SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)

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  • SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)   por TesZero em 30 Ago, 2013 10:26
  • Como já leram neste tópico:

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    Todos os saab´s 9000 têm a suspensão traseira mais baixa do que a frente, podendo ser utilizada a solução do tópico.

    Contudo, para quem usa jantes 17 / 18 polegadas ou tem simplesmente o carro rebaixado poderá acontecer ter os pneus a roçarem nas cavas das rodas.
    Especialmente se levarem pessoas atrás, mala carregada ou passarem em algumas lombas.

    A solução é simples.
    Deixo de seguida a explicação do problema, como é montado o amortecedor e como solucionar:

    Este é um amortecedor KONI traseiro de um SAAB 9000 com legendas dos seus elementos de montagem, faltando obviamente a porca no final:
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    mais de perto, a zona onde fixa no chassis:
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    A solução passa por colocar um espaçador entre o chassis e a borracha inferior.
    Desta forma o amortecedor aumenta a distância ao chassis, evitando que o pneu toque na cava de roda. Será aconselhado um espaçador de 20mm. Desta forma o batente do amortecedor não é alterado, consequentemente não diminuindo o curso do amortecedor directamente.
    Por norma a porca que fixa o amortecedor tem uma rosca de 30...35 mm. passa a ter menos 20mm.
    Peça branca, espaçador:
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    Local onde passa o veio do amortecedor no chassis:
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    Aspecto do sistema montado:
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    Outra solução seria alterar o batente. Ainda procurei essa solução, mas não existem batentes à venda com mais 20mm. Teríamos que cortar de outro e adicionar. Mas o problema é que iríamos diminuir o curso do amortecedor directamente... ou seja, o batente ia-se desfazer ao fim de alguns quilómetros. Aqui como funciona o amortecedor com o batente original:
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    Aqui a explicação da diminuição de curso se alterássemos/aumentássemos o batente:
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    Aqui fotografia dos espaçadores que fiz para resolver o problema no meu carro, como podem ver são côncavos acompanhando a curvatura do chassis em cima e convexos em baixo para acompanhar a curvatura das borrachas, isto para menos vibrações e melhor desempenho.
    Vistos de cima:
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    Vistos de baixo:
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    Qualquer dúvida/sugestão podem expôr aqui neste tópico.
    espero não me ter tornado confuso querendo ser detalhado.

    Abraço

  • Responder #1   por TesZero em 07 Set, 2013 13:45
  • Link directo para quem precisar de adoptar esta solução:

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    Abraço

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