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A gestão electrónica SAAB em motores a gasolina é dividida em três tipos:
- Motronic
- Jetronic
- Trionic
De seguida tentarei identificar e explicar os três tipos de gestão separadamente e detalhadamente para que todos nós possamos facilmente identificar qual a gestão electrónica que temos nos nossos SAAB´s.____________________________________________
Jetronic L.H.
Jetronic Lh 2.2:
SAAB 900 - 1984 - 1988
SAAB 9000 - 1985 - 1988
Presente nos primeiros modelos equipados como motor B202.
Facilmente identificável pela presença do distribuidor ao contrario da cassete DI presente nos modelos mais recentes. Esta versão não usa sonda lambda e o sensor massa de ar tem corpo de alumínio.
Podemos também identificar o sistema de injecção também pelo parafuso de afinação do sensor de fluxo ar (Mass Ar Flow - MAF) e pela ligação à válvula de relanti ter 3 fios (IAC valve).
Apenas o sensor de massa de ar com o Part Number -017 tem o corpo em plástico, contudo é ajustável.
A centralina é composta por uma ficha de ligação de 25 pinos.
Jetronic Lh 2.4:
SAAB 900 - 1988 - 1993
SAAB 9000 - 1988 - 1993
Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico não ajustável e a sonda lambda no escape logo após a saída do turbo.
A ligação à válvula de relanti foi alterada para apenas 2 fios de ligação, o que ajuda na identificação.
Só é possível ligar o ISAT a partir desta versão.
As centralinas Lh 2.4.x são compostas por uma ficha de ligação de 35 pinos.
Todos os carros com Lh 2.4 são equipados com catalisador.
Jetronic Lh 2.4.1:
SAAB 900 - 1990 - 1993
SAAB 9000 - 1990 - 1993
Apenas saiu em motores 2.3 Atmosféricos
Jetronic Lh 2.4.2:
SAAB 900 - 1991 - 1993
SAAB 9000 - 1991 - 1993
Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico e a sonda lambda no escape logo após a saída do turbo.
Podemos diferenciar das LH 2.4 pelo facto da ligação da válvula de relanti voltar a ter 3 fios de ligação.
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Jetronic Lh:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn____________________________________________
Motronic
Motronic 2.10.2
SAAB 900 - 1994 e 1995
Sistema com sensor de massa de ar
Motronic 2.8.1
SAAB 900 - 1994 e 1995
Utilizado unicamente em motores V6
Motronic 4.1
SAAB 900 - 1996 e 1998
Utilizado em motores atmosféricos 2.3.
Motronic 5.2
SAAB 900 - 1996 e 1997
Utilizado unicamente em motores V6____________________________________________
Trionic
Trionic 5.2:
SAAB 9000 - 1993
Este sistema equipou unicamente SAAB´s 9000 2.3 de 1993. Identifica-se face à anterior gestão por não possui sensor de massa de ar, em vez do mesmo possui um sensor de pressão junto ao colector de admissão. Uma das características identificáveis é também o sensor da cambota se manter dentro da poly da cambota e não à frente do motor como nos modelos mais recentes.
Trionic 5.5:
SAAB 900 - 1994 - 1998
SAAB 9000 - 1994 - 1998
SAAB 9-3 - 1998
Com esta nova gestão o sensor de cambota passou a ser localizado na parte da frente do bloco, abaixo da junta da colaça, junto à caixa de velocidades. Manteve a ausência do sensor de massa de ar e continuou a usar sensor de pressão.
Trionic 7:
SAAB 9-3 - 1998 - 2003
SAAB 9-5 - 1998 - 2010
Este tipo de gestão electrónica saiu unicamente em SAAB´s 9-3 e 9-5, voltou a utilizar sensor de massa de ar, mas em conjunto com o sensor de pressão. A cassete de ignição passou a ser preta.
Trionic 8:
SAAB 9-3 - 2003 - 2011
A versão Trionic 8 saiu nos modelos Sport Sedan (SS) e Sport Waggon (SW) do modelo 9-3.
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 5:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 7:
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Abraço -
Boas,
O meu é dos primeiros a ter DI, mas não tem sonda lambda
É LH 2.2 ou 2.4 ?
A MAF já é em plastico. -
houve quem colocasse a ecu da Di e usasse di´s nas lh 2.2...
é raro, mas pode ser o caso...
esquisito... tendo di tudo aponta que seja uma lh 2.4
Abraço -
Alguma informação extra:
Nas Lh 2.2 podemos identificar o sistema de injecção também pelo parafuso de afinação do sensor de fluxo ar (Mass Ar Flow - MAF) e pela ligação à válvula de relanti ter 3 fios (IAC valve).
Nas Lh 2.4 a ligação à válvula de relanti foi alterada para apenas 2 fios de ligação, o que ajuda na identificação.
Só é possível ligar o ISAT a partir desta versão.
LH 2.4.1 apenas saiu em motores 2.3 Atmosféricos.
Nas LH 2.4.2 podemos diferenciar das LH 2.4 pelo facto da ligação da válvula de relanti voltar a ter 3 fios de ligação.
Motronic 2.10.2
Equipados em SAAB´s 900
Sistema com sensor de massa de ar
Motores 2.3 atmosféricos entre 1994 e 1995.
Motronic 2.8.1
SAAB 900
Utilizado unicamente em motores V6, 1994-1995
Motronic 4.1
Saab 900
Utilizado em motores atmosféricos 2.3 entre 1996-1998
Motronic5.2
Saab 900
Utilizado entre 1996 e 1997 nos motores V6
Tópico inicial actualizado.
Abraço
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Tópico novamente actualizado com todas as versões de centralinas Jetronic.
Deste modo, através do Part Number da Ecu qualquer membro pode saber qual a versão da gestão electrónica assim como part numbers de outros elementos como injectores, regulador de pressão de combustível, sensor de massa de ar.
Publiquei também as referências das MAF´s (sensores de massa de ar) com informação relativa ao seu part number.
Publiquei tudo em imagens alojadas no fórum.
Desta forma podem ser facilmente descarregadas / copiadas e publicadas em outros fóruns com informação correcta e completa.
(ex. trionic 5.7 não existe...)
Assim que possa completarei com a mesma informação que postei sobre Jetronic as restantes Gestões electrónicas.
Fico satisfeito por saber que justifico o meu salário com horas e horas perdidas de volta disto
lol
Abraço
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Dei-te uma ajuda nesta tarefa, editei o teu topico inicial e para ja pus a informação dos 9000 T5.2 e T5.5.
Mais logo ver se faço dos outro modelos T5 -
Muito obrigado pela ajuda
dos outros T5???
só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|
.
Esqueci-me de tarde de publicar as referências e informação sobre os sensores de massa de ar da gestão electrónica Lh 2.x.x.
Deixo de seguida e actualizo no tópico inicial:
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Abraço -
Muito obrigado pela ajuda
dos outros T5???
só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|
Dos outros modelos de SAAB que usam T5, neste caso na lista so estão os 9000 pelo que ainda faltam os 900/9-3 -
e como o smap só fala de gsolina e gpl...
diesel
900 E 9-3 com vp44 com uma tomada... EDC15
9-3 vp44 2 tomadas PSG16
9-3 1.9 EDC16 salvo erro
p.s. as LH é preciso programar as eeproms em gravador de eproms, a p'artir de trionic canbus é rei
disse alguma asneira? -
Smap, eu sei que faltam os 900 e 9-3
Teco, objectivo é através dos partnumbers identificarmos qual a gestão electrónica do carro em questão...
Se possível com informação extra relativamente ao partnumber em questão.
Não é um tópico de reprogramações.
Abraço -
Primeiro tópico editado com os links directos para tópicos com listagem das ecu´s em separado.
Com todas as ecu´s de todas as gestões o tópico iria ficar muito extenso e confuso.
Desta forma foram criados novos tópicos com as listagens e daqui seguem links para os mesmos.
De momentos temos para jetronic (todas) / trionic 5.2 / trionic 5.5 (a completar) / trionic 8 ficando a faltar (a tratar disso) trionic 8 e motronic.
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Jetronic Lh:
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Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 5:
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Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 7:
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Muito obrigado pela ajuda
dos outros T5???
só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|
.
Esqueci-me de tarde de publicar as referências e informação sobre os sensores de massa de ar da gestão electrónica Lh 2.x.x.
Deixo de seguida e actualizo no tópico inicial:
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Abraço
essa tabela não me parece muito correcta pelo menos no medidor -018, pois é regulável (tem potenciómetro! ) -
Teco, objectivo é através dos partnumbers identificarmos qual a gestão electrónica do carro em questão...
Se possível com informação extra relativamente ao partnumber em questão.
Não é um tópico de reprogramações.
Abraço
oops, o p.s. era só um P.S.
eu so queria partilhar das centralinas diesel que estavam esquecidas
já agora nos 2.2 tid edc 15 (vp44 uma tomada) a centralina está aos pés do passageiro
nos 2.2 PSG16 está na própria bomba
nos 1.9 não sei -
Gdinis, retirei a informação do manual, vou corrigir amanha (estou a sair agora)
era suposto só serem reguláveis nas LH 2.2 :|
Abraço