9.3 150hp 2001 gpl... Dúvidas...

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  • 9.3 150hp 2001 gpl... Dúvidas...   por Squirrel em 30 Mar, 2018 17:55
  • Viva Caríssimos,
    Umas questões genéricas, por favor, para ver se me consigo esclarecer.
    1 - Aquando da instalação dos vossos sistemas de gpl, alteraram as velas para modelo mais "frio" ou mantiveram as mesmas?
    2 - Reduziram-lhes a folga ou mantiveram a folga que a Saab indica, nos 1,0 / 0,9, penso eu?
    3 - Mantiveram a marca e modelo de velas que a Saab indicava como as mais adequadas a este motor?
    4 - Na eventualidade de não terem utilizado as velas recomendadas pela Saab originalmente, como as adequadas a este motor, quais as alternativas, normais e a preço normal?
    Desde já o meu Obrigado.
    Votos de Feliz Páscoa, extensíveis às V/ famílias!
    Abraço!
    AB
  • Responder #1   por joseglv em 30 Mar, 2018 22:30
  • 1 - Alterei posteriormente...
    2 - Reduzi a folga em 0.1
    3 - Sempre que possível. Se tal não for possível, procurar mesma marca, modelo compatível respeitando o "R"
    4 - Resposta no 3

    ;)
  • Responder #2   por Squirrel em 31 Mar, 2018 00:20
  • 1 - Alterei posteriormente...
    2 - Reduzi a folga em 0.1
    3 - Sempre que possível. Se tal não for possível, procurar mesma marca, modelo compatível respeitando o "R"
    4 - Resposta no 3

    ;)

    Viva e Obrigado!
    Abraço!
    AB
  • Responder #3   por Lfteixeira em 01 Abr, 2018 17:08
  • No meu caso, funciona muito melhor com as velas PFR6H-10 do que com as BCPR6ES-11.
  • Responder #4   por Squirrel em 08 Abr, 2018 12:56
  • No meu caso, funciona muito melhor com as velas PFR6H-10 do que com as BCPR6ES-11.

    Viva,
    Agradeço o feedback.
    Entretanto, o meu 2.0t de 150, de 10/2000, tinha BCPR7ES-11 que foram aplicadas aquando da compra do carro em 10/17, acertei na ocasião com 1,00 de folga e não têm dado aborrecimentos, excepto a luz de motor acesa intermitentemente, cujos erros apontam para a DIC e que já vinham do antigo dono (os erros...).
    Agora, com o gpl finalmente instalado, "inventei" e passei a folga para 0,07, na assumpção de que se o original seria 0,09, com os muitos klms que faço, depressa chegariam a 0,08.
    Conclusão, começou a falhar e a soluçar fortemente de vez em quando, fosse em baixas ou em altas, mas só a gpl, a gasolina sempre sem soluços.
    Depois de retirar a DIC e ao mudar velas, encontrei as centrais com a cerâmica rachada / estalada e a DIC com uma fissura na componente plástica, por baixo, sem se vislumbrar o óleo de arrefecimento que existe no interior.
    Agora tem BCPR7ES, o que encontrei rapidamente em stock em loja por aqui, com um pouco de massa dieléctrica aplicada nos "pipos" da DIC, mas com folga a 0,09 e tem estado ok e a desenvolver o normal, a gpl e a gasolina.
    Eventualmente testarei o que me sugeres na próxima troca, para já aparentemente está ok.
    Obrigado e Abraço!
    AB

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