Filtros de óleo

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  • Filtros de óleo   por TesZero em 20 Jan, 2013 18:15
  • O filtro de óleo é uma das peças de manutenção mais importante do motor e muitas vezes descurada.

    Por muitas vezes são usados filtros de concorrência baratos que por menos 3 ou 5 euros podem colocar em risco a saúde de um motor.

    Sendo o óleo o aspecto mais importante num motor, permitindo assim a lubrificação e bom funcionamento do motor, também as sua filtragem não deve de ser descorada.

    É importante usarmos um bom filtro de óleo prevenindo más filtragens, entupimentos e consequentes alterações na pressão de óleo.

    Falhando o filtro, falha o motor.

    Assim sendo, será apenas recomendado filtros de óleo originais SAAB / GM ou de qualidade equivalente, MAN por exemplo.

    Outro as aspecto no filtro de óleo a ter em conta, alem da qualidade é a membrana de anti-retorno do óleo.

    Esta membrana, que não é comum em todos os filtros, especialmente com menos qualidade, previne que após desligar o motor este retorne por completo ao cárter.
    Esta membrana tem como objectivo que todo o óleo bombeado pela bomba de óleo, arrefecido no radiador e que vai para a cabeça do motor não volte para trás.
    A vantagem de que não volte para o cárter novamente é que após o motor estar parado e frio o óleo se mantenha nas tubagens, e quando ligamos o carro temos imediatamente óleo em todo o motor, incluindo na cabeça do motor que por gravidade escorreria.


    A membrana referida aqui apontada como Silicone Anti-Drainback Valve

    Atendendo à importância da filtragem do óleo na longevidade do motor é aconselhado trocar o mesmo SEMPRE que é trocado o óleo.

    Abraço
  • Responder #1   por teco em 21 Jan, 2013 00:49
  • e se não me induziram em erro é de duas em duas mudanças de óleo...
  • Responder #2   por Guest em 21 Jan, 2013 01:53
  • Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

    Abraço
  • Responder #3   por teco em 21 Jan, 2013 02:15
  • Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

    Abraço

    Leva 5. Litros e tal novo... Há sempre qq coisa que fica em mil sitios

    Tu não dormes?
  • Responder #4   por Guest em 21 Jan, 2013 02:50
  • Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...

    Durmo o necessário, ultimamente é pouco...  ::P

    Abraço
  • Responder #5   por teco em 21 Jan, 2013 08:43
  • Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...

    Durmo o necessário, ultimamente é pouco...  ::P

    Abraço

    Pois, e voltando ao tema, espero qo tez diga de sua justiça
  • Responder #6   por TesZero em 21 Jan, 2013 09:05
  • Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...

    se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...

    Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...

    Kamuma, trocas e fazes muito bem.

    Abraço
  • Responder #7   por orlando em 22 Jan, 2013 00:50
  • Bom a Saab no wis diz para trocar... Já agora que filtros (Marcas) para os 9-5 e afins têm a tal membrana de não retorno?
  • Responder #8   por teco em 22 Jan, 2013 01:30
  • Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...

    se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...

    Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...

    Kamuma, trocas e fazes muito bem.

    Abraço
    3 ou 4?

    Acho que nunca paguei menos de uma dúzia, dúzia e meia de euros...

    Tenho de procurar a ref e mandar vir 3 ou 4 de onde mandas
  • Responder #9   por TesZero em 22 Jan, 2013 02:10
  • Kamuma, o teu carro leva 3,7 litros, o do teco não sei de cor (ver manual).

    Orlando, sempre que possas usar de origem melhor... caso contrario tens os Bosh, Man ou K&N.
    Embora já tenha encomendado Man que vieram sem a membrana (há uns anos)

    Teco -

    Filtro bosh mister auto - 3,39€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Filtro Man mister-auto - 9.75€ (é costume estar a 3€ certos, comprei uns 10) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Filtro Original Saab PFS - 3.57€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    3 chegam? :D

    os da Pfs estão a muito bom preço, é de aproveitar, especialmente para quem tem mais que um carro :D

    Abraço
  • Responder #10   por teco em 22 Jan, 2013 02:14
  • Esta a falar do 2.2 tid, são os mesmos?
  • Responder #11   por TesZero em 22 Jan, 2013 02:24
  • Não, referia-me aos comuns 4 cilindros de SAAB´s...

    bem... diesels são fiats e opels...

    deixa ver o que se arranja:

    Filtros de óleo Partsforsaabs -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    1.9 tid - 11.80€
    2.2 tid - 9.91€

    ______________

    Mister auto:

    2.2 tid - 4,88€ - Bosh:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    2.2 tid - 5,87€ - Man:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    1.9 tid - 5,90€ - Bosh:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Bem... como podes ver... sejam 3...4...ou 11€... vale a pena cometer a "loucura" e gastar esse dinheiro de 10.000 em 10.000 kms... (muita gente faz-lo de 5 em 5 meses ou mais...)

    Abraço
  • Responder #12   por teco em 22 Jan, 2013 16:32
  • sugeres bosch ou man?

  • Responder #13   por Guest em 22 Jan, 2013 17:01
  • São os 2 bons teco... Fica ao teu critério desvendares as diferenças :P

    Abraço
  • Responder #14   por teco em 22 Jan, 2013 20:17
  • deixa responderem sff :p

    e confirma, 12 aeros na parts for saab, cobravam sempre duzia e meia....

    e como sou ignorante aceitava o que me diziam em termos de manutenção aconselhada... e tendo em conta que o meu crx (sem ser por culpa minha, as decisões eram de quem pagava) andou mais de 150.000 kms com o mesmo filtro (levava só ar comprimido para limpar)... nunca me apercebi da criticidade.

    de 20 em 20 mil kms ja me parecia bem :)

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