fílto de particulas e EGR. Dores de cabeça.

Voltar
  • fílto de particulas e EGR. Dores de cabeça.   por fp9000 em 23 Out, 2014 17:30
  • Olá a todos.

    Já foram abertos alguns tópicos acerca deste assunto. No entanto tomo a liberdade de abrir mais um para relatar a sequência de acontecimentos relacionados com o meu 9-3 TiD, no sentido de se perceber melhor o problema e para se poder perceber a relação entre estes dois sistemas do motor TiD.

    Em maio deste ano (2014) o 9-3 Tid cá da casa, com 95.000km, decidiu não trabalhar da noite para o dia. ++P
    Após dois diagnósticos eletrónicos inconclusivos, pois todos os dados estavam corretos, foi feita uma medição à compressão dos cilindros. Dois deles mostravam valores na ordem dos 11, outros dois na ordem dos 19.
    Se bem me lembro, os valores normais andam entre os 25 e os 35, creio.

    Foi feito um engine rebuild, com segmentos, bronzes, juntas, pulimento da cabeça e limpeza das camisas. As entidades responsáveis pela reparação alegaram que a origem deste problema deveria estar na utilização urbana que exigia mais regenerações do FAP que o normal e que esta rotina acabara por criar o sobreaquecimento de algumas partes do motor, causando desgaste prematuro. Ou então que a mistura de óleo com gasóleo vidrou as camisas.
    De facto, fazia imensas. Por vezes em intervalos de menos de 500 km. (parece-me um erro de eletrónica).
    Para cortar o mal pela raiz, anulou-se o FAP e efetuou-se a respetiva alteração na centralina.

    Efetuada a reparação, poucos dias mais tarde, o carro começa a deitar fumo do motor. O turbo dá de si, provavelmente pelas mesmas razões da primeira anomalia, concluem as mesma entidades.

    Após esta reparação, o carro fica a trabalhar bem, exceto a entrada de binário, que em vez de atingir o seu pico às 1750rpm só o atinge por volta das 2100/2300rpm. E até lá arrasta-se.

    A resposta do mecânico é que a EGR deu o berro.
    Eu duvido. (tal como duvido de mais coisas, mas isso é outra guerra)

    As minha questão é => Será que a anulação do FAP implica que os gases que entram para a admissão através da EGR vêm tão saturados que a combustão é menos rica e por isso retarda a entrada de oxigénio para a admissão?
    Ou o problema pode ter a ver com a afinação do turbo ou a reprogramação da centralina mal feita? (sendo que estas foram refutadas pelo mecânico)

    Obrigado.
  • Responder #1   por TesZero em 24 Out, 2014 08:35
  • Boas, tentaste-me ligar e depois não cheguei a falar ctg, queria saber como andava a história...

    a válvula de egr realmente pode criar esse problema, estava a acontecer no 9-3ss do meu primo (o que era do fatboy), trocou-se o carro parece outro...

    Mas... com isto não quero "salvar" quem fez a programação, obviamente que pode ter algo haver, embora isso nos edc16 se tenha tornado tão banal que... só faz mal" quem quer".

    Só não percebo é porque raio eliminas-te a FAP e deixas-te a EGR...

    não existe ligação entre as duas, ou seja, a FAP fica muito depois da EGR.
    Os gases que passam pela FAP saem para o escape, nunca voltam para a EGR.

    Abraço
  • Responder #2   por fp9000 em 24 Out, 2014 12:34
  • Eu na altura perguntei no setido de me aconselharem mas disseram-me que não...
    O teu 9-3 trás EGR?
    EDC16? Ké isso?

    Em relaçao á possibilidade que expus estou esclarecido.
    obrigado O0
  • Responder #3   por TesZero em 24 Out, 2014 15:28
  • O meu não trás EGR, carros a gasolina com catalisador normalmente não usam EGR... Thanks GOD!!!

    Só trazem EGR´s os 2.2 e 1.9
    Trazem FAP os 1.9

    EDC16 é a gestão electrónica usada por praticamente todos os carros diesel recentes, SAAB incluído.

    Portanto, se reprogramas uma centralina de um 1.9 tdi, reprogramas uma EDC16.

    Não percebo porque desactivaste uma e não desactivaste outra...

    Abraço




  • Responder #4   por fp9000 em 24 Out, 2014 20:06
  • Ui, tas a começar a perceber umas coisas de Opel!!  :D

    Francamente também não sei. Mas também te digo, pelo preço delas a mandar vir da PFS, não me chateia muito. (82.47€)
    Para quem já gastou mais do que o preço do 9000 em reparações desde Maio...

    Já agora, tu ou alguém saberá onde procurar mais preços para a EGR? Nomeadamente alguma alternativa que tenha a ver com a Multijet ou CDTI da Opel?
  • Responder #5   por TesZero em 27 Out, 2014 08:35
  • Nop... desde que sei que se pode eliminar... nunca mais me chateei a tentar perceber o que quer que seja...

    lixo para dentro do motor considero completamente escusado...

    :P

    Abraço
  • Responder #6   por fp9000 em 06 Nov, 2014 01:15
  • Se o carro fosse MEU, nem me chateava. Enfiava uma rolha na EGR e fazia uma versão Américo Amorim.
  • Responder #7   por JBrizida em 12 Nov, 2014 17:09
  • Só agora vi este tópico...my2cents  :-[
    Posso dar a minha opinião/experiência.
    O meu 93 1.9Tids (150cv de origem), também falhava muito, especialmente a baixa rotação.
    Fiz uma reprogramação de centralina e "eliminação" da EGR na Turbotec e NUNCA mais tive problemas.
    O mesmo, conta agora com 250 000 kms e tudo OK!
    Espero ter ajudado.  ;)

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation