Consequências de óleo a mais no motor

Voltar
  • Consequências de óleo a mais no motor   por Guest em 14 Fev, 2013 00:24
  • Em conversa com o Gdinis deparei-me com uma questão que ele me fez. Perguntou qual os danos por andar com óleo a mais no motor...
    Eu encontrei isto e aqui fica o contributo:

    "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

    Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

    Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

    O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

    Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

    O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

    Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

    Abraço
  • Responder #1   por teco em 14 Fev, 2013 03:48
  • Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
  • Responder #2   por Guest em 14 Fev, 2013 09:43
  • Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
    Como assim? Que diferença há?

    Abraço
  • Responder #3   por TesZero em 14 Fev, 2013 10:33
  • Kamuma... não sei onde raio foste desencantar esse post...

    mas... tem tudo haver menos com o assunto do tópico...

    ou seja...

    o assunto é o excesso de óleo...

    o autor do tópico escreveu sobre problemas de perda de pressão de óleo e 3 linhas somente sobre o problema do excesso de óleo...

    Sem falar que o autor deve de ser militar e ter chegado de uma missão onde teve exposto a grande violência...

    isto é a minha opinião, claro...
    mas ao dar a minha opinião explico sempre o porquê de para mim ter lógica de forma contraria, e aqui vai então a minha avaliação do post:

    Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).


    Antes de mais....
    é mesmo assim que a cambota é lubrificada!!! a "chapinar" no óleo....

    podes ver aqui como funciona um motor 4 tempos...   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Coloca a animação a correr e vê como e onde se desloca a cambota...

    Sim... a cambota é mesmo lubrificada a chapinar no óleo...

    Agora... avaliemos por fotos... tu que já tiraste fora o teu carter sabes bem que a cambora fica com parte mergulhada no óleo...

    A cambota:


    e... o carter:


    Como sabes e podes ver na imagem... o carter é "plano", especialmente para passar o escape por baixo e depois afunila, cria um fundo, onde está o tubo de pesca...

    o tubo de pesca vai buscar sempre o óleo à parte mais baixa do motor...

    Como é que vai apanhar ar? especialmente se tiver óleo a mais?
    poderá acontecer se tiver óleo a menos... óbvio...
    mas a mais????

    Se assim fosse... se fizesses uma curva apertada o que acontece ao óleo? pela força centrifuga, não mexe??? :|
    Obviamente mexe... se mexe e não apanha ar... porque iria apanhar ar nessa situação???
    pouco plausível, não?

    tudo isto leva-me a questionar....
     o autor desse tópico alguma vez tirou um cárter na vida? :|

    especialmente por isto:

    Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma.


    Será que bate também claras em castelo????:o

    _____________________________________________________

    No que toca a consequências sobre a falha de pressão de óleo...
    sim... é assim que funciona em casos extremos...
    não é imediato como transparece o post (pelo menos a mim deu a entender tal) mas poderá em casos extremos acontecer...

    Quanto ao processo de explosão/combustão se tornar auto-suficiente....
    acho muito difícil isso acontecer em um motor de injecção electrónica...
    o motor teria que estar mesmo muito... mas muito mau para isso acontecer...
    turbo mesmo com muita passagem (teria que passar por intercooler para chegar à admissão) ou os segmentos já não existirem...

    Portanto... quanto a esse post face ao assunto estipulado... se isto fosse o caçador de mitos diria... BUSTED!!!!
    (mas não é o caçador de mitos e não passa da minha opinião)

    Agora... coloquei os factos, tenham a vossa :D

    _______________________________________________

    Obviamente ninguém vai colocar mais 50% ou 100% do óleo necessário ao ponto de chegar à parte de baixo dos pistões...

    isso iria mesmo dificultar o movimento da cambota e pistões... imaginem porquê...

    Abraço




  • Responder #4   por Guest em 14 Fev, 2013 11:12
  • A pertinência deste tópico deve-se ao facto do User Gdinis me ter informado que se encontrava com o sistema de locomoção da sua viatura extremamente lubrificado ao ponto de ter o conteúdo de duas basilhas de óleo... Lololol... Claro que como sou leigo na matéria fiz a posta... >:D

    Abraço
  • Responder #5   por TesZero em 14 Fev, 2013 11:16
  • O objectivo do tópico (assunto) eu percebo...
    não percebi é o assunto dentro do post que citaste, lol... em que de todo o post citado só 3 linhas se referia ao assunto exposto...

    8 litros de óleo?????
    ele deitou até sair por fora?

    HOOOOOOOO GONÇALO!!!! pensavas que estavas a atestar o depósito????
    era até sair óleo pela vareta?

    tira esse óleo e coloca ao nível...

    OMG!!!!! e não é o teu irmão mecânico? :P

    OMG!!!!!!!

    Abraço
  • Responder #6   por Guest em 14 Fev, 2013 11:22
  • Pois... Lá esta uma reacção equivalente a minha...lol...  Além de que já esta assim a um ano e só fez 26km. Claro que lhe disse para trocar o óleo e filtro...

    Abraço
  • Responder #7   por TesZero em 14 Fev, 2013 12:14
  • ninguém no bom juízo coloca 8 litros de óleo no motor!!!

    por alguma razão existe nível de óleo na vareta......

    No meu caso, embora o carro leve 3,75 com filtro...
    eu coloco sempre os 4... não vou deitar fora 0,25....

    Mas... não estou a atulhar o motor com óleo...

    Abraço
  • Responder #8   por Guest em 14 Fev, 2013 12:20
  • Ele disse-me e passo a citar "o carro anda com PELO MENOS 2 litros a mais de óleo" e depois perguntou-me se poderia ser por isso que o carro estava "preso"...
    Várias razões para estar preso:
    -óleo a mais
    -estar parado (ou fazer 26km num ano)
    -velas gastas
    -etc

    Abraço
  • Responder #9   por TesZero em 14 Fev, 2013 12:23
  • Se não tem a maf a funcionar...
    como sabe se o carro está preso ou não? :|
    Se a maf não lhe mede o ar e consequentemente não faz a injecção correcta... como haveria o carro de desenvolver ?  :>S  :>S  :>S  :>S  :>S

    mais uma vez...

    GONÇALO!!!!!

    OMG!!!!!
  • Responder #10   por Guest em 14 Fev, 2013 12:30
  • Ele disse que já tinha a maf a funcionar... está um video dele no youtube com o ralenti certo, o problema, segundo ele, é que faz um "poço" de vez em quando ao baixar as rotações...

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Abraço
  • Responder #11   por TesZero em 14 Fev, 2013 12:36
  • então que venha ao fórum, actualize o diário de bordo e exponha o problema, pode ser que o consigamos ajudar...

    Abraço
  • Responder #12   por Guest em 14 Fev, 2013 12:46
  • Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook. Com a vossa ajuda, claro, fiz este post...

    Abraço
  • Responder #13   por Lfteixeira em 14 Fev, 2013 16:25
  • Isto é o que o kamuma estava a falar:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  • Responder #14   por Guest em 14 Fev, 2013 17:17
  • Yep... Isso e ibizas... Eeheh...

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation