Trionic 5 - Conversão para APC T7

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  • Trionic 5 - Conversão para APC T7   por SMAP em 06 Nov, 2012 15:15
  • Existem varias razões para efectuar esta modificação

    1. Valvula de APC T7 é mais fiavel e raramente avaria
    2. Valvula de APC T5 mesmo novas tem comportamentos diferenetes entre elas
    3. O preço da valvula de APC T7 é cerca de 1/4 do preço da valvula de APC T5


    Peças necessárias

    SAAB
    Article : Solenoid valve
    PartNo : 55557331
    Usage : 2009
    Order Quantity : 1

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    Article : Connector housing
    PartNo : 4113205
    Usage : JOINT PIECE ABS UNIT SPEED SENSOR, VACUM PUMP ABS, HORN, KNOCK SENSOR, TEMP SENSOR TEMP SENSOR COOLANT THEFT ALARM PRESSURE MONITOR AC, NLS-USE 12788933
    Supplementary Description : 2-pin, female
    Order Quantity : 1

    Peça branca no lado direito da imagem
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    Article : Cable terminal
    PartNo : 4061586
    Usage : AREA, 1, 0-2, 5 MM2
    Order Quantity : 2

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    BOSCH

    Junior Power Timer (JPT) Bosch / Amp male body, 3 pole
    Part Number1928402452-000

    Peça preta no lado direito da imagem
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    JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 0,5-1,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.

    JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 1,5-2,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.

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    Depois de termos todas as peças tem que as montar da seguinte maneira

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    Este é o resultado final e como podem tem um cabo para ligar no conector do vosso SAAB Trionic 5 (sem ser preciso cortar cabos)

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    Mudanças no Hardware e Software da ECU

    Trionic 5.5

    1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123 e façam um "bridge" nas conexões disponiveis.

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    2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
    Frek_250!=32 ; stock value is 70
    Frek_230!=50 ; stock value is 90


    Trionic 5.2

    1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123. Em Trionic 5.2 não existem conexões disponiveis para efectuar a "bridge" pelo que temos ligar um cabo entre o pino 11 e o pino 5 (garantam que o pino 5 não esta em contacto com o componente 74HC123)

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    2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
    Frek_250!=1900 ; stock value is 935
    Frek_230!=630 ; stock value is 728

    Aqui podem ver a valvula montada num 9000

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  • Responder #1   por teco em 06 Nov, 2012 18:49
  • então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
  • Responder #2   por SMAP em 06 Nov, 2012 20:56
  • então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal

    Os 280 CV que tu querers no teu 9000 obriga a por APC T7 pois com APC T5 tens quase de certeza problemas
  • Responder #3   por Guest em 06 Nov, 2012 21:42
  • Teco, se não vais fazer a repro, faz tudo de uma vez. Eu fiz... Poupei uma repro... E montei tudo duma vez.

    Abraço
  • Responder #4   por teco em 06 Nov, 2012 22:15
  • esquilo reflectindo....
  • Responder #5   por contribuinte em 08 Mar, 2013 13:54
  • Boas pessoal,
    Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
    Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
    Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))

    Obrigado.
  • Responder #6   por SMAP em 08 Mar, 2013 14:24
  • Boas pessoal,
    Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
    Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
    Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))

    Boas Contribuinte

    Este topico é só sobre a conversão de uma simples valvula, nao de toda a electronica. Não sei se o TesZero tem em mente fazer um tópico com esse assunto, mas provavelmente terá visto que ele quer fazer essa conversão no "fosco"
  • Responder #7   por contribuinte em 08 Mar, 2013 20:53
  • Boas SMAP
    Eu não percebo mesmo nada disto, mas com o tempo vou lá... O0
    não me tinha apercebido que era só o upgrade da valvula, mas agora que estou mais esclarecido, ainda estou mais interessado, pois no meu 9000 já tive de trocar a valvula APC, e a que lá meti, tambem não está a funcionar a 100%, mas tambem não quero andar sempre a investir na mesma coisa.
    É possivel fazer a alteração da valvula(como está neste topico) no meu carro?

    Obrigado.
  • Responder #8   por Guest em 08 Mar, 2013 21:59
  • É possivel mas tens de alterar a centralina para funcionar com a apc7.

    Abraco
  • Responder #9   por contribuinte em 08 Mar, 2013 23:22
  • Tenho uma de reserva, posso sempre tentar dar cabo daquilo, mas e o resto das fichas?existem novas ,ou o melhor é tentar num sucateiro?
  • Responder #10   por teco em 09 Mar, 2013 01:41
  • ambas as fichas são amplamente usadas noutros componentes dos 9000/900 e 9-3/9-5

    agora não me recordo bem, mas o Tes diz-te que componentes partilham essas fichas
  • Responder #11   por Guest em 09 Mar, 2013 01:42
  • É feito um cabo para ligar o que tens da apc5 para a apc7.

    Abraco
  • Responder #12   por contribuinte em 09 Mar, 2013 09:44
  • Ok, mas o meu 9000 é dos antigos , aquilo acho que é  jetronic lh 4.???
    mas para aprender a mecher na centralina, o melhor é falar com o TesZero, certo?

    Abraço
  • Responder #13   por Guest em 09 Mar, 2013 11:37
  • Desculpa... nao tinha reparado nisso...  :-[
    Sim, o Tes0 é a pessoa indicada para falar sobre o jetronic.

    Abraco
  • Responder #14   por TesZero em 09 Mar, 2013 16:02
  • Contribuinte, enquanto não tiveres um carro com trionic este tópico é inútil para ti.

    A tua apc não é igual e nem funciona do mesmo jeito, é gerida por uma unidade independente que só gere apc e di.

    Nunca vi uma válvula apc de um jetronic avariada... não vou afirmar que a tua não esteja... mas acho muito dificil.

    Podes usar as secções próprias para colocar as tuas questões, para que não fique misturada a informação abre tópicos novos se necessário.

    sobre a pergunta de como identificas o trionic instalado num 9000:
    Trionic 5.2 só existiu no saab 9000 turbo 2.3 de 1993...
    Trionic 5.5 1994 - 1998 / 9000, 900 e primeiros 9-3
    (se quiseres desenvolver abre novo tópico sff)

    Abraço



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