Garrett t25 híbrido

Voltar
  • Garrett t25 híbrido   por Nicodemus em 04 Nov, 2012 14:35
  • Ora boas a todos!!!

    Passo a explicar o que é necessário fazer no Garrett t25 para esse poder alcançar um stage 3 ou mais fiavelmente.

    O t25 é uma evolução do t3, que já estava a ficar velho. O t3 é um turbo grande mas com pouco potêncial, devido a sua má aerodinamia (estamos a falar de um turbo que nasceu nos anos 70. Em medidas fiáveis, o t3 produz 280cv, enquanto que o t25 ronda os 250. A diferênça não é enorme, quando em contrapartida o pequeno t25 consegue fazer um spool mais cedo e mais rápidamente.

    Para poder passar essa barreira, o t25 terá que ser hibridado, isso é, substituir parte(s) do(s) componente(s) para esse último poder bombear mais ar para o motor.
    Regra geral fica-se pela copressora e ajustes na sua zona de trabalho, há quem mude tambem o caracol de escape juntamente com a turina.

    Para poder por um t25 a bombear ar para mais de 300cv (que é o meu caso), irão precisar de:

    -kit 360º
    -kit reparação
    -Compressora garrett gt28rs (tenho que pedir ao tavares o referência que tem na caixa da compressora)
    -alargar caracol de admissão e encaixe onde roda a compressora no core.

    O kit de reparação é necessário porque o turbo irá ser todo desmontado e refeito.
    O kit 360º irá impedir que o turbo tenha folga axial devido ao maior bombeamento de ar. basicamente faz com que o turbo consiga trabalhar muito tempo a pressões que, sem o kit 360º, iria rapidamente desfazer-se. O kit 360 tem mesmo muita pouca coisa... umas anilhas e uns parafusos. lol
    compressora, podem optar pela do t28, ou a do gt28rs (de 74mm se não estou em erro), quem lhe irá montar o turbo, vai dizer que não vai dar, a compressora é muito grande e não vai dar equilibrio... Mas dá. como podem ver nessa foto, foi retirado bastante peso na porca de fixação:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    a compressora antiga é a de fora.

    Eu ouvi falar que o kit de reparação e o 360º custam por volta de 90€, não faço ideia do preço da compressora, nem do trabalho de torneiro. mas eu estimo que por menos de 300€ irão conseguir formar esse t25 híbrido.

    pros: ficam com um turbo virtualemente novo, e com mais potêncial que o TD04 (com a compressora gt28rs fica aproximadamente como o TD04 17T)
    plug and play, não tem alteração de tubagens, juntas nem nada.
    Faz um barulho orgásmico quando está a encher!!  :-* :-* :-*

    Contra: spool ligeiramente mais lento, mas não incomoda (eu ainda acho que é mais rápido que o td04 a spoolar  :P)
    de resto, nada a apontar. Aconselho mudarem a válvula de wastegate porque a original vai começar a dar raia.

    (eu não sei onde meti as fotos disso...  :-\)

    bem, espero que gostaram.

    Abraço
  • Responder #1   por Guest em 04 Nov, 2012 15:07
  • Assim gosto mais :D :D

    Bom post Don Nicodemus :D

    Abraço
  • Responder #2   por castelar em 04 Nov, 2012 19:13
  • Porreiro, para quem sabe do que está a falar :-[ :-[ Se aparecerem mais fotos os ignorantes agradecem ::) ::)
  • Responder #3   por teco em 04 Nov, 2012 20:04
  • ora então hibridação t25 vs tf04 era boa discussão
  • Responder #4   por Guest em 04 Nov, 2012 21:20
  • Eu também acho que era... Ainda não percebi bem quais as diferenças  :-[ :-[ :-[

    Abraço
  • Responder #5   por Nicodemus em 04 Nov, 2012 23:55
  • O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

    Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

    O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.
  • Responder #6   por Guest em 05 Nov, 2012 01:01
  • O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

    Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

    O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.

     8) 8) 8) Esclarecidíssimo  8) 8) 8) 8) Obrigado

    Abraço
  • Responder #7   por Nicodemus em 05 Nov, 2012 11:10
  • Sempre consegui mais algumas fotos:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    A turbina do t25 original já vem com um ligiero ângulo para evitar o turbo-surge.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Quem quiser a referência da compressora usada, aqui têm.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Nessa foto, podem ver o que foi retirado ao caracol de admissão para poder caber a compressora (apenas se vê o inducer), da parte interna (exducer) não tenho fotos porque não presenciei a montagem.

    Tadaaa!!!  ;D
  • Responder #8   por teco em 06 Nov, 2012 13:24
  • vou fazer a pergunta que mata....


    e colocar directo uma coisa destas?


      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #9   por Nicodemus em 06 Nov, 2012 17:25
  • O problema é de ser marca branca. Pode ser o equivalente ao gt3071, mas a qualidade dos materias deve ser bastante inferior, e sobretudo não é de rolamentos. até falta saber se é de anilha 360º...

    por isso, dizer que aguenta bem 25 psi e 500 cv parece-me barrete. porque para 25 psi é preciso um core reforçado.

    "-Inducer: 54mm
    -Major: 70mm"

    a compressora do td04 19t não é bem maior que isso? é que parece-me que a minha é maior, e no entanto não devo conseguir 500 cv  ;D
  • Responder #10   por teco em 06 Nov, 2012 18:47
  • desconsidera o ser marca branca, considera so a questão de um gt3071 com falange de t25
  • Responder #11   por Nicodemus em 06 Nov, 2012 19:24
  • A falange t25 é pequena  :-\  Funciona, sem dúvida, e até por ser uma falange pequena faz com que os gases passem mais de pressa, mas ofrece mais resistência, o que cria demasiada pressão sobre os colectores... num trubo destes, eu optaria pela falange t3.

    Mas isso no caso de querer rondar a 400cv ou mais. Se a tua ideia é de 300~350 cv, dá bem, mas a partir daí... era um com falange t3 e com uns colectores individuais, até porque é estimado que os nossos colectores suportem 420cv, a partir do qual a frequência de escape torna-se muito forte e o "pulse bang" do cilindro 1 e 4 vão começar a criar confusão.

    Isso é apenas a minha opinião! não sou mecânico nem nada parecido! apenas investigo muito naquilo que me dá interesse!  ;D

    Abraços

  • Responder #12   por Nicodemus em 06 Nov, 2012 19:26
  • Já agora, falange t25 e t3 (ambas Saab)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #13   por teco em 06 Nov, 2012 19:54
  • acho que pelo menos numa primeira fase ele fica bem com o t25 de origem.

    Os injectores de gpl parece que são de 280cvs, os de gasolina tb (+ coisa menos coisa), o proprio escape tem essa limitação. No fundo se ficar com 270-280 dá 250 mesmo a subir e pode em plano fazer 270-280 km/h (mas ai meu deus que bebe como uma besta)

    eu sei, eu sei, ter um supercarro é outra coisa, mas aí se calhar, e era isso que eu discutia, é questão de mexer tudo.
  • Responder #14   por TesZero em 07 Nov, 2012 09:48
  • bebe que nem uma besta... depende do que acelerares...

    dá-me um exemplo de um carro com 300cv que beba menos...

    queres falar de motores atmosféricos da bmw por exemplo? :D :D :D

    se fizeres viagens a 120 km/h com a tua caixa e com essa personalização, nõ vejo porquê do carro ir a gastar mais que 6.5...7...
    é muito?

    E sempre a fundo... mais de 12 começo a achar pouco provável mesmo... a menos que andes sempre em primeira e segunda...

    Abraço


Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation