Mitos: Afinal onde coloco os pneus novos?

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  • Mitos: Afinal onde coloco os pneus novos?   por amreal em 25 Out, 2012 20:45
  • Afinal os pneus novos vão atrás, diz a Michelin.

    Ao contrário do que diz a convenção comum entre automobilistas, mecânicos e outros entendidos na matéria, a Michelin vem agora defender que, quando se trocam apenas dois pneus, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro da viatura.

    Independentemente do tipo de tracção do carro, dianteira, traseira ou 4x4, a marca recomenda a montagem dos pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.

    Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?


    Testes recentes efectuados pela marca do boneco chamado Bibendum, demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro. Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.

    Pneus novos montados na frente:


    O comportamento do carro modifica-se, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
    O condutor, habituado a um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
    Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
    O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
    Pneus novos montados atrás:
    O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
    A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.
    Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter: melhor aderência em curvas e uma maior segurança.

    Fonte:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn @ 2005

  • Responder #1   por svidinha em 25 Out, 2012 21:20
  • Olá Amreal,

    Felizmente já conhecia isto a alguns anos e desde que vi esta explicação, na altura noutro site, passei a fazer exactamente isto, novos atrás e mais usados à frente.

    Chamo já agora atenção que todos os pneus têm um grau de "dureza" da borracha que aumenta por ano, logo vai perdendo a capacidade de aderência ao solo na mesma proporção, e isto para dizer que não basta termos "piso" para termos um bom pneu.
  • Responder #2   por castelar em 25 Out, 2012 21:24
  • Pois mas o meu maior problema é o preço deles.
    Infelizmente  estou mesmo necessitado de meter 4 no meu 95 e o melhor que por cá arranjo é cerca de 100€ cada.
    Um roubo
  • Responder #3   por teco em 25 Out, 2012 21:25
  • só um comentário

    eu se me distrair e não for trocando frente-trás, acabo com frente carecas e trás a mais de meio fio....

    basta meter 2 à frente e chegam os 4 à pré-calvice +- a tempo de levar 4 novos (que é o que gosto)

    digo eu

    CASTELAR, de onde és?

  • Responder #4   por svidinha em 25 Out, 2012 21:29
  • Olá Castelar,

    Depende mesmo do pneu em si, 100€ até pode ser um preço fantástico, e lembra-te que precisas de uma boa aderência no teu 9-5.

    Eu gastei um pouquito mais por pneu, não muito, e meti os Goodyear Eagle F1 assimétricos, e só te posso dizer que é bom.

    Quanto aos preços se quiseres, pergunta ao Lfteixeira que ele têm o número onde compramos os pneus e perguntas, não perdes nada por isso.
  • Responder #5   por castelar em 25 Out, 2012 21:31
  • só um comentário

    eu se me distrair e não for trocando frente-trás, acabo com frente carecas e trás a mais de meio fio....

    basta meter 2 à frente e chegam os 4 à pré-calvice +- a tempo de levar 4 novos (que é o que gosto)

    digo eu

    CASTELAR, de onde és?

    Guimarães (mas não diga nada aos Bracarenses :D :D)
  • Responder #6   por Lfteixeira em 25 Out, 2012 22:56
  • É mesmo, pneus novos atrás.

    Mas em Espanha, perdão, Guimarães não há pneus baratos?

    Meti 2 atrás há cerca de 1 mês atrás, e meti na medida dos 9-5, os 225/45 R17, os Goodyear Eagle F1 Assimetricos, já a nova versão, e ficaram por 110€ cada.
  • Responder #7   por castelar em 25 Out, 2012 23:37
  • Lá terá que ser.
    Bem que queria uns aí a 60€/cada como me custaram para o meu Triumph mas não tenho essa sorte.
  • Responder #8   por teco em 25 Out, 2012 23:41
  • só um comentário

    eu se me distrair e não for trocando frente-trás, acabo com frente carecas e trás a mais de meio fio....

    basta meter 2 à frente e chegam os 4 à pré-calvice +- a tempo de levar 4 novos (que é o que gosto)

    digo eu

    CASTELAR, de onde és?

    Guimarães (mas não diga nada aos Bracarenses :D :D)

    para os aldos de braga havia um gajo com preços fantásticos de pneus...

    quem me ajuda a lembrar o nome e local? (comi um sarrabulho fantástico enquanto esperava)
  • Responder #9   por svidinha em 26 Out, 2012 01:18
  • Teco,

    Provavelmente estamos a falar do mesmo, aquilo não e Braga, é arredores.
  • Responder #10   por TesZero em 26 Out, 2012 01:44
  • o que eu faço normalmente... sempre fiz... (embora tenha completamente noção que pneus novos são sempre atrás) foi... tendo o pneu da frente um pouco mais de meio desgaste... trocar os da frente para trás...

    Têm boa aderência porque estão a meio da sua vida útil e depois gasto 600€ e coloco os 4... sim... 600€ e é um bom preço para a medida 235/40/17... com montagem, equilibrarem e alinhamento.

    se souberem de mais barato... porreiro...

    e.. claro.. são uns GoodYear F1 Assymetricos como é suposto :D

    depois de se experimentar uns... não se quer outros :D

    quanto aos preços a que o LfTeixeira comprou os dele... é muito... mas muito bom...
    isso é já com eles no sitio?

    Até na PneuCity eles estão 14€ mais caros e... é preciso depois levar a montar, claro... :   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    _______________________________________________________________________________

    Outras 2 curiosidades sobre os pnes:
    - eles vêm de fabrica envolvidos em goma, para não se deteorarem no armazenamento... cuidado nos primeiros 100 kms, especialmente se estiver piso molhado... e se os colocarem atrás como recomendado... cuidado triplicado obviamente... Pneu com goma + piso molhado = derrapagem...
    - os pneus são feitos para ter uma vida util de 4 anos... podem ver o ano de fabrico atravez de 4 números que se encontram na lateral do pneu. Exemplo "1212" isto refere-se a um pneu fabricado na semana 12 do ano 2012.
    Muita gente anda com pneus com 6...7...8...9..100 anos no carro porque têm bom piso... depois rebentam em andamento devido a fissuras internas e por vezes externas... cuidado com isso.

    (marco, se quiseres adicionar estas 2 informações ao teu primeiro tópico penso que seria útil.)

    Abraço e nada de poupar em pneus... e muito menos usados...

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