velocidades saltam

Voltar
  • velocidades saltam   por AC em 08 Jan, 2019 16:02
  • A minha SAAB 95 1.9 TiD SW de 2006 está com um problema na caixa de velocidades. A 2ª e a 4ª saltam frequentemente, muito mais a segunda, e muito mais aquando de reduções. Alguma dica?
    Caso seja necessário substituir a caixa de velocidades, mais vale substituir também a embraiagem, o volante bimassa e o "slave cylinder" (desculpem mas não sei como traduzir para PT...)? A carrinha tem 210.000km... Vem aí uma "nota preta", certo?
    Obrigado!
  • Responder #1   por meteorologist em 09 Jan, 2019 10:57
  • Viva,

    Estamos a falar de uma caixa auto, certo?
    Com 210 mil km já mudou o óleo da caixa alguma vez? Se levou, foi o correcto? Se não, eu começaria por algo mais simples a ver se resolve.
  • Responder #2   por AC em 09 Jan, 2019 12:56
  • Caro meteorologist,
    Obrigado pela resposta e pela presença tão ativa no forum!
    A caixa é manual, é de origem e nunca foi intervencionada.
  • Responder #3   por meteorologist em 11 Jan, 2019 08:25
  • Não tem que agradecer, faço o possível por ajudar dentro do meu conhecimento limitado!  O0

    A caixa é de 6 vel? As mudanças saltam como, a manete mexe-se?
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn, tens alguma ideia para este problema?
  • Responder #4   por AC em 11 Jan, 2019 23:48
  • A caixa é de 5 velocidades e elas saltam mesmo, fisicamente. Para ponto morto... Ou seja, não dá para andar depressa, se precisar de reduzir de 3ª para 2ª, o mais certo é a velocidade saltar para ponto morto...
  • Responder #5   por Lfteixeira em 14 Jan, 2019 11:53
  • Boa tarde.

    Eu tive um problema similar, também numa caixa de 5.
    No meu caso era a 5ª que saltava quando largava o acelerador, acabou por ser uma anilha qualquer de retenção da 5ª velocidade. (desconheço o termo técnico!)

    Poderá ser algo desse género, não necessariamente caro em termos de material mas trabalhoso de substituir.

    Se realmente for necessário tirar a caixa fora, consoante o estado da embraiagem, poderá valer a pena troca-la.
    Quanto a bimassas são bichos que não domino!!!  8)
  • Responder #6   por joseglv em 14 Jan, 2019 23:30
  • Vamos por pontos...
    Volante Bimassa - Só se troca quando se deixa uma embraiagem a patinar e insiste-se em conduzir o carro. É caríssimo e há quem equacione em converter para um volante maciço (tem que levar um outro kit de embraiagem convencional). A única vantagem é que numa próxima mudança de embraiagem, só se muda o prato e o disco.

    Slave Cylinder - Bomba auxiliar de Embraiagem

    Mudanças saltarem pode ser duas coisas:
    > Sincronizadores Gastos - Envolve desmanchar a caixa de velocidades
    > Apoios da caixa/Apoio de Torque/Apoios de Motor gastos
    Vou mais pela segunda opção... até porque é mais barato.
    No que puder mudar para os da Powerflex ou similar, faça-o. Limita bastante as oscilações do conjunto e pode ser daí o problema...
     O0
  • Responder #7   por AC em 15 Jan, 2019 14:36
  • está a sugerir que meta isto?:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Só? Há apoios do motor e da caixa da powerflex, também? Onde os poderei arranjar? Alguma dica?
    Acha que vale a pena, nem que seja só os de torque, da neobrothers??
  • Responder #8   por joseglv em 18 Jan, 2019 20:18
  • Primeiro é ver se eles estão muito maus... e se estiverem, troca-se pelos de poliuretano. Depois ver como estão os apoios de motor e de caixa. Não há em poliuretano mas se forem os apoios originais já têm 13 anos de vibrações... Se depois de mudar esses então pensa-se na caixa de velocidades...
  • Responder #9   por AC em 19 Jan, 2019 00:13
  • Faz sentido…
    Vou comprar os da caixa de velocidades na neobrothers e vou substituí-los. Depois digo coisas…
    Uma vez mais, muito obrigado pela ajuda!
  • Responder #10   por AC em 29 Jan, 2019 20:18
  • Troquei o apoio de torque pelos de poliuretano da PowerFlex. Foi um DIY pacífico pois a minha garagem tem fosso…
    A borracha maior estava já um pouco danificada, mas a outra estava, aparentemente boa. Troquei as duas. Só que... o problema da caixa piorou... o que pode bem ser um indicador da existência de problemas com os apoios do motor. Já encomendei na partsforsaab o da esquerda e o da direita. Mais uma tarde de DIY e acho que fica feito. Depois, só fica a faltar o apoio posterior, mas esse já me parece não ser pera doce para fazer em casa... nem sequer há videos no youtube.
    Vou dizendo coisas!
  • Responder #11   por joseglv em 29 Jan, 2019 21:47
  • ;)
  • Responder #12   por meteorologist em 04 Fev, 2019 13:25
  • Estou sempre a aprender   O0
  • Responder #13   por AC em 05 Fev, 2019 20:10
  • Já troquei os 2 apoios do motor. Aconteceu-me tal e qual o descrito pelo Trionic Seven no seu canal youtube:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Os apoios estavam bons! Mesmo assim, substitui por novos. A carrinha ficou melhor, com menos vibração, mas o problema da caixa de velocidades persiste.
    Parece que vou mesmo ter de mudar a caixa de velocidades… vem aí nota preta!... :'(
    Alguém conhece algum mago das caixas de velocidade que possa abrir a minha e arranjá-la? Que seja bom e barato?  :)
    Ou, alguém conhece alguém que tenha uma usada para venda? Em boas condições?
    Sei que há uma para venda no Custo Justo (em Famalicão) e outra no OLX (em Santarém).

  • Responder #14   por AC em 05 Fev, 2019 20:12
  • A caixa de velocidades que eu preciso é uma FM55B13 (part n. 55556965).
    Obrigado!

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation