Volvo S80 T5

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  • Responder #120   por queiros em 10 Set, 2015 01:12
  • Boas malta,

    Não sei se me conseguem ajudar, mas estou com um pequeno (grande) problema no meu Volvo que me começa a preocupar  ???

    Um dia fui atestar o tanque e ao sair das bombas o bicho teimou em não querer pegar. Tudo normal, motor de arranque a funcionar, mas nem sinais de vida por parte do motor.
    Após 3 tentativas o carro lá começou a mostrar sinais de querer pegar, até que trabalhou.
    Andei com ele mais algumas vezes, sem problema nenhum, até que passado uns dias voltou a fazer o mesmo. Dessa vez custou imenso a pegar. Estava para desistir e começar a empurrar, mas lá decidi tentar novamente e o carro lá pegou a custo.

    Nunca mais voltou a fazer uma graça dessa, até que há coisa de duas semanas, novamente após colocar gasolina, o carro fez o mesmo. Uma vez mais, após 3 ou 4 tentativas o carro lá pegou.
    Andei com ele, nesse mesmo dia, para trás e para a frente (nas minhas voltas) e não voltou a evidenciar problemas do genero, até que na última viagem que ia fazer (nesse mesmo dia) o carro voltou a não querer pegar.
    Dessa vez foi forte e feio e só mesmo a empurrão é que pegou. Deixou uma nuvem negra pelo escape, um cheio tremendo a combustível, mas pegou.

    Após isso, já lhe troquei o canhão de ignição, pois ele tinha um pequeno problema e pensei que pudesse estar a cortar corrente. Além disso, o ponteiro da temperatura, de vez em quando, também "morria" e as ventoinhas começavam a trabalhar que nem loucas. Pensei que pudesse ser dali o problema.

    Afinal, o carro continua na mesma. Ainda hoje ia ficando a pé novamente.
    As velas têm 1 ano, a bateria não me parece que esteja em má forma (acho eu), o motor de arranque dá sinal, por isso deve ter algo que ver com o sistema de injeção, digo eu...
    Será que por ter deixado o carro chegar à reserva entupi o filtro de combustível?
    Ou será algo mais complexo?

    Se alguém tiver alguma sugestão eu ficaria extremamente grato  :-\
  • Responder #121   por Guest em 10 Set, 2015 01:56
  • Alguma vez trocaste o filtro de combustível?  Tambem pode ser a bomba de gasolina...  Verifica o estado.

    Abraço
  • Responder #122   por queiros em 10 Set, 2015 12:32
  • Alguma vez trocaste o filtro de combustível?  Tambem pode ser a bomba de gasolina...  Verifica o estado.

    Abraço

    Efetivamente, penso que nunca lhe mudei o filtro de combustível... tenho mesmo de pegar por aí...

    Mas há outra coisa que me está a fazer confusão. É que o carro, por vezes, teima em não pegar, mas assim que pega, eu volto a desligá-lo, dou à chave e ele pega novamente como se não tivesse acontecido nada.

    Será que o sensor de temperatura pode estar nas lonas e estar a interferir?

    Eu questiono-me, uma vez que por vezes o ponteiro da temperatura "morre" e depois volta a si, será que é o sensor que não faz a correta leitura e dá valores errados à centralina, acabando por gerar o problema ao carro?

    É uma ideia com pés e cabeça, ou estou a ser muito imaginativo?  :P
  • Responder #123   por Guest em 10 Set, 2015 14:11
  • Penso que a temperatura não tem nada a haver. Vê p filtro de combustivel, mas inclino-me mais para a bomba de gasolina... Não sei :(

    Abraço
  • Responder #124   por Gdinis em 10 Set, 2015 20:11
  • amigo pelo que disseste parece a bomba de gasolina, pode ser o Relé ouves ela a puxar quando das a chave? es de onde?
  • Responder #125   por rodinhas em 10 Set, 2015 21:44
  • Por experiência quando a bomba do meu se estragou foi de uma hora para a outra. o filtro , quando o troquei o carro começou a dar mais velocidade de ponta  :D
  • Responder #126   por queiros em 13 Set, 2015 17:26
  • Quando rodo a chave ouve-se o som da bomba a trabalhar, por isso à partida deve estar em condições.

    Felizmente que ontem o carro voltou a evidenciar sintomas, pois já há 2 dias que não fazia nada (ou seja, pegava sem qualquer problema).

    Ontem, após uma viagem de 15 Kms, o carro começou, de novo, por atrofiar o sensor de temperatura. O ponteiro indicador da temperatura do motor começou por ficar instável, ora subia até meio, ora descia, até que simplesmente morreu de vez.
    Ao chegar a casa, desliguei o motor e as ventoinhas trabalhavam que nem loucas, no entanto abri o depósito do liquido do radiador sem qualquer problema, pois o carro nao estava assim tão quente.

    Logo após fazer esse teste, voltei para o carro, dei à chave, mas nem sinal. O motor de arranque dá sinal, a bomba de gasolina ouve-se trabalhar, mas o carro nao pega.

    Lembrei-me de levar o carro, sem trabalhar, para a oficina na esperança que a máquina de diagnóstico detete algo de errado, mas duvido muito.
    Talvez na segunda feira tenha novidades, ou talvez não!

    Que raio de defeito será este!!!  ++P

    ( vou substituir, amanhã, o filtro de gasolina, caso o diagnostico não revele nada em concreto )
  • Responder #127   por queiros em 28 Set, 2015 20:05
  • Boas pessoal,

    Penso que finalmente houve um avanço...
    Parece que a temperatura e o "não pegar" sempre tinham uma relação direta.

    Dado que não encontrava solução para o problema, voltei a circular com o carro novamente à espera que se repetissem os sintomas.
    Carro a pegar normalmente, até que a meio de uma viagem o manometro da temperatura voltou a desligar-se.
    Cheguei a casa, desliguei o carro e não voltou a pegar.

    Cada vez estava mais convencido da relação entre os dois sintomas.
    Decidi, então, desligar a ficha que liga ao sensor de temperatura e voltei a dar à chave. Eis que o carro pegou.

    Depois disso, já voltei a fazer o teste mais duas vezes e repetiu-se a mesma proeza.

    Acho que o mistério está (quase) desfeito.
    É só chegar o novo sensor, montá-lo e esperar que a coisa não se repita!

    Pelo menos assim o espero  ::)
  • Responder #128   por svidinha em 29 Set, 2015 08:21
  • Acho que o mistério está (quase) desfeito.
    É só chegar o novo sensor, montá-lo e esperar que a coisa não se repita!

    Pode ser que sim, assim esperamos...
  • Responder #129   por queiros em 10 Mar, 2016 16:26
  • Pessoal,

    Tenho andado aqui intrigado e penso que me podem elucidar...

    O meu Volvo tinha um Downpipe de 3'' e estava sem catalisador no momento em que foi feita a reprogramação.

    Acontece que, por motivos legais (IPO), tive de voltar a colocar o catalisador no sitio. Até aí tudo bem.
    Notei, no entando, o carro mais "preso", algo que achei normal.
    Depois de analisar mais atentamente constatei que o carro voltou aos níveis Stock.

    Será normal que apenas com a colocação do catalisador no sítio o carro tenho perdido todo o efeito, mesmo com repro?
     :o

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