Temperatura de funcionamento - SAAB 9000

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  • Temperatura de funcionamento - SAAB 9000   por TesZero em 16 Ago, 2013 17:15
  • Desde que tive o problema com o bujão do radiador de água fiquei de olho na temperatura....

    Vergonhosamente... já há cerca de 2 ou 3 anos que não uso o 9000 como carro diário, pelo que fico com dúvidas do que será normal... Conduzo tantos carros / motas que fica difícil...

    O que eu tenho presenciado é que com frequência a minha temperatura passa do meio, especialmente se tiver com o carro parado... Isso no Fosco nunca me aconteceu, mas são sistemas de gestão electrónica diferentes...

    Ora aqui deixo uma foto do que me refiro, em andamento ele mantém-se no meio, caso pare ou ande mais devagar o ponteiro chega até à seguinte posição e baixa para meio:

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    Contudo podem ver que mal fiz a limpeza do meu motor e fiz os primeiros quilómetros com ele o resultado era o mesmo, isto quase há 2 anos atrás:

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    Pelo que vejo o ciber007 tem exactamente a mesma dúvida.
    Pelo que li no tópico dele acontece-lhe exactamente a mesma coisa.

    E... tal como ele, partilho da mesma sensação... da-me a ideia que a ventuinha tenha 2 velocidades e que só ligue a segunda...

    O que é verdade é que a ficha do sensor que vem do carro tem 3 fios de ligação e a ventuinha que tenho no carro tem apenas 2.
    A ventuinha que tenho do carro é de um saab 9000 de 1993 com trionic 5.2, possivelmente pode estar aqui o meu problema...

    Sei que o termostato está a funcionar em condições, pois quando coloquei novo liquido refrigerante, antes de meio ele abriu e "pediu" mais água, pois fez a mesma circular.
    Isso acontece-me (o termostato abre) entre 1/3 da temperatura e 1/2 no manómetro.

    Agora pergunto, a quem tenha um 9000 de 94 para cima....

     =>Depois de andarem com o carro e imobilizando o mesmo, trabalhando ao relanti... qual é o ponto máximo sobe a vossa temperatura?

    Abraço
  • Responder #1   por Guest em 16 Ago, 2013 17:21
  • E eu respondo-te... Fica abaixo de meio no meu... Mal tenha oportunidade e me lembre, tiro uma foto :)

    Abraço
  • Responder #2   por TesZero em 16 Ago, 2013 17:24
  • mas isso é a temperatura normal de funcionamento... ou depois de andares e parares o carro?
    NUNCA passa de meio?
    parado ao relanti depois de teres dado uma volta?

    Abraço
  • Responder #3   por Guest em 16 Ago, 2013 17:28
  • Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...
    Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento...
    Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...

    Esclarecido? Não sei se é normal, mas por mim, está bom assim. Agora o teu, parece o meu punto quando anda em Red Line, mas basta levantar um pouco o pé e baixa logo.

    Abraço
  • Responder #4   por TesZero em 16 Ago, 2013 18:15
  • tu não sabes muito bem o que é 1/4 e 1/3, pois não?

    Sabes que 1/4 é uma parte de quando dividimos um total por 4, certo?
    e que 1/3 é uma parte de quando dividimos um total por 3, right?
    lolol

    Ou então sou eu que não entendo o que tu me queres dizer....

    Porque o que me dizes não tem lógica... ou seja...

    Imaginando que isto é um manómetro bem desenhado... o que me disseste foi:

    Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...

    ou seja, fica entre este:
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    e este:
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento

    ligeiramente acima de 1/3... é o que tu consideras a temperatura de andamento... ou seja... entre 1/3 e 1/4....

    Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...

    então fica sempre assim?:
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Nem a meio chega?
    Sendo que a temperatura óptima de funcionamento de um motor é de 90º e que os 90º no manómetro do 9000 são marcados a meio... presumo que o teu carro nunca atinja a temperatura óptima de funcionamento...


    O meu pode não estar normal... mas ao menos a temperatura normal de funcionamento é de 90º...
    Se o que pretendes dizer é mesmo o que escreveste.... o teu afinal tá pior que o meu...

    Abraço
  • Responder #5   por Guest em 16 Ago, 2013 18:22
  • (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Assim, depois de 5min a trabalhar depois de chegar ao palacio do gelo...

    Abraco
  • Responder #6   por Guest em 16 Ago, 2013 18:23
  • O meu esta sempre pior que o teu... nao é teu  >:D

    Abraco
  • Responder #7   por TesZero em 16 Ago, 2013 18:34
  • Essa é a temperatura MÁXIMA (que foi isso que perguntei) a que chega o teu carro?

    Se sim... troca o termostato....

    Abraço
  • Responder #8   por Guest em 16 Ago, 2013 19:12
  • Nop... sobe um pouco acima disso como ja te disse e depois fica estavel aqui... se o apertar sobe mais um bocadito mas normalmente anda por aqui. O termostato é novo. A ventoinha dispara normalmente um pouco acima do que se ve na imagem...

    Abraco
  • Responder #9   por TesZero em 16 Ago, 2013 19:21
  • Pois... a minha ventuinha só dispara onde marca as minhas fotos... grr....
    é isso que acho estranho...

    Não te lembras qual dos termostatos colocaste, pois não?
    Acho a tua temperatura muito baixa...

    O problema da temperatura de motor baixa é que o óleo não aquece como devia (90º) não ficando fluido como devia... ou seja, não lubrifica como deveria...

    Abraço

  • Responder #10   por Guest em 16 Ago, 2013 19:38
  • Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
    A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...

    Abraco
  • Responder #11   por TesZero em 16 Ago, 2013 19:40
  • Aqui está informação importante.
    Realmente alguns 9000 têm 2 velocidades de ventoinha e o meu que tem 3 fios no sensor é um deles...

    Deve de disparar a primeira velocidade aos 90º e a segunda velocidade aos 106º.

    Aqui fica a informação:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço
  • Responder #12   por TesZero em 16 Ago, 2013 19:44
  • Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
    A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...

    Abraco

    lol
    se ha coisa que está sempre a ser mudada no meu carro é o anti-congelante, lol
    Desde que o tenho ainda não fiz 10.000 kms e já mudei 5 vezes o anti-congelante :D

    Como vês no post inicial, ele aquecia igual desde o dia que veio para casa..
    penso que seja mesmo da velocidade da ventoinha....

    Abraço
  • Responder #13   por Guest em 16 Ago, 2013 19:51
  • Eu sei que mudas mais vezes o anticongelante que o oleo >:D >:D >:D
    Apenas te dei uma das possiveis causas...

    Abraco
  • Responder #14   por ciber007 em 16 Ago, 2013 22:04
  • O meu trabalha exactamente como o do Kamuna.

    Sobe mais um bocado do que está na foto (praticamente a meio mas não chega) quando dispara o ventilador aos 104º e faz descer logo.

    Pelo que vejo no Haynes é normal e as duas velocidades só funcionam nos que vêm com 2 ventiladores. Pelo menos foi o que interpretei quando li mas também não estive ao pormenor.

    Abraço!

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