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O filtro de óleo é uma das peças de manutenção mais importante do motor e muitas vezes descurada.
Por muitas vezes são usados filtros de concorrência baratos que por menos 3 ou 5 euros podem colocar em risco a saúde de um motor.
Sendo o óleo o aspecto mais importante num motor, permitindo assim a lubrificação e bom funcionamento do motor, também as sua filtragem não deve de ser descorada.
É importante usarmos um bom filtro de óleo prevenindo más filtragens, entupimentos e consequentes alterações na pressão de óleo.
Falhando o filtro, falha o motor.
Assim sendo, será apenas recomendado filtros de óleo originais SAAB / GM ou de qualidade equivalente, MAN por exemplo.
Outro as aspecto no filtro de óleo a ter em conta, alem da qualidade é a membrana de anti-retorno do óleo.
Esta membrana, que não é comum em todos os filtros, especialmente com menos qualidade, previne que após desligar o motor este retorne por completo ao cárter.
Esta membrana tem como objectivo que todo o óleo bombeado pela bomba de óleo, arrefecido no radiador e que vai para a cabeça do motor não volte para trás.
A vantagem de que não volte para o cárter novamente é que após o motor estar parado e frio o óleo se mantenha nas tubagens, e quando ligamos o carro temos imediatamente óleo em todo o motor, incluindo na cabeça do motor que por gravidade escorreria.
A membrana referida aqui apontada como Silicone Anti-Drainback Valve
Atendendo à importância da filtragem do óleo na longevidade do motor é aconselhado trocar o mesmo SEMPRE que é trocado o óleo.
Abraço
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e se não me induziram em erro é de duas em duas mudanças de óleo...
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Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo E um filtro de óleo não é assim tão caro.
Abraço -
Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo E um filtro de óleo não é assim tão caro.
Abraço
Leva 5. Litros e tal novo... Há sempre qq coisa que fica em mil sitios
Tu não dormes? -
Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...
Durmo o necessário, ultimamente é pouco...
Abraço -
Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...
Durmo o necessário, ultimamente é pouco...
Abraço
Pois, e voltando ao tema, espero qo tez diga de sua justiça -
Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...
se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...
Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...
Kamuma, trocas e fazes muito bem.
Abraço -
Bom a Saab no wis diz para trocar... Já agora que filtros (Marcas) para os 9-5 e afins têm a tal membrana de não retorno?
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Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...
3 ou 4?
se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...
Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...
Kamuma, trocas e fazes muito bem.
Abraço
Acho que nunca paguei menos de uma dúzia, dúzia e meia de euros...
Tenho de procurar a ref e mandar vir 3 ou 4 de onde mandas -
Kamuma, o teu carro leva 3,7 litros, o do teco não sei de cor (ver manual).
Orlando, sempre que possas usar de origem melhor... caso contrario tens os Bosh, Man ou K&N.
Embora já tenha encomendado Man que vieram sem a membrana (há uns anos)
Teco -
Filtro bosh mister auto - 3,39€ - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Filtro Man mister-auto - 9.75€ (é costume estar a 3€ certos, comprei uns 10) - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Filtro Original Saab PFS - 3.57€ - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
3 chegam?
os da Pfs estão a muito bom preço, é de aproveitar, especialmente para quem tem mais que um carro
Abraço -
Esta a falar do 2.2 tid, são os mesmos?
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Não, referia-me aos comuns 4 cilindros de SAAB´s...
bem... diesels são fiats e opels...
deixa ver o que se arranja:
Filtros de óleo Partsforsaabs - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
1.9 tid - 11.80€
2.2 tid - 9.91€
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Mister auto:
2.2 tid - 4,88€ - Bosh: Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
2.2 tid - 5,87€ - Man: Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
1.9 tid - 5,90€ - Bosh: Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Bem... como podes ver... sejam 3...4...ou 11€... vale a pena cometer a "loucura" e gastar esse dinheiro de 10.000 em 10.000 kms... (muita gente faz-lo de 5 em 5 meses ou mais...)
Abraço -
sugeres bosch ou man?
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São os 2 bons teco... Fica ao teu critério desvendares as diferenças
Abraço -
deixa responderem sff :p
e confirma, 12 aeros na parts for saab, cobravam sempre duzia e meia....
e como sou ignorante aceitava o que me diziam em termos de manutenção aconselhada... e tendo em conta que o meu crx (sem ser por culpa minha, as decisões eram de quem pagava) andou mais de 150.000 kms com o mesmo filtro (levava só ar comprimido para limpar)... nunca me apercebi da criticidade.
de 20 em 20 mil kms ja me parecia bem