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[DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme

Iniciado por SMAP, 11 de Maio de 2014, 17:17

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SMAP

Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores

Aqui tem um DIY publicado pelo joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Bem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
Assim sendo mandei vir do Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se ( Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!!  :D
Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! )  :-[
Cá vai:

As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mínimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
As unidades de alarme têm este aspecto:

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De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
Ao abrir, encontramos este aspecto:

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As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
E depois desligar estas duas fichas:

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Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )

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A ideia é derreter o estanho...

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E imediatamente a seguir e enquanto em estado líquido "suga-lo" ...

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Para ficar com este aspecto:

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O uso daquela ferramenta é imprescindível para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.

Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:

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Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso!  ^-^
Este é o material retirado:

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Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e -   ... e o circuito impresso também.  NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!

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Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?

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Depois de tudo soldadinho....

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Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...

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e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!

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E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possíveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
Como isto não tinha fios... foi acessível!
:)
Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sítio!

Espero que tenha ajudado alguém tb!!
O0
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darioglv

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joseglv

mano, eu faço-te isso na boa...
( eu esqueci-me de ti... é o mínimo para compensar... )
O:-)
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razmatazz

#6
Também já fiz a substituição do meu...
Depois de selado com vedante, braçadeiras e tudo no sitio, ao chegar a casa reparei que esqueci do jumper! :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(||
Funciona tudo okay, CHECK OK, apita ao teste da chave, apenas acho que quando o carro não tiver bateria o alarme não vai soar...



Ps: Não, não vou reabrir aquilo tudo :( :( :( :( :(

SONY CR123A - €4.49x2 - JumboBox, Alfragide
  • SAAB - 9-5 - 2003

karter

Porque achas que sem bateria não vai tocar o alarme.
Conferes que a troca das pilhas originais (CR17335) pelas CR123A, resulta no mesmo?
  • Saab 95 2.0T 1999
  • Peugeot 306 cabrio 2.0 1994
  • Honda CRB 600 F4 1999
  • Renault Clio 1 1.4 RTI
  • Suzuki Bandit 400 1995
  • KTM Lycan 4.0
  • Solex

razmatazz

Sim, não te esqueças é de rapaspar as pilhas antes de soldar, caso contrário, não pega e só vai dar trabalho...
  • SAAB - 9-5 - 2003

darioglv

Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0
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meteorologist

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Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0

Estás a ver, ainda há tempos dizias que tinhas tudo feito no 9-5  :)|

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

darioglv

Pois  :D e esta so que agora lembrei-me que estava nessa hipopeia antes do motor do 9-5 berrar lembras-te? E como ele apita quando o fecho esse promenor passou-me ao lado....  ;)
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schmith

olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???
  • saab 9-3 2005

meteorologist

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olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Viva, penso que não. O meu 9-5, por exemplo, não tem.

  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

schmith

OK existe algum site como o ecat 24 k é para a opel e para a marca Saab?
  • saab 9-3 2005