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  • Ajuda   por Manerr em 18 Nov, 2013 09:36
  • Bom dia,

    Comprei recentemente um Saab 93 2.0t do ano 2001.
    Tenho um problema com a caixa automática e gostava de perguntar se alguém pode ajudar.
    O caixa depois de andar uns kms deixa de funcionar sendo necessário desligar o carro e voltar a ligar...
    Decidi retirar a valvolina e verificar níveis e reparei que o referido óleo saiu com uma cor estranha, sendo esta castanha clara. Fico com ideia que a cor é provocada por alguma mistura de água no óleo que só pode vir do arrefecedor de óleo da caixa.
    Como posso eliminar todo este óleo com água (caso seja isso) e testar a caixa para saber se tem danos?
    Ouço falar de filtros de óleo da caixa mas neste caso nao tenho informação técnica sobre a caixa e nao encontro nada exteriormente.

    Obg
  • Responder #1   por SMAP em 18 Nov, 2013 09:42
  • Não sei se tem lá a informação que necessitas, mas nao faz mal teres o WIS.

    Ve este topico de   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #2   por SMAP em 18 Nov, 2013 09:48
  • Em relação ao oleo da caixa deves de usar o Oleo SAAB para caixas automaticas.

    PN 93165414 - ate 2001 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    PN 93160393 - de 2002 para a frente -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Verifica de que ano é mesmo o teu 9-3 pois se foi feito apartir de Setembro de 2001 ja tras as especificações de 2002

    Podes verificar no   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn usando o numero de série presente no livrete do veiculo.
  • Responder #3   por TesZero em 18 Nov, 2013 12:32
  • Olá Emanuel, na tua apresentação não colocaste de onde és, isso poderá ajudar a enviar-te a alguém que esteja habituado a resolver esses problemas.

    Também não percebo grande coisa de caixas automáticas.

    Mas para ela simplesmente deixar de funcionar e voltar após reiniciares o carro... poderá ser algo electrónico... ou então algo que o sistema electrónico detectou como falha.
    Em qualquer dos casos com a ferramenta de diagnóstico conseguirás chegar ao motivo do erro.

    estive a procurar pela net e parece que é comum...
    pelo menos nos de 2002 - 2004, parece que houve um problema com os vedantes e houve uma indicação de troca pela fabrica...

    Confirma o Vin do teu carro conforme sugerido.

    Abaço
  • Responder #4   por Manerr em 20 Nov, 2013 00:05
  • Boa noite,

    Obrigado pelas dicas. Sou de Esposende.

    Penso que deverá ser algo electrónico ou relacionado com a temperatura...

  • Responder #5   por TesZero em 20 Nov, 2013 12:38
  • Aconselhava sem dúvida fazer um telefonema ao Veloso e deixar lá o carro.

    Aqui todos os dados:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Acredite que compensa MUITO deslocar-se até Braga para resolver o problema...
    Mesmo com a diferença de Quilómetros entre Braga e um qualquer mecânico da zona...
    Compensará no final a nível de preço e de conhecimento.

    Abraço

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