Vibração no motor

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  • Vibração no motor   por aarriscado em 28 Nov, 2013 11:22
  • Caros membros

    Venho mais uma vez colocar uma questão e ver se alguém me pode esclarecer:

    Como alguns sabem tenho um Saab 93 SE TID Coupe de 1999, comprei-o novo ao "falecido" Concessionário Saab Cimpomovel.
    Este automóvel conta com 270.000 Km's.

    Mas voltando ao assunto a questão é a seguinte:
    Necessitei de mudar o apoio inferior do motor. O apoio é este:
    PFS903066  9-3 98'-02' Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - na PFS
    Este apoio do motor "é da concorrencia" o original tem esta referência:
    4961330  9-3 98'-02' Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - Genuine Saab - na PFS 
    Desde que o mudei noto que ao ralenti o motor vibra mais e claro essa maior vibração causa desconforto.
    Noto também que ao ralenti o motor encontra-se por volta das 800 rpm mas se eu acelerar um bocado e o colocar por volta das 1000 rpm a vibração deixa de existir.
    À medida que o motor vai aquecendo esta vibração ao ralenti vai atenuando mas nunca se elimina completamente.

    Será pelo facto do apoio ser "da concorrência" que isto me acontece, (justificação mais simples) ou haverá alguma hipótese de se "mexer" no ralenti de forma a colocar as rotações por volta das 1000 rpm e assim a vibração deixar de existir?
    Parece-me que a gestão do ralenti é automática mas não haverá hipótese de intervir para colocá-lo nas 1000 rpm, rotação mais "normal" do ralenti?

    Será que alguém me pode ajudar?

    Obrigado desde já a quem se disponibilizar a fazê-lo.

    Cumprimentos
  • Responder #1   por SMAP em 28 Nov, 2013 16:16
  • haverá alguma hipótese de se "mexer" no ralenti de forma a colocar as rotações por volta das 1000 rpm e assim a vibração deixar de existir?
    Parece-me que a gestão do ralenti é automática mas não haverá hipótese de intervir para colocá-lo nas 1000 rpm, rotação mais "normal" do ralenti?

    Isso no meu entender não sse deverá fazer nunca.

    Eu passava pela oficina que pôs o apoio ou por outra oficina para ter a certeza que o apoio está bem colocado e bem apertado.
  • Responder #2   por TesZero em 28 Nov, 2013 19:30
  • todos os apoios do meu carro são da concorrência... e não vibra :)

    Mas não tenho um 2.2, também não sei qual a rotação a que deverá estar ao relanti...

    Contudo esses carros sofrem bastante da sujidade da admissão devido à EGR.

    A admissão e válvula egr devem de ser abertas e limpas de longe a longe.... pelo menos a cada 50.000...

    poderá ser essa a causa do relanti baixo e vibração a frio.

    Abraço
  • Responder #3   por aarriscado em 29 Nov, 2013 15:46
  • Caros membros TesZero e SMAP

    Obrigado pelas respostas.

    Vou verificar e tentar limpar a admissão e valvula EGR.

    Cumprimentos
     
  • Responder #4   por teco em 10 Dez, 2013 01:56
  • três hipóteses

    1. quando trocaste o apoio mais caro (o hidraulico) viste se o de cima (de borraçha) não estará lixado?

    2. quando montaram o motor podem ter solto qualquer coisa... eventualmente na admissão?

    3. fizeste a asneira de meter diesel nalguma bomba low cost? a mim quase me matou o carro um único abastecimento... cuidado que o diesel barato sai caro, andou com um ralenti de m***a mesmo depois de acabar de encher o deposito com BP (e pode ter sido na garagem onde te montaram o apoio)

    se tiver dito asneiras... deixa lá, pelo menos tentei
  • Responder #5   por TesZero em 10 Dez, 2013 20:38
  • A do combustível também é bem pensado...

    já vi dois SAABs sem pegarem após terem colocado combustíveis do eleclerc...
    Só depois de irmos à galp buscar gasolina é que pegou...

    Grande teco.... :P

    (vês... não te bato sempre.... )

    Abraço
  • Responder #6   por aarriscado em 12 Dez, 2013 11:15
  • Caros membros

    Em relação ao combustível não deve ser porque meto sempre na mesma bomba de combustível em mais que um carro, embora seja uma bomba low-cost (Jumbo), e até agora nunca tive problemas, em nenhum deles.

    Há já alguns anos metia sempre bp ultimate e isso não impediu que a bomba de gasóleo avariasse.

    Neste momento ainda não me foi possível limpar a válvula EGR e a admissão mas mal possa vou fazê-lo porque o carro além de vibrar também está a desenvolver mal e chega a uma determinada velocidade por volta dos 140 já não desenvolve mais.
    O medidor da massa de ar não deve ser porque acabei de colocar um novo que já tinha em casa de reserva.

    Mal consiga limpar a admissão e a vávula EGR dou feedback.

    Abraço
  • Responder #7   por TesZero em 13 Dez, 2013 09:38
  • se nunca limpou, deve de ser limpa pelo menos a cada 50.000 kms.

    O medidor de massa de ar é a referência correcta de certeza, certo?
    porque se for parecido... pode funcionar, mas funcionar mal dando valores errados a centralina injectando consequentemente misturas erradas.

    Abraço
  • Responder #8   por aarriscado em 13 Dez, 2013 10:43
  • Realmente em 270.000 km's nunca fiz uma limpeza à admissão e válvula EGR por isso vou tratar de a fazer porque parece-me a opção mais correcta para resolver o problema.

    Quanto ao medidor de massa de ar só o mudei por "descargo de consciência" porque desde que coloquei o novo não notei diferença nenhuma.

    O "problema" é que o meu mecânico "não gosta" de fazer estas limpezas mas, já se convenceu que temos de a fazer.

    Obrigado a todos pela ajuda

    Depois de fazer a limpeza dou feedback.

    Abraço
  • Responder #9   por gmcarvalhais em 13 Dez, 2013 10:45

  • Agradeço feedback, julgo q o meu carro está exactamente c/ os mesmos sintomas e só tem 170 000Km  :|@
    Abraço.
  • Responder #10   por TesZero em 14 Dez, 2013 00:58
  • No peugeot tinha 140.000 sem limpar egr e o carro alem de trabalhar mal já fazia mais barulho :|
    Como vocês aguentam conduzir com mais de 150.000 sem a limpar?

    pior... como conseguem conduzir com isso activo?!? :P
    lol

    Ok, aguardamos feedback da limpeza :)

    Abraço
  • Responder #11   por aarriscado em 26 Dez, 2013 11:48
  • Caros membros

    Escrevo este post para dar feedback em relação à limpeza da EGR e admissão. Na realidade a EGR e a admissão estavam bastantes sujas e após limpeza nota-se que o carro está a andar melhor.
    Quanto à vibração continua a fazer a mesma vibração em frio mas quando o motor atinge temperaturas normais deixa de fazer tanta vibração passando a ser muito menor mas ainda vibra.

    Eu, neste momento, desconfio que seja o apoio de motor da "concorrência" que coloquei porque o motor dos diesel vibra mais que os motores a gasolina e o apoio original é de gel o que amortece muito mais as vibrações.

    Resumindo o carro já precisava desta limpeza EGR/Admissão mas, continua a fazer a vibração como expliquei e desconfio que só consigo resolver o assunto colocando o apoio original.

    Vou deixar andar mais algum tempo e entretanto vou ver se encontro um apoio de origem para testar.

    Abraço



  • Responder #12   por TesZero em 26 Dez, 2013 22:55
  • Obrigado pelo feedback :)

    Se passou a fazer após troca do apoio... poderá ser do mesmo...

    é uma questão de experimentar com um original nem que seja usado... isto para ter certezas.

    Abraço
  • Responder #13   por aarriscado em 27 Dez, 2013 12:17
  • TesZero

    Obrigado pela resposta.

    Em relação ao ao apoio do motor não saberás por acaso onde é que posso encontrar um usado ou não saberás de alguém que me possa ajudar a encontrá-lo.
    Como dizes para ter a certeza só experimentando e como o original na PFS custa a módica quantia de 284,80 € + transportes (não consultei a NEOBROTHERS) fica um pouco caro para fazer a experiência

    Já agora o Part Number do apoio original é : 4961330
    e a descrição é :    9-3 98-02 Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - Genuine Saab

    Obrigado pela ajuda
    Abraço

  • Responder #14   por ciber007 em 28 Dez, 2013 16:07
  • A bomba injectora do 2.2 avaria cronicamente, não tem muito a ver com o gasóleo que se usa. Claro que um combustível de melhor qualidade ajuda bastante o material a durar mais mas ias acabar por ter o mesmo problema mais tarde ou mais cedo. Já me disseram que nas bombas injectoras até é melhor usar um gasóleo de qualidade normal pois lubrifica melhor as partes internas ao contrário do premium que é muito mais "seco".

    Quanto à vibração, que óleo utilizas e qual a graduação?

    Abraço.

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