O que fazer após compra de um SAAB usado

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  • O que fazer após compra de um SAAB usado   por TesZero em 09 Mar, 2013 16:41
  • Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.

    E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
    Isto independentemente de o ter feito ou não...

    Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.

    o que convém trocar / ter atenção:

    Filtros
    - Trocar filtro de combustível
    - Trocar filtro de ar
    - Trocar filtro de habitáculo
    - Trocar filtro de óleo

    Fluídos
    - Trocar óleo
    - Trocar liquido refrigerante
    - Trocar óleo de travões
    - Trocar óleo de direcção assistida

    Outros
    - Trocar velas nos carros a gasolina
    - Ver e trocar se necessário discos e calços
    - Troca de todos os tubos de vácuo

    Alguns comentários sobre as operações acima descritas:

    - Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
    Especialmente os filtros de óleo e combustível.
    Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    - Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.

    - Na troca do liquido refrigerados NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.

    - Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
    Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.

    No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7

    Sendo estes modelos em concreto susceptíveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.

    Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Nestes modelos, alem da lista descrita devemos:
    - Retirar o cárter e limpar todos os resíduos no mesmo.
    - Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
    - Avaliar e trocar se necessário o kit PCV ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    - Trocar bomba de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    ___________________________________________________________

    Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.

    Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
    Actualizarei este post sempre que necessário.

    Abraço
  • Responder #1   por teco em 27 Mai, 2013 23:15
  • manda ver casquilhos e apoios de motor...

    e esqueceste de referir anos e/ou kms para pensarem em ver junta e corrente
  • Responder #2   por TesZero em 28 Mai, 2013 23:05
  • Tens Razão...
    a ver se amanhã acrescento...
    agora estou com muito sono :P

    Bem lembrado...
    especialmente os casquilhos dos amortecedores...
    e a corrente é bastante importante também.

    Obrigado pelo contributo.

    Abraço
  • Responder #3   por teco em 28 Mai, 2013 23:23
  • eu tento que pelo menos uma percentagem seja útil...mesmo
  • Responder #4   por guedesrj em 08 Mar, 2014 04:45
  • Eu acabei de comprar um Saab de 98 2.2 Tid 115cv sem ter em conta todas estas questões, e meus amigos.... :'( estou mais que aziado, neste momento até tenho medo do que o meu mecânico venha a ver mais.....para já, tive que comprar uma bomba de embraiagem (para o pedal) visto que as mudanças não me estão a entrar após 400km´s na minha mão, entretanto já comprei tb os filtros de ar, óleo e gasóleo mais o óleo recomendados. Estou a ter mais 2 problemas (que poderão ser apenas um). A luz de check engine está a acender várias vezes (após um pouco acaba por apagar) e sinto que o carro está com muito pouco "power" ou seja, chegando a mudanças altas, o carro não desenvolve. Em reta com o pé todo a fundo não me está a passar os 140 km´s/h (tenho receio que seja o sistema turbo, e que tenha que gastar uma pipa). Alguns conselhos para a minha situação?
  • Responder #5   por Lfteixeira em 08 Mar, 2014 08:41
  • A manutenção global do motor vai-te colocar no bom caminho (óleos, filtros, etc).

    A questão da performance começa por verificar:
     - Tubagens de ar
     - Tubagens de vácuo
     - Estado/funcionamento da EGR

    Estes motor (diesel) acumulam imensa fuligem no colector de escape. Uma limpeza também ajudaria à melhor saída de gases e em consequência, melhor funcionamento do turbo.
  • Responder #6   por guedesrj em 09 Mar, 2014 00:07
  • O estado da EGR já está agendada, as tubagem de ar de vácuo e do colector de escape vou fazê-las na mesma altura....espero. Estou à espera da bomba para montar, já a mandei vir.
    LfTeixeira o meu obrigado, este fórum tem-me sido muito útil, a salvação daquele carro está nos vossos conselhos   O0

    Abraço
  • Responder #7   por TesZero em 14 Mar, 2014 09:34
  • Quase... quase... quase de certeza... será da egr, mas nada melhor que ler o erro!

    Abraço
  • Responder #8   por JCanelas em 12 Jul, 2015 00:39
  • Boas ppl... Comprei um 9-3 2.0T 150cv cabrio, parece-me estar td ok, mas vou fazer o que referiram neste topico e verificar óleos, filtros, velas e td o mais.
    A direcção é que me parece um pouco pesada e algo incerta. O que me aconselham?
  • Responder #9   por joseglv em 12 Jul, 2015 12:11
  • Pressão dos Pneus??
    Pneus que já deviam ter sido trocados?? ( ver a data de fabrico )
    Óleo de Direcção a nível??
    Folgas nos casquilhos da caixa de direcão?

    Deve ser por aí....
  • Responder #10   por JCanelas em 12 Jul, 2015 12:19
  • Ok, obrigado joseglv. Os pneus e a pressão tão ok, vou verificar óleo de Direcção e pedir para verificarem os casquilhos da caixa de direcção.

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