Velas de aquecimento

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  • Velas de aquecimento   por Vitor Neto em 25 Nov, 2015 23:22
  • Boa noite
    Tenho um Saab 9-3 motor 2.2 TID de 2002, a luz das velas de incandescência deixou de aparecer, já troquei a valvula de temperatura e o modulo de rele das velas, e continua na mesma, mas se desligara ficha da valvula de temperatura já acende, alguem me sabe dizer o que possa ser?

    Obrigado
  • Responder #1   por derekoliveira em 26 Nov, 2015 20:33
  • Boa noite, tens que ver o valor de temperatura no tech2 e a cablagem!
  • Responder #2   por Vitor Neto em 26 Nov, 2015 20:49
  • Obrigado pela sua atenção, penso que a cablagem não pode ser, a valvula é nova e já foi feita uma experiencia com a valvula fora foi colocado spray de gelo e assim já a luz acende, pois o gelo faz a temperatura baixar bastante e ai já acende.
     
  • Responder #3   por derekoliveira em 26 Nov, 2015 21:17
  • Pois pode nem ser da cablagem mas a luz das velas mesmo com as temperaturas mais altas deve acender!!!
    Mas se o motor pega bem não te deves preocupar muito com isso.
  • Responder #4   por Vitor Neto em 26 Nov, 2015 21:44
  • Boas o motor pega bem mas assim nunca chega corrente nas velas, e se desligar a ficha da referida valvula de temperatura já tem corrente nas velas.
  • Responder #5   por jcpbatista em 27 Nov, 2015 17:31
  • Eu também tive essa dúvida quando adquiri recentemente um SAAB 93ss 2.2 tid, e fiquei preocupado com facto da luz de pré-aquecimento das velas não acender, até tomar conhecimento, aqui no forum, que as velas só atuam em tempretaturas inferiores a 12/10º!. Agora o modelo do meu carro é de 2003 (93ss), por isso não sei se esta situação se aplica para o modelo anterior, apesar de partilhar a mesma motorização.
  • Responder #6   por Vitor Neto em 27 Nov, 2015 20:24
  • Boa noite
    Muito obrigado pela sua atenção e informação prestada, talvez seja realmente o caso.

    Cumprimentos
    Vitor Neto
  • Responder #7   por Vitor Neto em 20 Jan, 2016 19:17
  • Boa noite para todos
    Já confirmei e as velas mesmo com temperatura de 9º não acendem, alguem me pode ajudar nesta situação?
    Obrigado a todos
  • Responder #8   por jcpbatista em 20 Jan, 2016 23:28
  • Boas,
    Desde que adquiri o meu saab, 07/2015, também nunca vi a luz das velas acesa, e tenho ideia que cheguei a confirmar esta situação com temperaturas na ordem dos 9º.
    Entretanto, já fiz um teste às velas e estão todas ok (como não têm uso é difícil queimarem). Estes carros possuem um sistema de aquecimento de gasóleo no filtro de combustível, por isso, é provável que não necessitem de pré-aquecimento das velas em temperaturas na ordem dos 9º. Temos que testar o seu funcionamento na serra da estrela :D
    Verdade se lhe diga, também não noto dificuldade em pegar. Só de manhã, é que pode levar entre 2/3 s,, quando está parado mais do que um dia, mas isto é normal, porque estes motores 2.2TID não têm uma bomba auxiliar no depósito. Agora se notar que o carro custa a pegar, podem ser os vedantes dos injetores que estão a perder gasóleo, ou então, os vedantes antiretorno da bomba injetora estão danificados e deixam passar gasóleo para o depósito. Qualquer uma das situações pode ocasionar ar no sistema de combustível, daí a dificuldade em pegar. Este é um problema recorrente nos 2.2TID.
  • Responder #9   por Vitor Neto em 20 Jan, 2016 23:43
  • Obrigado pela sua atenção e explicação.
    A viatura até pega bem mesmo estando parado varios dias, o que realmente noto é que se ficar estacionado em descida para trás já tem dificuldade em pegar, mas não vejo fugas de gasoleo em nenhum lado.
  • Responder #10   por jcpbatista em 21 Jan, 2016 22:29
  • Aí está , pelo que já foi referido aqui no forum, isso, a partida, sao sintomas de que os vedantes antiretorno da bomba injetora estão danificados, o que origina retorno de gasóleo para o depósito. As fugas de gasóleo são internas, porem, vão provocar ar nas tubagens, dando origem a um esforço adicional da bomba para repor o fluxo de combustivel. Deve evitar deixar o carro muito inclinado de forma a favorecer o retorno de gasoleo para o deposito. Ao contrário penso que já não tem problema, e uma questão de testar

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