Atenção aos ciclistas

Voltar
  • Atenção aos ciclistas   por Guest em 08 Ago, 2013 01:07
  • O Código da Estrada voltou a sofrer alterações importantes, neste caso no que diz respeito ao uso da bicicleta, o novo CE introduz alterações que o aproximam da legislação dos países europeus com melhores índices de segurança rodoviária. Destaca-se que este novo CE:

    Acaba com a discriminação dos velocípedes na regra geral da cedência de passagem: tem prioridade quem se apresenta pela direita num cruzamento não sinalizado, seja um veículo a motor ou um velocípede;

    Obriga o condutor a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m do ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem;

    Reforça que é obrigação do condutor de cada veículo assegurar-se que o seu comportamento não põe em risco a segurança dos peões e condutores de velocípedes, bem como de outros utilizadores vulneráveis;

    Elimina a obrigatoriedade dos velocípedes circularem nas ciclovias, permitindo ao utilizador de bicicleta optar por circular juntamente com o restante trânsito quando não considere a alternativa em ciclovia vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade;

    Introduz a permissão de dois velocípedes circularem lado a lado numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito

    Permite a circulação de velocípedes em corredores BUS, quando tal for autorizado pelas câmaras municipais;

    Equipara as passagens para velocípedes às passagens para peões, tendo agora os condutores dos outros veículos que ceder passagem aos condutores de velocípedes, nos atravessamentos em ciclovia;

    Prevê e permite o transporte de passageiros em atrelados;

    Prevê zonas de coexistência, em que os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública e realizar jogos, não sendo permitido o estacionamento nessas zonas;

    Permite (não obriga) a circulação no passeio por condutores de velocípedes até aos 10 anos de idade.


    "in: multas.pt"


    Abraço
  • Responder #1   por amreal em 08 Ago, 2013 09:37
  • Informação útil!

  • Responder #2   por TesZero em 10 Ago, 2013 12:25
  • e acho muito bem...
    Não sou grande velocípede, lol
    Mas por vezes ve-se cada uma...

    Abraço
  • Responder #3   por castelar em 10 Ago, 2013 20:20
  • Só não me parece acertado a autorização de andarem lado a lado, de resto tudo bem!
  • Responder #4   por TesZero em 11 Ago, 2013 16:01
  • isso também me chateia um pouco...
    e ja passa algo cívico...
    sendo que considero atrapalhar os outros para nossa comodidade uma falta de civismo...

    Abraço
  • Responder #5   por celso em 11 Ago, 2013 23:21
  • eu quero ver se agora os ciclistas vão parar de atravessar os sinais vermelhos tal como vejo fazer imensas vezes no cruzamento do alta da maia. Haaaa e já agora espero que sejam tambem obrigados a usar seguro pois se me beterem no carro caso não tenham preoridade quer ver quem paga os danos...
  • Responder #6   por TesZero em 12 Ago, 2013 12:42
  • também é um bom ponto de vista...
    Antigamente tinham que ter uma licença de condução...
    Isto é... se conduzem na estrada como um carro / mota tendo os mesmos direitos... deveriam ter também os mesmos deveres...
    Obviamente vejo por uma questão de segurança... não ando de bicicleta todos os dias... mas também o faço...

    Abraço
  • Responder #7   por Aero74 em 01 Set, 2013 17:27
  • O Código da Estrada voltou a sofrer alterações importantes, neste caso no que diz respeito ao uso da bicicleta, o novo CE introduz alterações que o aproximam da legislação dos países europeus com melhores índices de segurança rodoviária.

    Ora aí está: PORTUGAL tem legislação equiparada aos melhores  O0

    Basta ler a nossa Constituição, Código Penal, Código de Processo Penal, etc...

    Este país tem a particularidade de, à primeira vista, ter tudo tal qual os países ditos desenvolvidos, só que na prática nada funciona  >:(

    Para quem não souber, passar um semaforo quando vermelho é passível de contra-ordenação.

    Os ciclistas merecem todo o respeito dos restantes utentes e vice versa.

    Já o civismo não surge por decreto, pelo que espero que as autoridades estejam atentas e exigentes com todos.

    Abraço.
  • Responder #8   por TesZero em 02 Set, 2013 12:15
  • e...
    Existe maneira de um ciclista ser autoado por passar um vermelho?

    Isto é, a coima não tem que estar associada a uma matricula / veiculo ou licença de condução?

    Eu gostava era de ver a polícia a multar quem atira lixo para o chão...
    Eu passo-me no meu trabalho...
    Dois recipientes de lixo / cigarros com um intervalo de 20 metros e mesmo no meio deitam as biatas para o chão...

    Era sem dúvida uma fonte de rendimento e limpeza para portugual...

    isso sim... eu gostava de ver a ser cumprido...

    Abraço
  • Responder #9   por Aero74 em 03 Set, 2013 06:52
  • Sim  é possível autuar um ciclista que passe um vermelho. Pode igualmente ser detido por circular com uma taxa-crime de alcool no sangue...
    Há muito desconhecimento nessa matéria.

    Tes, a mim tiram-me do sério os que conspurcam a via pública.

    Uma vez estava eu a chegar à Areosa, para-arranca num engarrafamento quando, da A6 ao lado do meu carro, atiraram uma garrafa de água para o meio da estrada. Como o trânsito estava parado, sai calmamente do meu carro, baixei-me para pegar nela e voltei a atirá-la para o interior da carrinha. Quando caí em mim realizei que foi um ato irrefletido mas é assim, salta-me a tampa :||
  • Responder #10   por TesZero em 03 Set, 2013 10:52
  • haaa..... tu és daquele tipo de pessoas que te chateias com a falta de civismo das velhinhas que atracam os carros na missa :D

    Também me chateia imenso isso...
    Várias vezes chego junto das pessoas, apanho o que deitaram para o chão e coloco no lixo à frente das mesmas...
    Algumas percebem o que fiz... outras fazem o mesmo logo a seguir...
    Enfim...

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation