Gestão electrónica SAAB - Modelos e identificação

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  • Gestão electrónica SAAB - Modelos e identificação   por TesZero em 09 Mar, 2013 18:53
  • A gestão electrónica SAAB em motores a gasolina é dividida em três tipos:
    - Motronic
    - Jetronic
    - Trionic

    De seguida tentarei identificar e explicar os três tipos de gestão separadamente e detalhadamente para que todos nós possamos facilmente identificar qual a gestão electrónica que temos nos nossos SAAB´s.


    ____________________________________________


    => Jetronic L.H.


    Jetronic Lh 2.2:

    SAAB 900 - 1984 - 1988
    SAAB 9000 - 1985 - 1988

    Presente nos primeiros modelos equipados como motor B202.
    Facilmente identificável pela presença do distribuidor ao contrario da cassete DI presente nos modelos mais recentes. Esta versão não usa sonda lambda e o sensor massa de ar tem corpo de alumínio.
    Podemos também identificar o sistema de injecção também pelo parafuso de afinação do sensor de fluxo ar (Mass Ar Flow - MAF) e pela ligação à válvula de relanti ter 3 fios (IAC valve).
    Apenas o sensor de massa de ar com o Part Number -017 tem o corpo em plástico, contudo é ajustável.
    A centralina é composta por uma ficha de ligação de 25 pinos.


    Jetronic Lh 2.4:

    SAAB 900 - 1988 - 1993
    SAAB 9000 - 1988 - 1993

    Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico não ajustável e a sonda lambda no escape logo após a saída do turbo.
    A ligação à válvula de relanti foi alterada para apenas 2 fios de ligação, o que ajuda na identificação.
    Só é possível ligar o ISAT a partir desta versão.
    As centralinas Lh 2.4.x são compostas por uma ficha de ligação de 35 pinos.
    Todos os carros com Lh 2.4 são equipados com catalisador.


    Jetronic Lh 2.4.1:

    SAAB 900 - 1990 - 1993
    SAAB 9000 - 1990 - 1993

    Apenas saiu em motores 2.3 Atmosféricos


    Jetronic Lh 2.4.2:

    SAAB 900 - 1991 - 1993
    SAAB 9000 - 1991 - 1993

    Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico e a sonda lambda no escape logo após a saída do turbo.
    Podemos diferenciar das LH 2.4 pelo facto da ligação da válvula de relanti voltar a ter 3 fios de ligação.

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Jetronic Lh:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    ____________________________________________


    => Motronic


    Motronic 2.10.2

    SAAB 900 - 1994 e 1995

    Sistema com sensor de massa de ar


    Motronic 2.8.1

    SAAB 900 - 1994 e 1995

    Utilizado unicamente em motores V6


    Motronic 4.1

    SAAB 900 - 1996 e 1998

    Utilizado em motores atmosféricos 2.3.


    Motronic 5.2

    SAAB 900 - 1996 e 1997

    Utilizado unicamente em motores V6


    ____________________________________________


    => Trionic


    Trionic 5.2:

    SAAB 9000 - 1993

    Este sistema equipou unicamente SAAB´s 9000 2.3 de 1993. Identifica-se face à anterior gestão por não possui sensor de massa de ar, em vez do mesmo possui um sensor de pressão junto ao colector de admissão. Uma das características identificáveis é também o sensor da cambota se manter dentro da poly da cambota e não à frente do motor como nos modelos mais recentes.


    Trionic 5.5:

    SAAB 900 - 1994 - 1998
    SAAB 9000 - 1994 - 1998
    SAAB 9-3 - 1998

    Com esta nova gestão o sensor de cambota passou a ser localizado na parte da frente do bloco, abaixo da junta da colaça, junto à caixa de velocidades. Manteve a ausência do sensor de massa de ar e continuou a usar sensor de pressão.


    Trionic 7:

    SAAB 9-3 - 1998 - 2003
    SAAB 9-5 - 1998 - 2010

    Este tipo de gestão electrónica saiu unicamente em SAAB´s 9-3 e 9-5, voltou a utilizar sensor de massa de ar, mas em conjunto com o sensor de pressão. A cassete de ignição passou a ser preta.


    Trionic 8:

    SAAB 9-3 - 2003 - 2011

    A versão Trionic 8 saiu nos modelos Sport Sedan (SS) e Sport Waggon (SW) do modelo 9-3.

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 5:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 7:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Abraço
  • Responder #1   por contribuinte em 10 Mar, 2013 16:21
  • Boas,
    O meu é dos primeiros a ter DI, mas não tem sonda lambda
    É LH 2.2 ou 2.4 ?
    A MAF já é em plastico.
  • Responder #2   por TesZero em 10 Mar, 2013 16:26
  • houve quem colocasse a ecu da Di e usasse di´s nas lh 2.2...

    é raro, mas pode ser o caso...

    esquisito... tendo di tudo aponta que seja uma lh 2.4

    Abraço
  • Responder #3   por TesZero em 24 Mai, 2013 09:25
  • Alguma informação extra:

    Nas Lh 2.2 podemos identificar o sistema de injecção também pelo parafuso de afinação do sensor de fluxo ar (Mass Ar Flow - MAF) e pela ligação à válvula de relanti ter 3 fios (IAC valve).

    Nas Lh 2.4 a ligação à válvula de relanti foi alterada para apenas 2 fios de ligação, o que ajuda na identificação.
    Só é possível ligar o ISAT a partir desta versão.

    LH 2.4.1 apenas saiu em motores 2.3 Atmosféricos.

    Nas LH 2.4.2 podemos diferenciar das LH 2.4 pelo facto da ligação da válvula de relanti voltar a ter 3 fios de ligação.

    Motronic 2.10.2

    Equipados em SAAB´s 900
    Sistema com sensor de massa de ar
    Motores 2.3 atmosféricos entre 1994 e 1995.

    Motronic 2.8.1

    SAAB 900
    Utilizado unicamente em motores V6, 1994-1995

    Motronic 4.1

    Saab 900
    Utilizado em motores atmosféricos 2.3 entre 1996-1998

    Motronic5.2

    Saab 900
    Utilizado entre 1996 e 1997 nos motores V6


    Tópico inicial actualizado.

    Abraço



  • Responder #4   por TesZero em 24 Mai, 2013 13:00
  • Tópico novamente actualizado com todas as versões de centralinas Jetronic.

    Deste modo, através do Part Number da Ecu qualquer membro pode saber qual a versão da gestão electrónica assim como part numbers de outros elementos como injectores, regulador de pressão de combustível, sensor de massa de ar.

    Publiquei também as referências das MAF´s (sensores de massa de ar) com informação relativa ao seu part number.

    Publiquei tudo em imagens alojadas no fórum.
    Desta forma podem ser facilmente descarregadas / copiadas e publicadas em outros fóruns com informação correcta e completa.
    (ex. trionic 5.7 não existe...)

    Assim que possa completarei com a mesma informação que postei sobre Jetronic as restantes Gestões electrónicas.

    :D :D :D

    Fico satisfeito por saber que justifico o meu salário com horas e horas perdidas de volta disto :P :P :P

    lol

    Abraço
  • Responder #5   por SMAP em 24 Mai, 2013 16:46
  • Dei-te uma ajuda nesta tarefa, editei o teu topico inicial e para ja pus a informação dos 9000 T5.2 e T5.5.

    Mais logo ver se faço dos outro modelos T5
  • Responder #6   por TesZero em 25 Mai, 2013 00:08
  • Muito obrigado pela ajuda :)

    dos outros T5???
    só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|

    .

    Esqueci-me de tarde de publicar as referências e informação sobre os sensores de massa de ar da gestão electrónica Lh 2.x.x.

    Deixo de seguida e actualizo no tópico inicial:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Abraço
  • Responder #7   por SMAP em 25 Mai, 2013 08:54
  • Muito obrigado pela ajuda :)

    dos outros T5???
    só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|

    Dos outros modelos de SAAB que usam T5, neste caso na lista so estão os 9000 pelo que ainda faltam os 900/9-3
  • Responder #8   por teco em 25 Mai, 2013 17:18
  • e como o smap só fala de gsolina e gpl...

    diesel

    900 E 9-3 com vp44 com uma tomada... EDC15
    9-3 vp44 2 tomadas PSG16
    9-3 1.9 EDC16 salvo erro

    p.s. as LH é preciso programar as eeproms em gravador de eproms, a p'artir de trionic canbus é rei

    disse alguma asneira?
  • Responder #9   por TesZero em 26 Mai, 2013 17:32
  • Smap, eu sei que faltam os 900 e 9-3 :P

    Teco, objectivo é através dos partnumbers identificarmos qual a gestão electrónica do carro em questão...
    Se possível com informação extra relativamente ao partnumber em questão.

    Não é um tópico de reprogramações.

    Abraço
  • Responder #10   por TesZero em 26 Mai, 2013 21:36
  • Primeiro tópico editado com os links directos para tópicos com listagem das ecu´s em separado.

    Com todas as ecu´s de todas as gestões o tópico iria ficar muito extenso e confuso.

    Desta forma foram criados novos tópicos com as listagens e daqui seguem links para os mesmos.

    De momentos temos para jetronic (todas) / trionic 5.2 / trionic 5.5 (a completar) / trionic 8 ficando a faltar (a tratar disso) trionic 8 e motronic.

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Jetronic Lh:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 5:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 7:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  • Responder #11   por Gdinis em 26 Mai, 2013 21:42
  • Muito obrigado pela ajuda :)

    dos outros T5???
    só conheço t5.2 e t5.5... vais fazer do t5.7? :|

    .

    Esqueci-me de tarde de publicar as referências e informação sobre os sensores de massa de ar da gestão electrónica Lh 2.x.x.

    Deixo de seguida e actualizo no tópico inicial:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Abraço

    essa tabela não me parece muito correcta pelo menos no medidor -018, pois é regulável (tem potenciómetro! )
  • Responder #12   por teco em 26 Mai, 2013 21:54

  • Teco, objectivo é através dos partnumbers identificarmos qual a gestão electrónica do carro em questão...
    Se possível com informação extra relativamente ao partnumber em questão.

    Não é um tópico de reprogramações.

    Abraço

    oops, o p.s. era só um P.S.

    eu so queria partilhar das centralinas diesel que estavam esquecidas

    já agora nos 2.2 tid edc 15 (vp44 uma tomada) a centralina está aos pés do passageiro
    nos 2.2 PSG16 está na própria bomba
    nos 1.9 não sei
  • Responder #13   por TesZero em 26 Mai, 2013 22:05
  • Gdinis, retirei a informação do manual, vou corrigir amanha (estou a sair agora)

    era suposto só serem reguláveis nas LH 2.2 :|

    Abraço

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