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Desde que tive o problema com o bujão do radiador de água fiquei de olho na temperatura....
Vergonhosamente... já há cerca de 2 ou 3 anos que não uso o 9000 como carro diário, pelo que fico com dúvidas do que será normal... Conduzo tantos carros / motas que fica difícil...
O que eu tenho presenciado é que com frequência a minha temperatura passa do meio, especialmente se tiver com o carro parado... Isso no Fosco nunca me aconteceu, mas são sistemas de gestão electrónica diferentes...
Ora aqui deixo uma foto do que me refiro, em andamento ele mantém-se no meio, caso pare ou ande mais devagar o ponteiro chega até à seguinte posição e baixa para meio:
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Contudo podem ver que mal fiz a limpeza do meu motor e fiz os primeiros quilómetros com ele o resultado era o mesmo, isto quase há 2 anos atrás:
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Pelo que vejo o ciber007 tem exactamente a mesma dúvida.
Pelo que li no tópico dele acontece-lhe exactamente a mesma coisa.
E... tal como ele, partilho da mesma sensação... da-me a ideia que a ventuinha tenha 2 velocidades e que só ligue a segunda...
O que é verdade é que a ficha do sensor que vem do carro tem 3 fios de ligação e a ventuinha que tenho no carro tem apenas 2.
A ventuinha que tenho do carro é de um saab 9000 de 1993 com trionic 5.2, possivelmente pode estar aqui o meu problema...
Sei que o termostato está a funcionar em condições, pois quando coloquei novo liquido refrigerante, antes de meio ele abriu e "pediu" mais água, pois fez a mesma circular.
Isso acontece-me (o termostato abre) entre 1/3 da temperatura e 1/2 no manómetro.
Agora pergunto, a quem tenha um 9000 de 94 para cima....
=>Depois de andarem com o carro e imobilizando o mesmo, trabalhando ao relanti... qual é o ponto máximo sobe a vossa temperatura?
Abraço -
E eu respondo-te... Fica abaixo de meio no meu... Mal tenha oportunidade e me lembre, tiro uma foto
Abraço -
mas isso é a temperatura normal de funcionamento... ou depois de andares e parares o carro?
NUNCA passa de meio?
parado ao relanti depois de teres dado uma volta?
Abraço -
Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...
Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento...
Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...
Esclarecido? Não sei se é normal, mas por mim, está bom assim. Agora o teu, parece o meu punto quando anda em Red Line, mas basta levantar um pouco o pé e baixa logo.
Abraço -
tu não sabes muito bem o que é 1/4 e 1/3, pois não?
Sabes que 1/4 é uma parte de quando dividimos um total por 4, certo?
e que 1/3 é uma parte de quando dividimos um total por 3, right?
lolol
Ou então sou eu que não entendo o que tu me queres dizer....
Porque o que me dizes não tem lógica... ou seja...
Imaginando que isto é um manómetro bem desenhado... o que me disseste foi:Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...
ou seja, fica entre este:
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e este:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento
ligeiramente acima de 1/3... é o que tu consideras a temperatura de andamento... ou seja... entre 1/3 e 1/4....Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...
então fica sempre assim?:
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Nem a meio chega?
Sendo que a temperatura óptima de funcionamento de um motor é de 90º e que os 90º no manómetro do 9000 são marcados a meio... presumo que o teu carro nunca atinja a temperatura óptima de funcionamento...
O meu pode não estar normal... mas ao menos a temperatura normal de funcionamento é de 90º...
Se o que pretendes dizer é mesmo o que escreveste.... o teu afinal tá pior que o meu...
Abraço
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Assim, depois de 5min a trabalhar depois de chegar ao palacio do gelo...
Abraco -
O meu esta sempre pior que o teu... nao é teu
Abraco -
Essa é a temperatura MÁXIMA (que foi isso que perguntei) a que chega o teu carro?
Se sim... troca o termostato....
Abraço
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Nop... sobe um pouco acima disso como ja te disse e depois fica estavel aqui... se o apertar sobe mais um bocadito mas normalmente anda por aqui. O termostato é novo. A ventoinha dispara normalmente um pouco acima do que se ve na imagem...
Abraco -
Pois... a minha ventuinha só dispara onde marca as minhas fotos... grr....
é isso que acho estranho...
Não te lembras qual dos termostatos colocaste, pois não?
Acho a tua temperatura muito baixa...
O problema da temperatura de motor baixa é que o óleo não aquece como devia (90º) não ficando fluido como devia... ou seja, não lubrifica como deveria...
Abraço
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Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...
Abraco -
Aqui está informação importante.
Realmente alguns 9000 têm 2 velocidades de ventoinha e o meu que tem 3 fios no sensor é um deles...
Deve de disparar a primeira velocidade aos 90º e a segunda velocidade aos 106º.
Aqui fica a informação:
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Abraço -
Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...
Abraco
lol
se ha coisa que está sempre a ser mudada no meu carro é o anti-congelante, lol
Desde que o tenho ainda não fiz 10.000 kms e já mudei 5 vezes o anti-congelante
Como vês no post inicial, ele aquecia igual desde o dia que veio para casa..
penso que seja mesmo da velocidade da ventoinha....
Abraço
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Eu sei que mudas mais vezes o anticongelante que o oleo
Apenas te dei uma das possiveis causas...
Abraco -
O meu trabalha exactamente como o do Kamuna.
Sobe mais um bocado do que está na foto (praticamente a meio mas não chega) quando dispara o ventilador aos 104º e faz descer logo.
Pelo que vejo no Haynes é normal e as duas velocidades só funcionam nos que vêm com 2 ventiladores. Pelo menos foi o que interpretei quando li mas também não estive ao pormenor.
Abraço!