Saab 9.3 SS 1.9 Tid vector sport perda de potência

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  • Saab 9.3 SS 1.9 Tid vector sport perda de potência   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 13:31
  • Boas.
    Comprei em setembro o carro referenciado no assunto,com 178000, tendo agora 183000,sendo o mesmo de 2005. Estava bastante satisfeito com ele mas começou a surgir um problema... Antes sentia o turbo a disparar às 1800rpm. Tinha a força de um animal... Mas agora só dispara por volta as 2200 e, entre as 1500 e as 2000 não faço nada dele...Por exemplo, em recta, a 100kmh e às 2000rpm, carrego no acelerador a fundo e ele nem se mexe... Qualquer subida e ele não aguenta... Tornou-se lento a ganhar rotação.. alguém já teve o mesmo problema? Pensei ser da EGR ou do filtro de partículas... Fazendo uma reprodução e eliminando estes, será que resolvia? Obrigado
  • Responder #1   por meteorologist em 30 Jan, 2017 14:45
  • Olá,

    Pode ser o filtro de particulas a precisar de uma limpeza. Que tipo de percurso faz habitualmente? Aproveite para soltar um pouco o seu 9-3 em estrada aberta e veja se melhora. Levou velas recentemente ou o filtro do gasóleo? Tem por hábito colocar gasóleo lowcost?

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #2   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 14:54
  • Habitualmente é para uso dentro de localidade e por vezes estrada aberta... Há umas semanas apareceu mensagem de água no combustível e a partir daí só Repsol ou bp... Não levou nada recentemente
  • Responder #3   por meteorologist em 30 Jan, 2017 15:04
  • O melhor é mesmo indo por partes, talvez seja bom ver o estado do filtro de gasóleo se o mesmo nunca foi substituido na sua mão. Aproveite também para ver o estado das velas e filtro de particulas. Esta é a minha sugestão, indo descartando aos poucos coisas que são de desgaste.
    Nota algum acrescimento de fumo no escape? O ideal seria ligar o carro a um Tech2 para ver se existe algum erro gravado. Face à sua localização o agente Saab mais perto será a GasparAuto;

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    Abraço,
    Tiago

  • Responder #4   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 15:07
  • Na minha mão nada foi substituído ainda, dado que apenas o tenho há quatro meses. Mas sim, teria de ver por partes... Qualquer coisa, o carro também tem um ano de garantia de motor... Obrigado
  • Responder #5   por meteorologist em 30 Jan, 2017 15:07
  • Já agora aproveito para perguntar, o carro da foto é o seu 9-3? Não estava à venda no StandVirtual no Norte do país? A foto não me é estranha.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #6   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 15:07
  • Quanto ao fumo, apenas de manha, frio, faz um pouco de fumo branco ao ligar...
  • Responder #7   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 15:08
  • Sim a foto é do meu. Mas foi adquirido em Sintra
  • Responder #8   por Rui Henriques em 30 Jan, 2017 16:06
  • Boas, como com qualquer carro usado, deve-se sempre fazer uma revisão após a compra, mesmo que o antigo dono lhe diga que a fez à pouco tempo e que está tudo ok. Passe por um mecênico conhecido ou amigo, ou mesmo na Gaspar Auto e marque uma revisão ao Saab, pode ser preciso mudar alguns filtros.

    Quanto aos sintomas que descreve são muito parecidos aos que o meu tem. Até às 1900-2000 RPM não consigo aquele binário que tenho depois das 2000 RPM. Se quiser ultrapassar e estiver a baixas rotações geralmente não arrisco e reduzo para fazer uma ultrapassagem mais segura. Eu ainda não descobri bem o que será no meu caso, mas para além disso o meu de vez em quando soluça entre as 1500-2000 RPM. Disseram-me que deve-se ao facto de ter anulado as borboletas da admissão, não sei se no seu caso ainda as tem? Estas borboletas são peças que se costumam partir e por vezes podem causar estragos no motor.

    Espero que tenha ajudado, cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #9   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 17:16
  • O meu não soluça em nenhumas rotações... Já me falaram dessas borboletas também e já me disseram que poderá ser o turbo também... Não sei mesmo... De qualquer forma o stand deu garantia de um ano. Não sei que fazer...
  • Responder #10   por meteorologist em 30 Jan, 2017 17:28
  • Já expos a situação ao vendedor uma vez que tem garantia?
    Eu primeiro começaria por fazer uma revisão geral ao carro pois parece-me não ter sido feita. Se o problema persistir então iria ver o estado da FAP. Pode precisar de uma limpeza.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #11   por Luis Isidoro em 30 Jan, 2017 17:30
  • De facto ainda não... Mas este fim de semana tenho de fazer 500kms quase tudo em auto estrada e quero ver como se porta levando  aperto...Mas já começo a stressar...
  • Responder #12   por Rui Henriques em 30 Jan, 2017 20:38
  • Para despistar o FAP, em autoestrada faça uns 10-15 km's entre as 3000 e as 3500 RPM para obrigar o FAP a fazer uma regeneração, já que este, para fazer a regeneração têm de atingir temperaturas muito elevadas, daí os percurso citadinos nunca darem hipóteses para o filtro se regenerar por si próprio. Se ele realmente fizer a regeneração pode sentir que ele fique sem força durante algum tempo e pode até sair um pouco de fumo pelo escape. De qualquer das maneiras se ligar o Saab a uma Tech II fica logo a saber se ele tem problemas no filtro de partículas. Quanto ao turbo é que já não sei...
  • Responder #13   por Luis Isidoro em 13 Fev, 2017 15:42
  • Boas!
    Já limpei a EGR e parte da admissão... O problema persiste... 😑😣
    Será a geometria do turbo???
  • Responder #14   por Rui Henriques em 13 Fev, 2017 18:06
  • Pelo que vi no grupo do facebook diz que o filtro de partículas está a 82%. Esta percentagem se saturação é um pouco elevada. Experimentou a fazer o que eu lhe sugeri, para tentar regenerá-lo?

    Mais uma vez digo-lhe que está a passar pelo que eu passei. Sintomas iguais, por exemplo em 6ª se for a 90 km/h (~2000 RPM) e quiser ultrapassar obriga-me a reduzir, pois nunca sei se ele vai desenvolver ou morre-me ali ao lado do outro carro. Já fiz tudo o que você fez e sem sucesso.

    Cumprimentos,
    Rui Henriques

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