Motor soluça no arranque a frio do meu saab 9.3 1.8 gasolina de 2004

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  • Motor soluça no arranque a frio do meu saab 9.3 1.8 gasolina de 2004   por susanaarrais em 22 Nov, 2019 15:06
  • boa tarde

    Será que alguém me pode ajudar, já pesquisei sobre o assunto mas não encontrei nada conclusivo. O meu saab quando ligo o motor a frio durante uns 30 a 60 segundos soluça imenso e o motor acelera e faz barulhos, isto a relanti como se iniciar a marcha, anda depois quando soluça não desenvolve.
    Depois fica bem anda normalmente e se o parar e voltar a ligar dali a 1 hora não acontece só depois de algum tempo.
    Levei a um mecânico aqui em Viana mas não consegue descobrir o que é, já viu as velas, os tubos, a válvula borboleta, bobina e não descobre. Por acaso alguém sabe o que será?
    Há uns meses mudei o sensor da cambota e acho que desde aí começou o problema mas no inicio era mais imperceptível, só que foi evoluindo...
    Acho que vou ter q levar ao sr. Veloso só que é um pouco longe por isso gostaria de resolver aqui mais perto.
  • Responder #1   por meteorologist em 25 Nov, 2019 16:16
  • boa tarde Susana,

    Penso que o melhor a fazer será mesmo ligar o carro a um meio de diagnóstico para verificar se há algum erro em sistema. Pelo erro será mais fácil fazer o diagnóstico.

    Por acaso sabe qual é o motor do seu Saab? Trata-se de um 1.8i (1.8cc) ou 1.8t (c/turbo e 2.0cc) ?
  • Responder #2   por susanaarrais em 25 Nov, 2019 17:45
  • boa tarde Meteorologist
    O meu motor é 1.8i (1.8cc) e na maquina não acusa nada, o mecânico e o electricista já tentaram várias soluções mas não conseguem descobrir...
  • Responder #3   por derekoliveira em 25 Nov, 2019 19:24
  • Já viram se o sensor de temperatura está a dar os valores corretos?
  • Responder #4   por susanaarrais em 26 Nov, 2019 10:37
  • Penso que verificaram mas como não acusa na máquina é complicado descobrir, fui ontem buscar o carro pois já lá estava há quase 2 semanas e nada. Hoje de manhã continuou a fazer a mesma coisa, soluça parece um carro velho mas por menos de 1 minuto depois ando com ele e aquecendo deixa de fazer e se pegar nele 1 hora ou 2 depois não faz. Só quando arrefece mesmo.  :(
    Acho que vou ter que falar mesmo com o sr. Veloso a ver se descobre o galho...
  • Responder #5   por susanaarrais em 27 Nov, 2019 11:27
  • Só para acrescentar que além de soluçar agora faz uns sons tipo estalos metálicos...
  • Responder #6   por susanaarrais em 11 Dez, 2019 09:53
  • bem entretanto acendeu a luz da ignição ou motor não sei bem como se diz. Levei ao Sr. Veloso e no diagnóstico só aparece um erro do sensor coletor do escape. Disse para fazer uma revisão, mudar velas, filtro óleo, verificar sensor da temperatura e para passar a usar gasolina 98. Mas não me reparou disse-me para fazer no mecânico de cá. Depois se não ficar resolvido para ir lá outra vez...A minha dúvida é afinal o que é o sensor coletor do escape? é a mesma coisa que sensor lambda?e a válvula egr?e já agora quais as melhores velas para o meu saab?
  • Responder #7   por meteorologist em 11 Dez, 2019 16:29
  • Sem querer desanima-la mas parece-me a mim que ele não quis pegar no seu carro e pelo que escreve parece-me que o seu 9-3 não tem sido muito bem seguido pelo mecânico :(

    Eu não sou mecânico mas ... começe pelo básico, seguindo a sugestão dele. Não sei o que é o sensor de colector do escape mas eu diria que deve ser a sonda lambda. Sendo o seu carro a gasolina não sei se tem EGR, será que tem?

    Pode dar o VIN do seu carro para eu conseguir ver no EPC quais são as velas indicadas? O Sr. Veloso não lhe indicou?

  • Responder #8   por susanaarrais em 11 Dez, 2019 16:57
  • Pois, não sei porque não reparou ele... só se foi por ter de ficar lá o carro e sou de Viana, quem levou lá o carro foi o meu pai que eu não tenho disponibilidade. Eu também não percebo nada de mecânica, mas penso que foi esse o nome que Sr Veloso indicou mas também só encontro sensor da lambda. Ele apagou a luz com a máquina mas o problema persiste.
    Procurei alguns na net e encontrei alguns só que há antes do catalisador, para o catalisador e pré- catalisador...
    Desculpe a minha ignorância aonde encontro VIN? Não, também não indicou ...
  • Responder #9   por susanaarrais em 11 Dez, 2019 18:12
  • Será que o VIN é  o n.° do quadro?
    YS3FB45B241050428
    Se me puder indicar agradecia e também o tal sensor da lambda e sensor da temperatura se precisar mudar.
  • Responder #10   por meteorologist em 12 Dez, 2019 15:16
  • Viva Susana, sim é esse código!  :)

    Assim que tiver oportunidade eu confirmo no EPC e digo-lhe a referência.

    Tiago
  • Responder #11   por susanaarrais em 12 Dez, 2019 16:30
  • ok obrigada Tiago
  • Responder #12   por meteorologist em 16 Dez, 2019 08:11
  • Viva Susana, não tive oportunidade de verificar mas hoje à noite eu dou-lhe a referência.

    Tiago
  • Responder #13   por susanaarrais em 16 Dez, 2019 14:57
  • Olá Tiago agradecia alguma ajuda encontrei estas sondas não sei se será isto o sensor do coletor do escape?

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    Fico a aguardar então
    obrigada
    Cumps.
  • Responder #14   por meteorologist em 16 Dez, 2019 21:17
  • Olá Susana,

    A ref que encontro para o seu 9-3 com motor Z18XE é a 9195868.

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