Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores
Aqui tem um DIY publicado pelo
joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInBem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
Assim sendo mandei vir do ebay.UK (
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!!
Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! )
Cá vai:
As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda F.Esq. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mÃnimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
As unidades de alarme têm este aspecto:
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De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
Ao abrir, encontramos este aspecto:
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As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
E depois desligar estas duas fichas:
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Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )
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A ideia é derreter o estanho...
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E imediatamente a seguir e enquanto em estado lÃquido "suga-lo" ...
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Para ficar com este aspecto:
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O uso daquela ferramenta é imprescindÃvel para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.
Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:
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Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso!
Este é o material retirado:
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Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e - ... e o circuito impresso também. NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!
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Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?
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Depois de tudo soldadinho....
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Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...
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e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!
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E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possÃveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
Como isto não tinha fios... foi acessÃvel!
Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sÃtio!
Espero que tenha ajudado alguém tb!!