Luz do motor liga e desluga sozinha

Voltar
  • Luz do motor liga e desluga sozinha   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 01:17
  • Tenho um saab 93 2.2 tid de Março de 2003 e o mesmo perde potência junto às 1500/1800RM, contudo quando ele perde potência se eu tirar o pé do acelerador e tornar a acelerar ele responde. Avaria que deu e continua a dar é  ( medidor de massa de ar intermitente. Já o troquei e continua igual. Também tinha um tubo do intercooler rasgado e foi trocado e troquei os tubos de vácuo. Alguém já se deparou com uma avaria deste tipo que me possa ajudar. Obrigado
  • Responder #1   por Rui em 19 Abr, 2017 10:19
  • Com que equipamento foram vistos os erros e quais os respetivos códigos?

    Rui Ribeiro
  • Responder #2   por Rui Henriques em 19 Abr, 2017 10:47
  • Boas Rui. Sendo o teu um 2.2 TiD, poderás querer ver o estado da EGR, que é uma das situações mais comuns para esses sintomas de perda de potência. Dou-te o meu exemplo. Tenho um 9-3, mas um 1.9 TiD. No meu, também perde potência às 1500 RPM e até às 1900-2000 RPM é lentinho a desenvolver, mas não me aparece nenhuma luz do motor (até mais porque a luz do motor está sempre ligada no meu :))) ) com esse erro. Já andei à caça do gato por todo o lado e ainda não o encontrei: EGR, FAP, intercooler, tudo OK. O próximo passo é o turbo. Quando subsitui a eletroválvula do turbo por uma da Renault, só para experimentar, essa perda de potência desapareceu completamente e o carro puxava que nem um bicho, uma coisa lindear mesmo... Até ter entrado em safe mode na estrada. Válvula fora e de volta à origem.

    Espero que te tenha ajudado.

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #3   por darioglv em 19 Abr, 2017 11:26
  • Nada como passar pela Auto-Gaspar em Xabregas pedir para lhe ligar o carro ao tech2 (maquina) e ver que erros da......pode ate ser do mesmo sintoma que o companheiro   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  referiu.  ^-^
  • Responder #4   por jcpbatista em 19 Abr, 2017 13:07
  • Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
  • Responder #5   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 14:14
  • Com que equipamento foram vistos os erros e quais os respetivos códigos?

    Rui Ribeiro
    Boa tarde, foi visto numa máquina normal de um amigo.
  • Responder #6   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 14:19
  • Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
    Boa tarde em relação à EGR já a anulei com um módulo que anula e só depois de muito tempo que apareceu esta avaria. obrigado
  • Responder #7   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 14:24
  • Boas Rui. Sendo o teu um 2.2 TiD, poderás querer ver o estado da EGR, que é uma das situações mais comuns para esses sintomas de perda de potência. Dou-te o meu exemplo. Tenho um 9-3, mas um 1.9 TiD. No meu, também perde potência às 1500 RPM e até às 1900-2000 RPM é lentinho a desenvolver, mas não me aparece nenhuma luz do motor (até mais porque a luz do motor está sempre ligada no meu :))) ) com esse erro. Já andei à caça do gato por todo o lado e ainda não o encontrei: EGR, FAP, intercooler, tudo OK. O próximo passo é o turbo. Quando subsitui a eletroválvula do turbo por uma da Renault, só para experimentar, essa perda de potência desapareceu completamente e o carro puxava que nem um bicho, uma coisa lindear mesmo... Até ter entrado em safe mode na estrada. Válvula fora e de volta à origem.

    Espero que te tenha ajudado.

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
    Boa tarde em relação à EGR a mesma foi anulada com um módulo que a anula mas esta avaria apareceu muito depois. o que me parece que a geometria não abre quando dá esta varia mas quando acontece desacelero e torno a acelerar e ela depois abre e ele responde bem. até estou a duvidar que seja alguma válvula de vácuo. Poderá ser?
  • Responder #8   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 14:28
  • Eu seguia o conselho do Rui Henriques, fazia uma limpeza a valvula Egr e a admissão porque estes motores acumulam muito carvão e pode ser uma das causas dessa falta de potência em baixas!
    Boa tarde este carro já não tem a EGR a mesma encontra se anulada. A algum tempo troquei os tubos de vácuo e ele ficou muito melhor mas depois voltou ao mesmo.....obrigado
  • Responder #9   por jcpbatista em 19 Abr, 2017 15:03
  • Não tem Egr, mas tem um emulador! Será que está a funcionar corretamente! A partida tudo indica que sim porque não existem erros na centralina relacionados com a Egr

    Quando eliminaram a Egr limparam o coletor de admissão?
  • Responder #10   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 15:16
  • Não tem Egr, mas tem um emulador! Será que está a funcionar corretamente! A partida tudo indica que sim porque não existem erros na centralina relacionados com a Egr

    Quando eliminaram a Egr limparam o coletor de admissão?
    Sim ele tem um emulador que até agora nunca mais deu avaria relacionado com EGR. E uns tempos antes tinha feito limpeza no coletor e o mesmo tinha bastante porcaria.....quando acendeu avaria foi uma rotura de um tubo do intercooler mas depois de ser mudado tem esta falha que eu acho que a geometria não abre, e tiro o pé do acelerador e torno a acelerar ele responde. o senso do pedal está ok.....
  • Responder #11   por saurio33 em 19 Abr, 2017 15:50
  • Esse motor é Common Rail não é? Nos Renault as valvulas ou sensores de pressão quando dão problemas costumam ter um comportamento parecido. Já tentaste ver por esse lado?
  • Responder #12   por jcpbatista em 19 Abr, 2017 16:19
  • O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

    O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

    Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
  • Responder #13   por RuiCoelho em 19 Abr, 2017 22:56
  • O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

    O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

    Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
    O 2.2 tid não é de tecnologia Common Rail, mas tem valvula de pressão do turbo que, quando avaria, revela sintomas parecidos, agora não sei se é apenas em baixos regimes

    O erro de Maf é que não é normal, será que instalaram a maf correta. Há tempos comprei uma piersburg e constatei que o modelo indicado pelo fornecedor não é o correto! E apercebime disso porque a ref. não era compatível com a ref da bosch.

    Entretanto não cheguei a usar a maf porque a falha estava relacionada com uma fuga do tubo de admissão, muito comum nestes modelos, talvez devido à pressão da proteção do motor
    Boa noite por acaso a maf é piersburg mas foi confirmada que era a indicada. Vou mais para válvula de pressão do turbo porque me parece que a geometria não abre. Obrigado
  • Responder #14   por Rui Henriques em 20 Abr, 2017 10:48
  • Foi essa válvula que eu substitui. O percurso foi: velha, original = poço ; nova, Renault = Bicho a puxar, safe mode ; nova, original = algumas ligeiras melhorias, mas faz a mesma coisa.
     Ao menos não tem tanta coisa para andar à procura.

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation