Legislação GPL

Voltar
  • Legislação GPL   por Lfteixeira em 31 Jan, 2013 10:12
  • Saiu hoje uma nova portaria sobre GPL (Lei n. 13/2013 de 31 de Janeiro).

    Em resumo, já podemos estacionar em parques subterraneos. Mas o distico para já continua, embora ainda não tenham defenido tamanhos, formas e afins.

    Excertos:


    Estacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL
    1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes
    tenham sido aprovados e instalados de acordo com
    o regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em
    parques de estacionamento fechados e abaixo do nível
    do solo.
    2 — Os parques de estacionamento referidos no número
    anterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do
    regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios,
    aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de
    novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento
    de veículos.


    Artigo 5.º
    Identificação dos veículos que utilizam GPL ou GN
    1 — Os veículos ligeiros que utilizam GPL ou GN como
    combustível devem exibir, de forma visível do exterior,
    uma vinheta identificadora, de modelo a estabelecer por
    portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis
    pelas áreas da administração interna, da economia e do
    emprego e da justiça.


    Podem descarregar aqui:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #1   por TesZero em 31 Jan, 2013 17:39
  • Não é que me interesse... mas... como sei que o sitio onde vou estacionar cumpre (bla, bla, bla) as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos.

    Ontem vi um chervolet com o distico colado na porta de lado... como o kamuma tinha a azeiteirice dos patrocínios as empresas tuning, lolol

    isto é mau... quer dizer que muitas pessoas que viam isso como entrave vão usar gpl... e havendo muitas pessoas a usar... o preço vai subir... BOLAS...

    Não existe uma lei qualquer europeia que proíbe a venda do gpl a mais de 1/3 do preço da gasolina??? :|

    Abraço
  • Responder #2   por rater em 31 Jan, 2013 18:00
  • Eu li no forum Autogás que a UE até 2014 está "protegido" de subidas através de impostos. Se encontrar o tópico do forum ponho aqui o link.
  • Responder #3   por Reaper em 29 Abr, 2013 13:46
  • Os veículos abastecidos com GPL já podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo, a partir de 1 de maio de 2013, nos termos e condições previstas da Lei nº 13/2003.
  • Responder #4   por Lfteixeira em 29 Abr, 2013 14:20
  • Já temos um tópico com isso! :)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #5   por TesZero em 29 Abr, 2013 15:29
  • Lfteixeira, aparece-te uma opção em baixo a dizer "juntar tópicos"? :P

    estas-me sair um preguiças....

    quanto ao assunto...

    preparem-se...
    era este um dos grandes entraves para que muita mais gente não passasse para gpl...

    portanto o preço das instalações deve subir... assim bem como o preço por litro do gás precioso... grrr

    Preferia tudo rígido e pagar de longe a longe 50€ de multa por não ter dístico :P

    Abraço
  • Responder #6   por Reaper em 29 Abr, 2013 16:41
  • acho que o estigma do GPL vai continuar enquanto acharem que se perde a pot^necia toda do motor e é perigoso...houve um familiar há um mês que me perguntou onde eu tinha a botija do gás... :)))

  • Responder #7   por SMAP em 29 Abr, 2013 16:57
  • acho que o estigma do GPL vai continuar enquanto acharem que se perde a pot^necia toda do motor e é perigoso...houve um familiar há um mês que me perguntou onde eu tinha a botija do gás... :)))

    É exactamente ao contrario ... quem usa gasolina é que perde potência a nivel da carteira :D
  • Responder #8   por TesZero em 29 Abr, 2013 18:11
  • eu apoio que as pessoas tenham receio pelo motor e pela seurança...
    já somos muitos a gpl e... a procura faz o preço...

    tenham medo... muito medo...

    ______________

    e... quero mecânicos destes:
    "eu... uma vez... coloquei um carro a gpl e nunca mais pegou... tive que mandar para a sucata porque o meu mecânico disse-me que o gpl me estragou o motor"

    :P
  • Responder #9   por Cobalto em 29 Abr, 2013 21:20
  • Até que enfim uma boa noticia.
    Já uso um carro a GPL desde 2008 e já poupei imenso dinheiro.
    Agora só carros a gasolina para transformar a GPL, pois fica ainda mais barato que o mesmo carro a diesel.

    Por outro lado não tinha problemas em estacionar fora dos parques subterrâneos.
    Tb tenho medo do aumento de tudi o que é GPL - GPL, Instalação, manutenção..
    Vamos ver como se porta o mercado. :)|
  • Responder #10   por Reaper em 26 Jun, 2013 15:55
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Carros a gás substituem dístico azul por vinhetas no para-brisas

    Publicado às 14.57
    Os dísticos azuis dos carros a gás vão começar a ser substituídos por vinhetas identificadoras dentro de duas semanas, com o objetivo de se tornarem mais discretos e eliminar o estigma existente, argumenta o Governo numa regulamentação publicada esta quarta-feira.

    A portaria, que entra em vigor de hoje a 15 dias, determina que a identificação dos veículos ligeiros de matrícula portuguesa que utilizem sistemas de alimentação a gás de petróleo liquefeito (GPL) passe a ser feita por vinheta afixada no para-brisas.
    No entanto, os veículos que já utilizem sistemas de alimentação a GPL, aprovados em inspeção técnica anterior, têm de afixar à retaguarda um dístico identificador de fundo verde (em vez de azul), alusivo às menores emissões de gases com efeito de estufa.
    Estes veículos antigos não podem estacionar em locais situados abaixo do nível do solo, nem parques de estacionamento fechados, salvo se estes parques dispuserem de ventilação natural através de aberturas ao nível do teto e solo, que permita o rápido escoamento para o exterior de uma eventual fuga de gases.
    Apesar das novas regras, o Governo ressalva, no diploma hoje publicado, que os veículos anteriormente aprovados para a utilização de GPL ou GN podem manter-se em circulação sem qualquer obrigação adicional, mas é dada a opção de demonstração do cumprimento das novas prescrições técnicas que permitem beneficiar do novo regime de identificação de veículos e de estacionamento em parques fechados.
    O diploma determina ainda que compete aos fabricantes assegurar que os técnicos e mecânicos de auto/gás possuem a formação e título profissional legalmente exigível para o exercício das atividades de fabrico de veículos movidos a GPL ou GN.
     
     
  • Responder #11   por Guest em 26 Jun, 2013 17:11
  • Porra... Que raio de discriminação...
    Basicamente passa de azul para verde e nos novos quase nem se vai ver...

    Abraço
  • Responder #12   por Reaper em 26 Jun, 2013 18:45
  • Porra... Que raio de discriminação...
    Basicamente passa de azul para verde e nos novos quase nem se vai ver...

    Abraço

    eu o do vidro da frente ainda vou "papar" e colocar mas o verde pqp os gajos , não vou colocar essa mer** (nem sei se preciso mas está fora de questão)
  • Responder #13   por SMAP em 26 Jun, 2013 18:48
  • Pintamos o carro de verde, se nos disserem alguma coisa por nao ter o autocolante verde digo que o autocolante é do tamanho do carro pois sou um grande ecologista :D
  • Responder #14   por teco em 26 Jun, 2013 19:21
  • que foi esta M€RDA?

    então os GPL de segunda (todos até esta iluminada lei) que andaram a pagar impostos de circulação altos apesar de menos poluidores ainda tinhamos de pagar 120 euros e inspecção especial?!?!??!

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation