Reforço de caixas de velocidade de 9000

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  • Responder #15   por TesZero em 24 Mai, 2013 23:52
  • E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

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    A peça da desta foto nao tem nada que ver com a anterior isso é uma anilha que existe nas caixas de 9-3/9-5 mas que não existe nas caixas de 9000. Para pores essa anilha que vai reforçar o carreto da 3ª velocidade teras que levar o veio a um torneiro para ele alterar para poderes usar a anilha

    Qual o part number dessa anilha então?
    podes acrescentar ao teu tópico sff?

    Outra coisa que se deve de mudar sempre são os rolamentos da caixa, ainda estou a tentar perceber quantos e quais são...
    pelo que pude apurar nos meus únicos 20 minutos de sossego de hoje... existem 6:
    2 iguais no diferencial
    2 no veio secundário
    2 no veio principal, 6 no total...

    tenho ver melhor para ter certezas... tendo deixo aqui o part number da porca que temos que colocar nova obrigatoriamente e dos rolamentos
  • Responder #16   por SMAP em 25 Mai, 2013 08:59
  • Qual o part number dessa anilha então?
    podes acrescentar ao teu tópico sff?

    Importaste de ler o meu topico sem ser na obtusa? é que esta la tudo descrito

    2. alteração - reforço da 3 velocidade

    Para reforçarem a 3 velocidade tem que levar o veio primario a um torneiro para ele tirar o excesso que la esta, desta forma podem montar a anilha (miolo) que ja é uma melhoria introduzida nas caixas dos 9-3 / 9-5

    Part Number da anilha é o 90490955

    Veio dos 9000 é o de cima, Veio dos 9-3/9-5 é o debaixo
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    a anilha propriamente dita
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    peça numero 7, os 9000 so tem o freio de origem (peça 8 )
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    Acho que o melhor que tens a fazer é imprimir o topico levar ao Veloso antes de encomendares as peças pois ele facilmente entende isso.
  • Responder #17   por teco em 25 Mai, 2013 17:11
  • LOL

    desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

    e ele bem precisa de ter cuidado com a caixa
  • Responder #18   por SMAP em 25 Mai, 2013 19:28
  • LOL

    desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

    Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D
  • Responder #19   por teco em 25 Mai, 2013 22:48
  • LOL

    desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

    Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D

    eu sei, quem julgas que me meteu os tubos de cima e de baixo da APC invertidos?

    mas houve duas atenuantes

    1. invertido pode agradar a alguns
    2. andamos não sei quanto tempo às voltas de uma tampa de suporte de papel higiénico
    3. ... eu estava a falar

    mas eu ri-me nesta porque é um tema que deve ser de particular interesse para quem partiu já uma... reforçar para não rebentar... outra
  • Responder #20   por ciber007 em 17 Mar, 2014 11:06
  • Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?

    Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?

    Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.

    Abraço.
  • Responder #21   por SMAP em 18 Mar, 2014 08:16
  • Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?

    Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?

    Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.

    Eu sou preventivo ...

    Eu nunca tive um problema desses, nem com a caixa original FM54 e com a FM57 que reparei antes de por no 9000 fiz este procedimento para evitar dar cabo da caixa com a descarga do 19T
  • Responder #22   por ciber007 em 18 Mar, 2014 10:47
  • Ok!

    Eu noto isto não só no meu mas nos outros também, uns mais e outros menos.
  • Responder #23   por TesZero em 18 Mar, 2014 20:38
  • No meu T16 sentia isso... era folga no diferencial...
    Acabei por trocar a caixa toda e resolvi o problema...

    Quase que tens que fazer ponto de embraiagem em todas as velocidades para não sentires o "bater" dos carretos, não é?

    Abraço
  • Responder #24   por ciber007 em 18 Mar, 2014 22:14
  • Ai sim? Pá, ainda não está tipo isso mas ao acelerar e tirar logo o pé, voltando a acelerar posteriormente sente-se essa folga.

    Como disse, noto muito isso nos 9000, uns mais outros menos. Não há solução sem ser trocar caixas por outras usadas até estas darem o berro?
  • Responder #25   por TesZero em 19 Mar, 2014 08:56
  • A minha andou anos assim, nunca deu o berro, mas era um desconforto tremendo e o desgaste da embraiagem que durava 100.000 kms :P
    Por isso troquei-a...

    Claro que podia reparar a caixa e gastar dinheiro nisso, mas troquei por uma usada que me custou 100€ e estava muito boa.

    Abraço
  • Responder #26   por darioglv em 06 Mai, 2014 13:34
  • No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
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    A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim....  :o
    Ficaram tao lisos como a minha cabeca!
  • Responder #27   por SMAP em 06 Mai, 2014 13:47
  • No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
    A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim....  :o
    Ficaram tao lisos como a minha cabeca!

    A tua caixa tem uma construção diferente pois é pre-94, não sei até que ponto isto se aplica.

    O carreto da 5ª nos 2.3 (1994-98) costuma ganhar folga na zona que toca o veio primário

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