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Olá a todos.
Já foram abertos alguns tópicos acerca deste assunto. No entanto tomo a liberdade de abrir mais um para relatar a sequência de acontecimentos relacionados com o meu 9-3 TiD, no sentido de se perceber melhor o problema e para se poder perceber a relação entre estes dois sistemas do motor TiD.
Em maio deste ano (2014) o 9-3 Tid cá da casa, com 95.000km, decidiu não trabalhar da noite para o dia.
Após dois diagnósticos eletrónicos inconclusivos, pois todos os dados estavam corretos, foi feita uma medição à compressão dos cilindros. Dois deles mostravam valores na ordem dos 11, outros dois na ordem dos 19.
Se bem me lembro, os valores normais andam entre os 25 e os 35, creio.
Foi feito um engine rebuild, com segmentos, bronzes, juntas, pulimento da cabeça e limpeza das camisas. As entidades responsáveis pela reparação alegaram que a origem deste problema deveria estar na utilização urbana que exigia mais regenerações do FAP que o normal e que esta rotina acabara por criar o sobreaquecimento de algumas partes do motor, causando desgaste prematuro. Ou então que a mistura de óleo com gasóleo vidrou as camisas.
De facto, fazia imensas. Por vezes em intervalos de menos de 500 km. (parece-me um erro de eletrónica).
Para cortar o mal pela raiz, anulou-se o FAP e efetuou-se a respetiva alteração na centralina.
Efetuada a reparação, poucos dias mais tarde, o carro começa a deitar fumo do motor. O turbo dá de si, provavelmente pelas mesmas razões da primeira anomalia, concluem as mesma entidades.
Após esta reparação, o carro fica a trabalhar bem, exceto a entrada de binário, que em vez de atingir o seu pico às 1750rpm só o atinge por volta das 2100/2300rpm. E até lá arrasta-se.
A resposta do mecânico é que a EGR deu o berro.
Eu duvido. (tal como duvido de mais coisas, mas isso é outra guerra)
As minha questão é Será que a anulação do FAP implica que os gases que entram para a admissão através da EGR vêm tão saturados que a combustão é menos rica e por isso retarda a entrada de oxigénio para a admissão?
Ou o problema pode ter a ver com a afinação do turbo ou a reprogramação da centralina mal feita? (sendo que estas foram refutadas pelo mecânico)
Obrigado. -
Boas, tentaste-me ligar e depois não cheguei a falar ctg, queria saber como andava a história...
a válvula de egr realmente pode criar esse problema, estava a acontecer no 9-3ss do meu primo (o que era do fatboy), trocou-se o carro parece outro...
Mas... com isto não quero "salvar" quem fez a programação, obviamente que pode ter algo haver, embora isso nos edc16 se tenha tornado tão banal que... só faz mal" quem quer".
Só não percebo é porque raio eliminas-te a FAP e deixas-te a EGR...
não existe ligação entre as duas, ou seja, a FAP fica muito depois da EGR.
Os gases que passam pela FAP saem para o escape, nunca voltam para a EGR.
Abraço -
Eu na altura perguntei no setido de me aconselharem mas disseram-me que não...
O teu 9-3 trás EGR?
EDC16? Ké isso?
Em relaçao á possibilidade que expus estou esclarecido.
obrigado
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O meu não trás EGR, carros a gasolina com catalisador normalmente não usam EGR... Thanks GOD!!!
Só trazem EGR´s os 2.2 e 1.9
Trazem FAP os 1.9
EDC16 é a gestão electrónica usada por praticamente todos os carros diesel recentes, SAAB incluído.
Portanto, se reprogramas uma centralina de um 1.9 tdi, reprogramas uma EDC16.
Não percebo porque desactivaste uma e não desactivaste outra...
Abraço
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Ui, tas a começar a perceber umas coisas de Opel!!
Francamente também não sei. Mas também te digo, pelo preço delas a mandar vir da PFS, não me chateia muito. (82.47€)
Para quem já gastou mais do que o preço do 9000 em reparações desde Maio...
Já agora, tu ou alguém saberá onde procurar mais preços para a EGR? Nomeadamente alguma alternativa que tenha a ver com a Multijet ou CDTI da Opel?
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Nop... desde que sei que se pode eliminar... nunca mais me chateei a tentar perceber o que quer que seja...
lixo para dentro do motor considero completamente escusado...
Abraço -
Se o carro fosse MEU, nem me chateava. Enfiava uma rolha na EGR e fazia uma versão Américo Amorim.
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Só agora vi este tópico...my2cents
Posso dar a minha opinião/experiência.
O meu 93 1.9Tids (150cv de origem), também falhava muito, especialmente a baixa rotação.
Fiz uma reprogramação de centralina e "eliminação" da EGR na Turbotec e NUNCA mais tive problemas.
O mesmo, conta agora com 250 000 kms e tudo OK!
Espero ter ajudado.