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Boa tarde a todos
Sou novo na comunidade Saab e adquiri o meu primeiro Saab apenas há alguns dias, tenho pesquisado alguma informação mas ainda predominam algumas dúvidas.
Encontro-me neste momento a sofrer um problema na performance do automóvel apenas em WOT, o carro sobe a pressão do turbo momentaneamente e imediatamente volta a descer provocando uma notória perda de potência, o motor não parece falhar, mas parece basicamente que a ECU está a provocar a quebra.
O carro comporta-se bastante bem com o acelerador leve a cerca de 20-30%, mas com o acelerador a fundo, simplesmente corta e não desenvolve metade do que é suposto.
Julgam que poderá estar relacionado com o sistema de ignição? Sugerem que faça algum tipo de teste?
Refiro também que quando o acelerador é calcado a fundo, o carro cospe uma bola de fumo preto e imediatamente fica limpo.
Refiro ainda que pesquisei pelo fórum informação relativa a problemas semelhantes, mas apenas encontrei informação relativamente a viaturas diesel.
Muito grato pela vossa ajuda -
Boa tarde a todos
Sou novo na comunidade Saab e adquiri o meu primeiro Saab apenas há alguns dias, tenho pesquisado alguma informação mas ainda predominam algumas dúvidas.
Encontro-me neste momento a sofrer um problema na performance do automóvel apenas em WOT, o carro sobe a pressão do turbo momentaneamente e imediatamente volta a descer provocando uma notória perda de potência, o motor não parece falhar, mas parece basicamente que a ECU está a provocar a quebra.
O carro comporta-se bastante bem com o acelerador leve a cerca de 20-30%, mas com o acelerador a fundo, simplesmente corta e não desenvolve metade do que é suposto.
Julgam que poderá estar relacionado com o sistema de ignição? Sugerem que faça algum tipo de teste?
Refiro também que quando o acelerador é calcado a fundo, o carro cospe uma bola de fumo preto e imediatamente fica limpo.
Refiro ainda que pesquisei pelo fórum informação relativa a problemas semelhantes, mas apenas encontrei informação relativamente a viaturas diesel.
Muito grato pela vossa ajuda
Viva!
Bem, pelos visto a máquina trazia gato! Mas tudo se resolve
Não sou a melhor pessoa para te esclarecer e desvendar o problema descrito, há certamente pessoal aqui bem mais pro na matéria. À partida desconfiava também do Turbo.
Para um diagnóstico profissional, se fores da zona de Lisboa, aconselho uma visita à Gaspar Auto. É a oficina oficial da SAAB. Sabem o que fazem e conhecem estes carros de fio a pavio! Estou certo que ligam o carro à máquina e descobrem o bicho
Vai dando novidades!
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Muito obrigado pela sugestão
Sou da zona de Almada, portanto Lisboa fica perto e é conveniente, já tinha inclusivé pensado nessa tal oficina que me foi previamente sugerida por um apreciador de Saab's portanto começo a acreditar que seja a melhor opção.
Se for o turbo também cálculo que não seja uma reparação muito dispendiosa, de qualquer forma, pretendo depois também fazer uma revisão mais profunda, a máquina já conta com 250.000kms.
O restante do carro parece estar conforme e não detetei mais problemas, esperemos que assim se mantenha
Assim que tiver novas informações, irei informar. -
De Almada ao Braço de Prata é um pulo e um belo passeio! Eu ia lá sem hesitar.
Por acaso essa máquina não esteve recentemente à venda no OLX?
Se for, ainda estive tentado a avançavar para mais um SAAB
Ter um 9-5 Aero por aquele preço era muito apetecível!
Fizeste uma boa compra, mas sendo um carro já com algumas alterações e 250.000km, carece de um revisão profissional para teres uma excelente máquina para outros tantos kms! Esperemos que não tenha nada de crítico. Vê e troca todos os líquidos, vê as pastilhas dos travões, discos, pneus, velas, a potência de refrigeração do A/C, etc...
E, bem conservado ficas com um excelente pré-clássico para o dia-a-dia, capaz de 'envergonhar' muitas máquinas mais recentes
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Sim foi mesmo essa máquina, lá está neste momento são carros a mais lol.
O restante do carro parece em bastante bom estado, o plano é .ramo fazer uma revisão como deve ser igual deixar tudo impecável.
Nunca tive um Saab mas sempre gostei bastante destes carros desde cedo.
De referir que o carro conta com um stage 1 da BSR, após algumas pesquisas verifiquei que isto não é caso único, já houveram mais proprietários com os mesmos sintomas.
Parece que alguns se resolveu com um update da própria BSR, outros referiram a Diverter Valve, veremos...
Veremos o que -
Clubsport,
Como diz o ditado, 'primeiro estranha-se, depois entranha-se'
PARABÉNS, tens ai um belíssimo achado, por um valor de aquisição que parece ter sido quase 'dado'.
Se a revisão/reparação foi pacífica vais valorizar o carro 'pelo menos' no dobro do valor que deste por ele. Mas eu não vendia
Não estou a par da alterações Stage 1 BSR, mas talvez seja essa a origem do problema que reportaste. Mas nada como ir à Gaspar Auto. É muito provável que até tenham lá algum histórico de manutenção do carro.
Bons kms com o novo brinquedo
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Boas...
com 250mil km aconselho a gastares umas coroas extra e fazer a revisão grande ao carro. Aquela que doi mas que te garante muitos km sem problemas.
É feita entre os 200 e os 250 mil e penso que deve ser por causa disso que o carro estava à venda... ninguém faria essa revisão para vender o carro...
A nível pessoal, eu preferia fazer mesmo isso. Assim pode-se corrigir muitos futuros problemas que normalmente desmotivam o uso do carro, e fica com o carro mecânicamente como novo.
Exija a remoção da cabeça e coloque toda a distribuição nova bem como capas de biela e de cambota e segmentos.
É chato... compreendo... principalmente se não tem outro modo de se deslocar...
Mas se puder reforçar esta necessidade de fazer enquanto não dá problemas, apresento o que fiz em todos os meus 9-5 e assim os resultados são visíveis.
Faz 1 ou 2 encomendas à Skandix, Maptun, Speedparts, etc e só depois resolve os outros possíveis problemas. Uma das possibilidades dos seus sintomas é a falta de manutenção... pelo que assim faria tudo de uma vez.
Isso é o que eu fazia se tivesse comprado o carro... e fiz aos meus. Não "corte cantos" poupando algumas dezenas de euros.
Boa sorte com ele... os carros desta marca dão a vida pelo seu dono.
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Boa tarde.
A descrição é genérica.
Sem ligar o carro às "maquinas" vai ser difícil identificar sem ir por tentativa erro.
Assim de repente parece que o carro sobe de pressão, a ECU detecta knock (detonação) e corta a pressão por segurança.
Bola de fumo preto é excesso de gasolina.
1º Verifique, sob pressão, as tubagens de ar.
2º Verifique as tubagens de vácuo.
3º A cassete DI costuma ser um ponto de falha comum. Que, entre outras funções, faz deteção de knock. Retire-a do carro, faça uma inspeção visual de cima a baixo para verificar se tem rachas. Se tiver, é indicio de problemas.
4º Quando retirar a cassete, aproveite para remover as velas, confirme que são as apropriadas da NGK e que a folga da vela está certa em todas elas.
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Olá malta
Peço desculpa pela ausência, não tenho tido práticamente tempo para tratar do 95.
Pelo pouco que fiz, coloquei gasolina 98 de qualidade e a situação sinceramente, parece que passou, andei pouco com ele mas parece que não sofreu mais quebras e o andamento foi completamente diferente.
Verifiquei as velas e aproveitei e troquei a junta da tampa das válvulas que tinha algumas fugas, troquei tambem a válvula anti-retorno do pcv pois a mesma já não estava boa (talvez tenha sido a principal causa do problema na junta da tampa das válvulas).
Entretanto vou este fim de semana fazer finalmente uma pequena revisão, trocar filtros, óleos e anti-congelante.
Tenho bastante historial do carro, praticamente desde novo, teve apenas 2 donos, sendo eu o terceiro.
Gostava de deixar aqui umas fotos mas não sei como o fazer através do telemóvel.
Gostei bastante da sugestão do José e a minha ideia era mesmo fazer uma revisão grande e deixar o carro fiável e como deve ser.
Dei uma olhadela pelos diários de bordo e realmente as máquinas ficaram espetaculares.
Obrigado pelas sugestões a todos