundo este assunto!
    Eu, faz muuuuiiiito tempo ''passei'' por lá ( :(|| :(|| :(||), na altura foi colocado um termostato não original de temperatura mais baixa, aguentou tudo um par de anos, recentemente rebentou um tubo, uns meses depois fundiu um fusível de 40Amp (que fica na caixa de fusíveis pequena no habitáculo do motor), que por sua vez originou literalmente a explosão do radiador (e cerca de 200€ a menos no meu bolso, anticongelante todo no chão, radiador novo, e mais anticongelante novo ) e para finalizar a falha do dito sensor de temperatura que fica por baixo do colector de admissão, aliado aos consumos ''altíssimos'' para o que é habitual no carro, normalmente em viagem pouco passa dos 5.5l/100 para uns ''assustadores'' 10 a 12l/100!!
    Moral da história: deve chegar/chegou ao Veloso um conjunto de sensor + termostato original para o meu ''menino'' esta semana!!  O0 O0
    Ps. O Veloso está em completa sintonia de opinião comigo, ou seja, acho que nem vale a pena discordar do que escrevi  >:D >:D >:D :)| :)|
    Comentários e brincadeiras à parte, por vezes fazemos coisas que achamos estar a agir correctamente e afinal estamos é a fazer asneiras!!
    P.s 2 Seja qual for a versão/ano, em PT as ventoinhas só tem uma velocidade, podendo-se no entanto fazer a adaptação/alteração para uma de 2 velocidades.

    Espero ter sido esclarecedor, mas se houver mais dúvidas... estudem o assunto  :))) :))) :))) :))) :))) como eu fiz!! ... se puder ajudar em algo mais, disponham!!  :D :D :D
  • Responder #34   por joseglv em 20 Nov, 2014 10:31
  • A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
    Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

    E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

    Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

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    Não é vontade de contrariar, mas... está tudo mal....


    Impressionante.... ++P
  • Responder #35   por rodinhas em 20 Nov, 2014 12:56
  •  :P agora já mandei vir o de 82 graus.
  • Responder #36   por Guest em 20 Nov, 2014 13:30
  • Mas é o de 82 graus que deves por...

    Abraço

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