Teste de compressão

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  • Teste de compressão   por guerreiro em 02 Dez, 2013 18:32
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    Não sou mecânico e por isso peço que algum entendido em mecânica me corrija se estiver errado...
    Pedi para fazerem o teste de compressão a um carro que estou para a adquirir brevemente e cujo objectivo é colocar a GPL. Tenho lido que um dos factores fundamentais para o motor trabalhar bem a GPL será ter uma boa compressão...

    O gráfico do motor em causa (Saab 900 2.0Turbo de 1995 com 70500km) indica que os cilindros tem uma compressão entre 166PSI (o mais elevado) e 152PSI (o mais baixo). Segundo li:
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    Um motor em excelente estado deve ter uma compressão acima dos 135PSI e a diferença entre a maior e menor deve ser inferior a 21PSi... desta forma isto demonstra-me que o motor está em excelente estado... pelo menos a nivel de segmentos e cilindros...

    A minha questão é se estou a ter o raciocionio correcto ou nem por isso?

    Obrigado a todos
  • Responder #1   por TesZero em 02 Dez, 2013 21:09
  • A maior preocupação nos testes de compressão é a comparação entre cilindros.

    O teu, como vês pelo grafico, tem boa compressão.

    A compressão não avalia só os segmentos, avalia também:
    - estado da junta da colaça
    - da própria colaça
    - dos vedantes de válvulas
    - das próprias válvulas

    Portanto deverás ter tudo direitinho.

    Não sei se o carro esteve parado muito tempo ou se usou agua...

    Estamos a falar de um carro com já alguns anos, uma troca da junta da colaça nunca será mal pensado...
    Independentemente do estado do teste de compressão.

    Abraço
  • Responder #2   por guerreiro em 03 Dez, 2013 01:03
  • À partida e uma vez que a compressão está dentro da normalidade penso que uma mudança de junta poderá ser adiada até uma kilometragem mais elevada aproveitando para mudar tb a correia de distribuição. Correcto?

    Obrigado mais uma vez Teszero.
  • Responder #3   por SMAP em 03 Dez, 2013 08:23
  • À partida e uma vez que a compressão está dentro da normalidade penso que uma mudança de junta poderá ser adiada até uma kilometragem mais elevada aproveitando para mudar tb a correia de distribuição. Correcto?

    O que acontece muitas vezes é que a junta começa a apodrecer se tiver sido usada agua no sistema de refrigeração. Como o carro não tem andado muito não é notório, no entanto quando começar a andar todos os dias logo se percebe se a junta cede a pressão ou não. Não estou a dizer que vai ceder, só estou a dizer que pode acontecer.
  • Responder #4   por TesZero em 03 Dez, 2013 10:53
  • Se a junta for de origem ou se o carro esteve parado... vai ceder de certeza....

    Estamos a falar de um carro com cerca de 14 anos...

    As juntas apodrecem de dentro para fora, por norma está tudo bem até entrar água para o óleo...

    Mas isso acontece em todos os carros que possas ver para comprar... os SAABs até são bem resistentes nesse aspecto...

    Sendo turbo, maior esforço tem a junta...

    O meu motor esteve parado 6 anos com anti-congelante, não tinha água sequer... Tinha 75.000 kms... Optei por trocar a junta e colocar tudo direitinho e a secção junto aos cilindros e bocais de água... PODRES...
    Mas... um motor com 16 anos... é óbvio que ia encontrar isso...

    Isto é uma sugestão , obviamente :)

    Abraço
  • Responder #5   por guerreiro em 03 Dez, 2013 11:31
  • E para fazer uma substituição dessas poderá custar quanto? No caso de avançar com essa reparação aconselhariam também a mudar já a correia de distribuição só com 70000km ou mudar só a junta?
    No caso de ir deixando andar se a junta ceder começo a notar uma pasta na vareta do óleo e óleo no anticongelante certo? Eu já tive um MG TF e tenho uma certa experiencia em juntas!! Eles são famosos nisso  ???
    Para fazer um trabalho desses quem aconselhariam na zona de Mafra/Loures/Lisboa?

    Abraço
  • Responder #6   por SMAP em 03 Dez, 2013 14:31
  • E para fazer uma substituição dessas poderá custar quanto? No caso de avançar com essa reparação aconselhariam também a mudar já a correia de distribuição só com 70000km ou mudar só a junta?

    Quem quer que te mude a junta pode avaliar o estado da corrente de distribuição, mas a partida eu não vejo necessidade

    Para fazer um trabalho desses quem aconselhariam na zona de Mafra/Loures/Lisboa?

    Lê este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #7   por TesZero em 04 Dez, 2013 00:11
  • Olá, estive a ver o carro e está impecavel...

    Mas... um carro de 1995 com 70.000 kms...
    Bem... aquele caro esteve MUITO tempo parado....

    Eu mudava isso sem pestanejar... não ia esperar que rebentasse... mas o mais certo é dizerem-te na oficina para andares até dar sinais :P

    Sim, pode juntar água no óleo e vice-versa.
    Começar a borbulhar no vaso de expsansão.
    Perderes pressão de turbo.

    Abraço
  • Responder #8   por guerreiro em 04 Dez, 2013 00:18
  • Obrigado.
    Chegaste a fazer test drive? Está a andar normalmente?
  • Responder #9   por TesZero em 04 Dez, 2013 00:21
  • mais novo... só se esperes que os voltem a importar da suécia e vás ao stand :P :P :P

    Agora... só se fores muito picuinhas mesmo irás encontrar defeitos que te chateiem...

    eu preocupei-me com a parte mecânica visto que de aspecto geral o carro aparenta estar novo...

    Abraço

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