Saab 93 Sw 1.9 TTID 180

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  • Saab 93 Sw 1.9 TTID 180   por rmtl em 05 Mai, 2018 20:39
  • Ora viva!

    Um Saab 93 Sw 1.9 TTID 180 Nacional 2009 com quase 200 mil km.
    Quais os cuidados a ter:
     - antes das comprar
     - depois da compra
    Qual o IUC?
    Quem fabricou o motor?
    Como se comporta o FAP e a EGR?
    Obrigado,
    Rui
  • Responder #1   por Rui Henriques em 06 Mai, 2018 21:28
  • Boas
    O motor 1.9 é Fiat e podes encontrá-lo em marcas comp Alfar Romeo, Opel e Fiat. É um bom motor, mas que costuma dar problemas como as borboletas da admissão, FAP e EGR. No meu caso, já deu tudo problemas e já saiu tudo fora O0
  • Responder #2   por rmtl em 06 Mai, 2018 22:14
  • Boas
    O motor 1.9 é Fiat e podes encontrá-lo em marcas comp Alfar Romeo, Opel e Fiat. É um bom motor, mas que costuma dar problemas como as borboletas da admissão, FAP e EGR. No meu caso, já deu tudo problemas e já saiu tudo fora O0
    E não é detectado mas inspeção?
  • Responder #3   por Rui Henriques em 07 Mai, 2018 01:30
  • Por enquanto os centros de inspeções não têm como ver que não estão presentes. Cada ano que vou a uma inspeção falo com o examinador e explico o que se passa com o carro e costumam comentar que mais tarde ou mais cedo os centros de inspeção vão ter a possibilidade de verificar os parâmetros do filtro de partículas, mas entretanto não se tem passado nada por isso... E agora com o fim dos carros a diesel, também já não é algo que faça muito sentido.
  • Responder #4   por meteorologist em 07 Mai, 2018 08:19
  • Atenção que não é só nos centros.

    Sei de um projecto piloto que a ser implementado servirá como os radares de velocidade mas que têm a capacidade de identificar os veículos poluentes com o intuito de os multar  (na realidade é mais complexo que isto). Como referi é um projecto pelo que não poderão multar mas a tecnologia para isto já existe e segundo percebi Espanha já tem algo do género implementado.

    Quanto ao motor o Rui já disse tudo. Temos cá um user com este motor num 9-3 sedan pelo que talvez ele possa dar mais algum input. Penso que já tem mais de 300 mil km feitos (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - Sérgio chamado à recepção :) ).


  • Responder #5   por Rui Henriques em 07 Mai, 2018 11:01
  • Atenção que não é só nos centros.

    Sei de um projecto piloto que a ser implementado servirá como os radares de velocidade mas que têm a capacidade de identificar os veículos poluentes com o intuito de os multar  (na realidade é mais complexo que isto). Como referi é um projecto pelo que não poderão multar mas a tecnologia para isto já existe e segundo percebi Espanha já tem algo do género implementado.

    Quanto ao motor o Rui já disse tudo. Temos cá um user com este motor num 9-3 sedan pelo que talvez ele possa dar mais algum input. Penso que já tem mais de 300 mil km feitos (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - Sérgio chamado à recepção :) ).




    Fogo, era só o que faltava agora... Grande parte dos carros a diesel que se vê na estrada mais velhos e com FAP de fábrica já não têm, por isso era um grande tiro na cabeça para muita gente pagar a multa + colocar FAP de novo no carro.
  • Responder #6   por meteorologist em 07 Mai, 2018 14:19
  • Rui, percebo-te mas eu sei desta iniciativa e sei que não é única na Europa. O futuro deverá ser esse pois em várias cidades europeias começas a ter restrições apertadas quanto à circulação de veículos devido à qualidade do ar.

    Tecnologia para isto já existe, por incrível que pareça, pois fui céptico quanto à solução técnica.

    Em PORTUGAL deverá avançar em 3 cidades... isto se a iniciativa seguir em frente.

  • Responder #7   por Rui Henriques em 07 Mai, 2018 21:17
  • Agora fiquei curioso! Tens algum link sobre isso Tiago?
  • Responder #8   por meteorologist em 07 Mai, 2018 22:33
  • Rui, tenho o link para o que foi desenvolvido em Espanha;

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Tens um vídeo sobre o projecto.


    Abraço,
    Tiago
  • Responder #9   por 26fatboy em 08 Mai, 2018 20:47
  • Ora cá estou eu como requisitado ;D ;D

    Eu já tive 2 tid 150cv e agora tenho um ttid 180cv. Não tenho razão de queixa em nenhum tirando o cancro dos diesel...

    Nos 2 de 150cv limpei a erg e tudo bem.. neste tive mesmo de retirar o filtro de partículas (era o de origem) 300k é muita fruta!
    SEMPRE óleo recomendado e de boa qualidade.. ai e tal é tudo igual.. troco o filtro a cada 2 mudas porque utilizo o mesmo óleo... serio?!? A troco de 10€ corre-se o risco desnecessário com um dos componentes mais importantes do motor..

    Trata-o bem e por defeito ele tratará bem a tua carteira O0 O0

    Nota: IUC - 250€ :(|| :(|| :(||

  • Responder #10   por rmtl em 21 Mai, 2018 13:24
  • Obrigado pelas respostas!  :)
  • Responder #11   por rlusitano em 30 Ago, 2018 22:04
  • Boas
    O motor 1.9 é Fiat e podes encontrá-lo em marcas comp Alfar Romeo, Opel e Fiat. É um bom motor, mas que costuma dar problemas como as borboletas da admissão, FAP e EGR. No meu caso, já deu tudo problemas e já saiu tudo fora O0

    boas noites Rui.....
    Por acaso tenho uma 9-3X com esse motor 1,9ttid4 de 2011 0 "z19dtr"....que me tem dado agua pela barba....
    Tenho uma flutuação de potencia entre as 2000 e as 3000 rpm....
    já troquei tudo o que tinha de trocar.... Sonda O2, Massa de Ar, sensor de pressão já vou no segundo....e apenas resolve momentaneamente....ou muda de facha de rotação ....dependendo do sensor de pressão....
    já fiz um teste a gravar os dados da centralina ... e o que me diz o meu amigo é que a centralina ...manda cortar a pressão do turbo.....e vai ás "ondas" até ás 3000rpm....depois disso parece o fim do mundo....puxa que se mata toda...

    Por acaso já te aconteceu alguma coisa do genero????

    desculpa o testamento.

    abraço
  • Responder #12   por Rui Henriques em 01 Set, 2018 18:19
  • Boas, por acaso acontece-me exatamente a mesma coisa e o meu já não conta com FAP nem EGR. Já troquei o sensor de pressão do turbo. Só me falta mesmo o sensor de massa de ar e a sonda de O2. No meu caso acontece-me à volta das 1500 rpm até aí às 2000 rpm e tem a peculiaridade de se notar mais quando eu piso repentinamente. Ou seja, condução dita normal não faz ou não se sente, mas se quiser pisar a fundo tipo ultrapassar ou reduzo ou corro o risco de ficar morto ali ao lado do outro. Já agora, já te aconteceu por volta desta altura?
  • Responder #13   por rlusitano em 04 Set, 2018 00:08
  • Boas...Rui...

    A essa rotação nunca me aconteceu....no entanto quando troco de sensor map - neste momento tenho 3 em casa...um na carrinha e dois suplentes.... 2 bosch ... e um marca branca....

    Quando tenho o que vinha de origem na carrinha....o bosh....acontece entre as 2100 - 2800...
    Quando coloco o linha branca .... entre as 2200-2700
    e quando coloco o novo que mandei vir da bosh .... mas com um part number mais recente.... passa para 2600-3200...

    há muito tempo que me chateia este problema....e há muito que pesquiso sobre isto....
    no forum inglês...tem um sujeito que tem o mesmo problema....e a solução nada tem a ver com electrónica....nem com sensores....
    aqui fica o link....   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    cada vez mais acho que comigo se passa o mesmo....
    vou tirar isto a limpo....mais dia menos dia...
    ela precisa de distribuição mudada e de touches....está a fazer um barulho tremendo....
    e aí sim vou tirar as teimas....

    vou dando noticias.....abraço
  • Responder #14   por Rui Henriques em 04 Set, 2018 18:52
  • Realmente eu já andei à procura do gato em tanto lado e ainda não o consegui caçar. No entanto cheira-me que tem a ver com o turbo. O barulho que se ouve do turbo é diferente quando ele corta...

    É a única coisa que me chateia agora a cabeça assim mais grave... mas está cá desde que eu tenho o carro há dois anos e meio.

    Se entretanto souberes de mais alguma coisa diz.

    Abraço

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