-
o meu 9000 resolveu negar-se a meter mudanças, ewtava até com esperanças que se tivesse tornado em caixa automática, mas acordei do sonho e vi a triste realidade de o pedal de embraiagem não fazer nada, fica lá no fundo e engata com muita dificuldade, não dá para andar. resultado esta a fazer a viagem de volta num porta carros, ainda não chegou a Lisboa.
Na Skandix tem a bomba hidraulica, supostamente para o meu 9000, eu queria confirmar com quem me subesse dizer, qual a ref da bomba para o 9000 de 1997 a gasolina, isto se for só da li
vamos ver. rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr -
Podem ser 3 coisas
Tubo roto - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Bomba principal - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Bomba auxiliar - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn -
Por vezes se levantares o pedal com o pé (quando ele fica em baixo) ajuda provisoriamente, pelo menos para desenrasque de emergência.
-
Sim, por norma é o bombite da embraiagem (bomba secundária dentro da caixa)
É algo que eu tenho SEMPRE atenção quando tiro uma caixa fora... porque ´e uma porra de uma trabalheira para o trocar... tem que se tirar a caixa do carro para trocar a porra de um vedantes.
Não compres bomba nenhuma...
A primeira coisa que tens a fazer é veres se o tubo mencionado pelo smap está roto... é bastante comum eles rasgarem...
Depois é verificares se tens óleo junto ao pedal da embraiagem... se não tiveres, a bomba principal estará boa..
Verifica se tens óleo a escorrer na zona da caixa... se tiveres... é o bombite da caixa...
Podes comprar novo ou simplesmente trocar os vedantes do mesmo...
O pistão do bombite não costuma estar riscado... logo é só trocar vedantes...
NÃO TE ACONSELHO a comprares vedantes aftermarket... pelo menos os da scantech trocas e passado 10.000 kms tens que trocar de novo...
Alem disso os originais, salvo o erro, rondam os 20€....
Abraço -
obrigado pelos conselhos, o carro chegou hoje e depois de uma breve analise parece ser dentro da caixa, sangrámos o sistema e recuperou mas amanha vai-se analisar com mais cuidado.
no pedal não perde oleo , nem no dito tubo , nem nos travoes
eu gostaria de ir para o kit de reparação, mas isso implica na mesma o desmontar da caixa, e se não dá certo?!, é um problema quando não somos nós a fazer e poder ter o carro parado sem problemas numa garagem própria, por isso o mais certo é comprar novo e trocar.
Obrigado amigos
-
agora também quero ponderar a embraiagem, será que vale apena? tendo tudo desmontado? eu penso que ainda seja a original e tem 170mk, mas não patina. omaster cylinder não me preocupa porque é externo e de facil acesso
que acham caros amigos saabistas? -
A embraiagem vai depender do desgaste...
o problema da caixa, é que mesmo uma pessoa experiente, demora cerca de 5 / 6 horas a tirar uma e a colocar outra
e... nos 9000´s não precisamos de tirar o motor porque o charriô abre a meio
vê o meu tópico para perceberes se quiseres, em ambos os 9000 tens fotos sem caixa.
170 depende da tua condução...
uma embraiagem pode durar 200.000 ou 100.000, depende de como a usares...
Mas se arranjares uma a bom preço... era de aproveitar visto que vais ter isso aberto... e ter o mesmo trabalho passado 30.000 kms... é escusado.
Eu, trocava logo tudo... mas isso sou eu que farto-me de trocar material bom
um dia destes começo a dar esse material "bom" a quem me critica
Com o kit de reparação fica bom em 90% dos casos... só não fica se tiveres o pistão do bombite arranhado (nunca vi nenhum arranhado)
tens aqui o kit ORIGINAL, pelos vistos a PFS já nem vende o da scantech de tantos problemas que deu...
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Aqui o bombite completo se quiseres gastar mais dinheiro, agora estão bem mais baratos, lembro-me disto a 300€:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
quanto à tua embraiagem, o teu é LPT, certo? então deverá ser esta que está em promoção:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Normalmente este kit ronda os 300€
Espero ter ajudado, sendo do bombite, vais ficar na rua parado de novo, não adianta sangrar...
Abraço : -
Atenção, o teu 9000 é um LPT. Sendo um LPT o volante de motor é mais pequeno do que o de um FPT e a embraiagem também não aguenta tanto binário.
Tendo em conta que já tens uma repro no teu 9000 e tens bem mais que os 150 CV originais, acho que o que deverias fazer era por um volante de motor de 240 mm (o do fpt é de 228mm) e por uma embraiagem de um FPT.
Está é a embraigem de um LPT - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Está é a embraigem de um FPT - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn -
Sim..... se tens repro... um dia que precises de trocar a embraiagem... troca obviamente também o volante do motor...
Tenho lá em casa um volante de motor de 1996, tenho que ver o tamanho...
Abraço -
Tens aqui o que o tez estava a dizer.....
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
So precisas de tirar meio charrion e consegues tirar a caixa, mas menos que 5h nao te livras, aproveita e melhora para a outra embraiagem.... -
Os aniversários já vem com volante de motor de 240mm, não faz falta trocar.
-
Os aniversários já vem com volante de motor de 240mm, não faz falta trocar.
Não vem nada, não é uma questão de aniversario ou não. É uma questão de motor, sendo um B204E vem com volante de motor de 228m.
Se for um aniversario com motor B204L ou B234L claro que vem com volante de motor de 240mm -
Smap... já desmontaste algum ou viste desmontado??? falo dos aniversários... vem com 240mm sim!
-
O motor dos aniversários é B204L.
-
O motor dos aniversários é B204L.
O motor dos aniversarios não é B204L, é simplesmente o motor com que foi vendido. O 9000 do meu Pai é aniversario com motor B204E e volante de motor de 228mm.
O 9000 do FP9000 é um Aniversario com B234E