Som metálico do motor só no arranque a frio

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  • Responder #30   por TesZero em 17 Jan, 2013 21:09
  • Já me veio à cabeça o produto...

    é isto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Atenção...

    que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

    Existem produtos para:

    válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

    Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

    Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

    _________________________________________________________

    No post anterior disse uma asneira...
    Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

    Simplesmente:
    - retiras a tampa de válvulas
    - retiras os 2 vedantes da mesma
    - tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
    - tiras as 2 arvores de cams fora
    - tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

    Atenção:
    - usa chave dinamométrica
    - limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
    - Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
    - Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
    - cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
    _______________________________________________________________

    o que eu faria:

    - compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    - compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
    encontrei esta no ebay mas não deve de ser original:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma...   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    eee... fazia o procedimento acima descrito...

    com este procedimento ou resolves o problema ou:
    - garantes que não é da almofada porque a substituiste
    - garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
    - que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

    _______________________________________________________________

    Para limpar as touches deves de:

    - tirar a touche fora
    - comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
    - Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
    - antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

    _______________________________________________________________



    _______________________________________________________________

    Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
    e a rodar válvulas...
    Não andei a pesquisar para colocar aqui.
    o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

    Abraço
  • Responder #31   por orlando em 17 Jan, 2013 23:38
  • Eu não punha a bomba de óleo em questão, porque o óleo a frio é mais viscoso e mais fácil de bombear.

    A tal borracha da tampa de válvulas é que custuma fazer uns barulhos estranhos quando é velha, até porque ela não apresenta desgastes, ou quase nenhuns, mas o problema é que ela fica mesmo muito rija e quando a corrente roça nela faz barulho. Quando é nova é tenra como borracha.

    O kit de distribuição vem com os pinhões todos (exepto o de veio de equilibrio lado admissão), por isso acho que quem mudou a distribuição deve ter metido tudo novo. o kit SAAB não tras o esticador de óleo.

    Se tudo começou quando se trocou a distribuição, acho que o problema vem daí.

    Mas o andamento mantem-se igual ou notas algo de diferente?


    O andamento é fantastico pena é o preço do combustivel... ;)
  • Responder #32   por orlando em 17 Jan, 2013 23:43
  • Já me veio à cabeça o produto...

    é isto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Atenção...

    que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

    Existem produtos para:

    válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

    Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

    Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

    _________________________________________________________

    No post anterior disse uma asneira...
    Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

    Simplesmente:
    - retiras a tampa de válvulas
    - retiras os 2 vedantes da mesma
    - tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
    - tiras as 2 arvores de cams fora
    - tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

    Atenção:
    - usa chave dinamométrica
    - limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
    - Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
    - Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
    - cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
    _______________________________________________________________

    o que eu faria:

    - compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
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    - compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
    encontrei esta no ebay mas não deve de ser original:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma...   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    eee... fazia o procedimento acima descrito...

    com este procedimento ou resolves o problema ou:
    - garantes que não é da almofada porque a substituiste
    - garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
    - que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

    _______________________________________________________________

    Para limpar as touches deves de:

    - tirar a touche fora
    - comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
    - Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
    - antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

    _______________________________________________________________



    _______________________________________________________________

    Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
    e a rodar válvulas...
    Não andei a pesquisar para colocar aqui.
    o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

    Abraço



    Espetacular.... Deixa ver se não acontece nada de mal até poder fazer isso!
  • Responder #33   por TesZero em 18 Jan, 2013 10:48
  • pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
    Abraço
  • Responder #34   por teco em 18 Jan, 2013 11:21
  • Oil sludge a entupir tuches?
  • Responder #35   por orlando em 18 Jan, 2013 12:18
  • pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
    Abraço

    Sim cheguei a fazer as modificação intermédia e depois instalei o KIT final.
  • Responder #36   por TesZero em 18 Jan, 2013 18:17
  • O propósito deste meu post é unicamente te elucidar e a todos que tenham a mesma dúvida.

    Pelo tema deverás perceber porque é que estou a escrever isto no teu tópico.

    o teu motor não precisa de óleo 10WXX... a menos que tenhas fugas e esteja todo "parido"... (embora te tenham informado que é o recomendado) e explico-te de seguida porquê.. (ao contrario de outros lados que só te dizem que "é porque é")
    Foi recomendado, como viste nos links em cima, quando o teu carro saiu, mas quando a SAAB se apercebeu do erro passou para 0WXX e 5WXX...

    Sendo o valor que antecede o "W" referente à viscosidade, quanto menos for, mais fino é o óleo... e é obvio melhor lubrifica, especialmente a frio quando é mais viscoso... o segundo valor após o "W" referente à temperatura de utilização.



    como escrevi no post anterior penso que já tenhas percebido porque é que a saab tinha no manual 10w40 e 10w30 de recomendação.. assim como após 2003 só passou a recomendar 0w e 5w... sendo o teu motor em termos mecânicos EXACTAMENTE IGUAL...

    Quando te disserem que o óleo que tu tens não é recomendado para o teu carro... pede por favor para lerem o manual antes de escreverem...

    Aqui fica o printscreen do manual do teu carro:



    Como podes ver... JÁ NO TEU MANUAL DO 9-5 DE 2000... te dizem que podes usar óleos tanto de 0W e 5W de viscosidade... com W40 e W50 de temperatura... Isto em um ano que os óleos sintéticos estavam a entrar no mercado...

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - página 229

    Como viste nos links que em cima te deixei a SAAB passou apenas a recomendar óleos 100% sintéticos, a prova disso é esta, por exemplo em um SAAB 9-5 de 2005:



    Como podes ver os óleos recomendados passaram a ser somente os 0W e 5W... 100% sintéticos...  deixaram de recomendar 10W semi-sintéticos...
    Os tempos evoluem e os manuais no porta luvas não são digitais, logo não se actualizam :P

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - página 255

    ____________________________________________________________________

    MUITO, mas MUITO dificilmente conseguirás arranjar um óleo 100% sintético 10w40... a menos que compres um óleo próprio para motores com fugas, desgastado e alta quilometragem...

    Apareceu agora este da Mobil:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Deve de rondar os 100€ se quiseres experimentar... Contudo lembra-te que a saab RECOMENDAVA esses 10w antes de se depararem com o problema do OIL SLUDGE.... já não recomenda... vê os manuais dos 9-5´s mais recentes para confirmares sabendo tu que a mecânica é a mesma...

    MAS...

    1 - Tens esse barulho há mais de um ano e o óleo que tens, e que te dizem não ser recomendado usas-lo há cerca de 1 mês, se tanto...

    2 - Eu estou a usar esse óleo tanto no meu saab 9000, no peugeot 207 1.4 hdi, no 9-3 b205 com stage 1 e posso te mostrar mais 4 carros com esse óleo...e NENHUM faz barulho de touches... O meu saab 9000 fica parado aos 2 meses seguidos, ligas o carro e barulhos = ZERO.

    quanto à qualidade do óleo também acho que não restam dúvidas :   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Portanto... espero que o mito sobre os óleos esteja desfeito...
    E se poderes instruir quem nunca leu o manual do 9-5 e não sabe o que a própria marca recomenda... melhor :D
  • Responder #37   por teco em 18 Jan, 2013 23:58
  • e depois desta posta tão rica do frater Tes vou lembrar o óbvio...

    A MAIORIA DOS SAABS TEM TURBO

    o turbo começa a ser solicitado a rotações assutadoras... quanto mais fino (o primeiro numero), mais depressa lá chega, lubrifica e protege o turbo

    se tiverem 9000 não usem dez que o smap ja não tem turbos para vender e se for 95... força nisso, tenho um que penso vender e clientes dão jeito  ;D
  • Responder #38   por TesZero em 19 Jan, 2013 18:14
  • uma coisa que me esqueci de comentar é que a tabela que postei em cima não está em graus celsios... mas sim em fahrenheit...
    Obviamente a questão era somente explicar a amplitude de aplicação das viscosidades e suporte de temperatura...

    Ou seja... vocês podem usar anticongelante de -15º... embora muito dificilmente no nosso clima passemos a baixo dos 0º (tirando o kamuma)... contudo mal não faz usar-lo...

    O mesmo com o óleo... se colocam óleo melhor ou mais caro isso é com vocês... não deixa de ser recomendado para o vosso carro se for melhor do que o anunciado...

    Especialmente caso se trate de um 9-5...
    ou como diz o teco.. .de um turbo...

    Abraço
  • Responder #39   por orlando em 26 Jan, 2013 20:15
  • Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

    Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

    Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...
  • Responder #40   por teco em 26 Jan, 2013 23:02
  • Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

    Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

    Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

    eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

    ANTES

    vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

    depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

    melhor conselho que posso dar
  • Responder #41   por orlando em 26 Jan, 2013 23:12
  • Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

    Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

    Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

    eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

    ANTES

    vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

    depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

    melhor conselho que posso dar

    Sabes isso do max de óleo. Já esta, isto é, sempre esteve... Sobre o eixo não te entendo, os vedantes dos injectores tb não. Decifras?
  • Responder #42   por TesZero em 27 Jan, 2013 08:29
  • Teco... o carro dele é gasolina....

    E também nunca percebi qual é esse eixo que sincroniza os cilindros!!! lol o único eixo onde estão ligados os cilindros é a cambota... e não é de afinação... lol

    Orlando...

    As tuas válvulas são hidráulicas... ou seja... anda óleo la dentro, dentro de uma fissura com menos de 1 mm...
    Lê o tópico sobre os aditivos que escrevi e depois diz alguma coisa... :)

    Se coloca-ses um produto especifico para limpeza de touches... ainda vá que não vá... embora continue a não gostar... mas muito melhor que mandar "teflon" para dentro do motor.... Especialmente com um bom óleo lá dentro para o estragares...

    Abraço

  • Responder #43   por orlando em 27 Jan, 2013 09:30
  • Sabes isso do teflon a ideia era tornar o arranque a frio ainda mais leve... O produto de limpeza tenho algum medo por causa da junta da colaça, porque já tem uns bons anos e kms.

    Vou ler o post dos aditivos!
  • Responder #44   por TesZero em 27 Jan, 2013 09:37
  • O teu problema não é teres o arranque "pesado"... por isso porque razão vais contaminar o óleo com o Slick 50?

    o teu problema será... quase de certeza... a lubrificação nas touches...

    Tens que tentar perceber se o barulho vem realmente dentro da distribuição ou de algum injector (por vezes não é fácil)

    O facto de teoricamente baixares o atrito entre peças não te vai aumentar a pressão de óleo e lubrificação como precisas... teoricamente vais mesmo é fazer o contrário...

    Faço já um post com fotos a indicar o procedimento que já te indiquei em cima...
    Se tas em vila real consegues fazer-lo sem problemas...

    15 min...

    Abraço

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