Saab 9-3 2.2Tid não arranca

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  • Saab 9-3 2.2Tid não arranca   por Motoroffice em 01 Set, 2015 20:00
  • Boas,

    Adquiri recentemente um saab 9-3 com um pequeno acidente. Depois de trocar todas as peças necessárias e ligar toda a electrónica (original) do carro, tentei arrancar com o motor mas sem sucesso... O motor de arranque "vira", mas o carro não pega! :-[
    Não ouço qualquer "zumbido" da bomba e poderá ser corte de gasóleo, mas não sei porque estará a cortar.
    Tenho uma máquina diagnóstico Delphi que reconhece os sistemas do carro e apresenta um erro no circuito de água (falta de água pois ainda não tenho o circuito cheio), e erro no módulo BCM.
    Inicialmente tentei arrancar com a bateria fraca, poderá o radio (icm2) ter desprogramado algo?

    Agradeço qualquer ajuda possível.
    Alguma ideia?
  • Responder #1   por Guest em 02 Set, 2015 14:29
  • Convém ligares um Tech II pois duvido que consigas fazer algo com a Delphi.

    Abraço
  • Responder #2   por Motoroffice em 02 Set, 2015 18:23
  • Citação de: kamuma link=topic=2534. :-[#msg39542 date=1441200593
    Convém ligares um Tech II pois duvido que consigas fazer algo com a Delphi.

    Abraço

    Obrigado pela atenção, a ideia é mesmo essa só que tenho tentado ligar ao Sr. Veloso para ver se é possível ajudar, mas nunca consigo que me atenda... Não conheço ninguém próximo com a Tech II, acho que vou ter de comprar uma... :-[
  • Responder #3   por Guest em 02 Set, 2015 18:53
  • Pois...  Ele para atender é complicado.  Vai tentando...

    Abraço
  • Responder #4   por derekoliveira em 03 Set, 2015 22:04
  • Se não estou em erro esse motor não usa nenhuma bomba de gasóleo para "mandar" combustível para a bomba injetora, portanto daí não vais ouvir nada ou seja, zumbido! O carro antes de ir para tua mão trabalhava? Já tentaste com a outra chave, se tiveres outra!? Podes ver se a ECM está "acordada" vendo se 1 ou 2 sensores do motor têm voltagem de referencia!? Ou desaperta um tubo de um injetor a ver se sai gasóleo enquanto alguém dá à chave.
    Boa sorte!
  • Responder #5   por Motoroffice em 03 Set, 2015 23:46
  • Boas,
    Penso que tens razão quanto a não ter bomba para mandar gasóleo, no entanto a bomba injetora tem de trabalhar ao ligar para o sistema ter pressão de gasóleo...
    Comprei o carro para arranjar, nunca vi a trabalhar, no entanto por duas vezes ouvi momentaneamente o zumbido na bomba injetora nas diversas tentativas que fiz para arrancar, e uma das vezes quase arrancou mas de seguida acabou o zumbido e nada...
    De repente a chave nunca mais rodou no ISM, aparecendo o habitual erro de "falha de coluna de direção".
    Penso que o sistema deixou de reconhecer o comando e não comunica com os diversos módulos do carro para desbloquear.
    Poderá ainda ter algum problema ao nível de ICM2, visto que quando ligava a ignição, a luminosidade do Infotainement e ac, baixavam muito ficando quase escuros parecendo que existia algum curto circuito a consumir a energia...
    Neste momento estou um pouco bloqueado pois não há forma de conseguir falar com o Sr. Veloso e ligar uma tech2 ao meu carro...
  • Responder #6   por derekoliveira em 05 Set, 2015 00:01
  • O teu 9-3 é um sport sedan?!
  • Responder #7   por Manerr em 05 Set, 2015 12:52
  • Sim é um 9-3 SS 2.2 tid
  • Responder #8   por Motoroffice em 05 Set, 2015 21:34
  • Boas,

    O meu 9-3 é um Sport sedan sim.

    Em relação ao Sr. Veloso, nada... Nem devolve chamadas nem atende. Lamento mas quase um mês a ligar para alguém que não atende o telemovel considero falta de respeito.
    Não quero com isto dizer mal de ninguém nem do Sr. Veloso até porque nem conheço, mas sendo assim tenho de procurar ajuda noutro lado.

  • Responder #9   por derekoliveira em 06 Set, 2015 22:41
  • Só por curiosidade, quais foram as peças que trocaste e que fichas é que ligaste? As peças trocadas podem ter que ser casadas com as outras unidades!?
  • Responder #10   por Motoroffice em 06 Set, 2015 23:46
  • Só troquei o ISM, mas penso que o problema está no CIM que deixou de fazer a leitura da chave quando é colocada no ISM...
    Entretanto estou a aguardar a possibilidade de ligar uma Tech 2 para tentar resolver o problema.
  • Responder #11   por Motoroffice em 09 Set, 2015 16:06
  • Motor de arranque trabalha, gasóleo nos injectores mas não arranca... 😒😡
  • Responder #12   por derekoliveira em 09 Set, 2015 21:05
  • Boas, se como estás a dizer, que pode ser mesmo do CIM, e deves 1º ver os DTCs, a ver se tens algum a respeito do CIM ou falta de comunicação com o mesmo! Por outro lado se vês gasoleo a sair dos tubos dos injetores, então só ver 1º se com quick start o motor arranca e 2º se a valvula cut-off não está fechada quando se dá ao motor de arranque, o q faz com que não entre ar para o motor!? Isto para começares a fazer o diagnostico sem o tech2
  • Responder #13   por Motoroffice em 09 Set, 2015 22:45
  • Antes de mais obrigado pela ajuda, vou tentar descrever o sucedido:
    - dou ao motor de arranque, roda, mas motor não pega
    - sai gasóleo nos injectores, a inicio a bomba não funcionava, mas agora ouço o zumbido, saiu inicialmente gasóleo muito sujo (negro) mas já está com a cor limpa,
    - com QuickStart o motor trabalha um segundo e logo apaga
    - o único dtc que aparece é relacionado com o CIM mas penso que diz respeito à tranca eléctrica do volante pois o erro diz que o sinal é intermitente e o ângulo da coluna de direção está errado...
    - a tranca elétrica da direção não funciona e sempre que insiro a chave, o erro no painel de instrumentos diz que devo parar em segurança e dirigir-me ao concessionário... 😀😂😂

    Aceito sugestões, mas precisava de saber onde é a tal válvula cut off...
    A Tech 2 deve chegar estes dias (consegui uma alma que me vai desenrascar), o problema é que o meu "salvador" apenas tem o cartão para Suzuki! Ainda vou ter de comprar um da Saab.
    Outra dúvida que tenho é se o meu radio não estará a provocar alguma imobilização, pois quando encaixo as fichas, e ligo a ignição, as luzes do painel e radio perdem a intensidade. Por outro lado se desligar o radio (ficha) o carro já não dá sinal de motor de arranque...

    Que confusão...😡  :(||

    Help please!
  • Responder #14   por derekoliveira em 10 Set, 2015 00:39
  • Ora bem, a valvula cut-off fica na entrada do coletor de admissão e é uma borboleta que fecha e abre a passagem de ar para o motor! Se desmontares o tubo que vai do intercooler à admissão podes ver essa tal borboleta que quando se dá ao motor de arranque essa valvula tem que estar aberta para permitir que o ar entre para o motor!
    Não quer dizer que seja isso, sinceramente, eu também acho q não é disso, mas já vi um caso desses.

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