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Em conversa com o Gdinis deparei-me com uma questão que ele me fez. Perguntou qual os danos por andar com óleo a mais no motor...
Eu encontrei isto e aqui fica o contributo:
"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).
Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.
Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.
O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.
Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.
O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.
Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."
Abraço -
Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
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Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
Como assim? Que diferença há?
Abraço -
Kamuma... não sei onde raio foste desencantar esse post...
mas... tem tudo haver menos com o assunto do tópico...
ou seja...
o assunto é o excesso de óleo...
o autor do tópico escreveu sobre problemas de perda de pressão de óleo e 3 linhas somente sobre o problema do excesso de óleo...
Sem falar que o autor deve de ser militar e ter chegado de uma missão onde teve exposto a grande violência...
isto é a minha opinião, claro...
mas ao dar a minha opinião explico sempre o porquê de para mim ter lógica de forma contraria, e aqui vai então a minha avaliação do post:Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).
Antes de mais....
é mesmo assim que a cambota é lubrificada!!! a "chapinar" no óleo....
podes ver aqui como funciona um motor 4 tempos... Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Coloca a animação a correr e vê como e onde se desloca a cambota...
Sim... a cambota é mesmo lubrificada a chapinar no óleo...
Agora... avaliemos por fotos... tu que já tiraste fora o teu carter sabes bem que a cambora fica com parte mergulhada no óleo...
A cambota:
e... o carter:
Como sabes e podes ver na imagem... o carter é "plano", especialmente para passar o escape por baixo e depois afunila, cria um fundo, onde está o tubo de pesca...
o tubo de pesca vai buscar sempre o óleo à parte mais baixa do motor...
Como é que vai apanhar ar? especialmente se tiver óleo a mais?
poderá acontecer se tiver óleo a menos... óbvio...
mas a mais?
Se assim fosse... se fizesses uma curva apertada o que acontece ao óleo? pela força centrifuga, não mexe??? :|
Obviamente mexe... se mexe e não apanha ar... porque iria apanhar ar nessa situação???
pouco plausível, não?
tudo isto leva-me a questionar....
o autor desse tópico alguma vez tirou um cárter na vida? :|
especialmente por isto:Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma.
Será que bate também claras em castelo??
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No que toca a consequências sobre a falha de pressão de óleo...
sim... é assim que funciona em casos extremos...
não é imediato como transparece o post (pelo menos a mim deu a entender tal) mas poderá em casos extremos acontecer...
Quanto ao processo de explosão/combustão se tornar auto-suficiente....
acho muito difícil isso acontecer em um motor de injecção electrónica...
o motor teria que estar mesmo muito... mas muito mau para isso acontecer...
turbo mesmo com muita passagem (teria que passar por intercooler para chegar à admissão) ou os segmentos já não existirem...
Portanto... quanto a esse post face ao assunto estipulado... se isto fosse o caçador de mitos diria... BUSTED!!!!
(mas não é o caçador de mitos e não passa da minha opinião)
Agora... coloquei os factos, tenham a vossa
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Obviamente ninguém vai colocar mais 50% ou 100% do óleo necessário ao ponto de chegar à parte de baixo dos pistões...
isso iria mesmo dificultar o movimento da cambota e pistões... imaginem porquê...
Abraço
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A pertinência deste tópico deve-se ao facto do User Gdinis me ter informado que se encontrava com o sistema de locomoção da sua viatura extremamente lubrificado ao ponto de ter o conteúdo de duas basilhas de óleo... Lololol... Claro que como sou leigo na matéria fiz a posta...
Abraço -
O objectivo do tópico (assunto) eu percebo...
não percebi é o assunto dentro do post que citaste, lol... em que de todo o post citado só 3 linhas se referia ao assunto exposto...
8 litros de óleo??
ele deitou até sair por fora?
HOOOOOOOO GONÇALO!!!! pensavas que estavas a atestar o depósito?
era até sair óleo pela vareta?
tira esse óleo e coloca ao nível...
OMG!!!!! e não é o teu irmão mecânico?
OMG!!!!!!!
Abraço -
Pois... Lá esta uma reacção equivalente a minha...lol... Além de que já esta assim a um ano e só fez 26km. Claro que lhe disse para trocar o óleo e filtro...
Abraço -
ninguém no bom juízo coloca 8 litros de óleo no motor!!!
por alguma razão existe nível de óleo na vareta......
No meu caso, embora o carro leve 3,75 com filtro...
eu coloco sempre os 4... não vou deitar fora 0,25....
Mas... não estou a atulhar o motor com óleo...
Abraço -
Ele disse-me e passo a citar "o carro anda com PELO MENOS 2 litros a mais de óleo" e depois perguntou-me se poderia ser por isso que o carro estava "preso"...
Várias razões para estar preso:
-óleo a mais
-estar parado (ou fazer 26km num ano)
-velas gastas
-etc
Abraço -
Se não tem a maf a funcionar...
como sabe se o carro está preso ou não? :|
Se a maf não lhe mede o ar e consequentemente não faz a injecção correcta... como haveria o carro de desenvolver ?
mais uma vez...
GONÇALO!!!!!
OMG!!!!! -
Ele disse que já tinha a maf a funcionar... está um video dele no youtube com o ralenti certo, o problema, segundo ele, é que faz um "poço" de vez em quando ao baixar as rotações...
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Abraço -
então que venha ao fórum, actualize o diário de bordo e exponha o problema, pode ser que o consigamos ajudar...
Abraço -
Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook. Com a vossa ajuda, claro, fiz este post...
Abraço -
Yep... Isso e ibizas... Eeheh...
Abraço