Desenvolvimento - Criação do 9000

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  • Responder #15   por Marco Gonçalves em 12 Jun, 2014 19:42
  • Deixo aqui alguns crash tests com o saab 9000:

    um feito em 1992 pelo NHTSA, entre um saab 9000 hatch e um honda accord, crash frontal desfasado e a 57km/h:

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    e um crash test frontal feito pela auto motor und sport, a um 9000 cs, a 50km/h desfasado contra uma barreira indeformável:

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  • Responder #16   por TesZero em 12 Jun, 2014 19:47
  • Mais um excelente post :)

    Obrigado pela partilha :)

    Abraço
  • Responder #17   por Marco Gonçalves em 12 Jun, 2014 21:31
  • As fotos tirei do tópico dos crash tests do fórum autohoje, que não frequento, mas o crash test da nhtsa tirei da base de dados deles, que é de aceso público.

    É que nos tempos livres costumo ler um pouco sobre crash tests, e no site da nhtsa tem informação muito detalhada sobre todos os crash tests que eles fazem desde o fim dos anos 60. Agora cá na europa o euro-ncap não tem informação detalhada e imagens de grandes dimensões e pdf's nem vê-los.

    Aqui a base de dados. É só escolher a marca e o modelo correcto dessa marca:

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    E o .dot. que aparece no link significa D.O.T., (united states) Department Of Transportation, por isso quando comprarem óleo de travão, ser dot qualquer coisa significa que cumpre os requisitos exigidos por este departamento de estado americano.
    E os crash tests e muita da investigação que este departamento efectua são financiados com dinheiro público.

    Se ao menos o governo português dedicasse algum do dinheiro arrecadado com o IA e IUC na segurança automóvel, acho que era dinheiro bem gasto pois penso que ia diminuir as mortes nas estradas e diminuir os gastos em saúde dos feridos graves, e o país poderia poupar alguns milhões, mas como o estado só curte receber.... e os políticos curtem andar de mercedes classe S.... e ainda se queixam da reforma.....
  • Responder #18   por joseglv em 13 Jun, 2014 12:48
  • Muito interessante!!
    Obrigado pela partilha!!
     O0
  • Responder #19   por Marco Gonçalves em 13 Jun, 2014 22:33
  • Alguns vídeos acerca do modelo 9000 e do seu desnvolvimento:

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  • Responder #20   por Marco Gonçalves em 13 Jun, 2014 22:43
  • continuação:

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    (crash test frontal pelo nhtsa não desfasado contra barreira rígida)

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    (avaliação do saab 900 e 9000 usados)
  • Responder #21   por SMAP em 13 Jun, 2014 23:20
  • Obrigado pelos videos, mas no que fazem avaliação do 900 e do 9000 como usados o apresentador não percebia nada de  9000. Disse imensos disparates em meu entender sobre o 9000, mas nada que já não esteja habituado a ouvir da boca de imensas pessoas que não conheçem SAABs ...

    Como é que ele me fala de versão exclusiva Carlson e não me fala do 9000 Aero?
  • Responder #22   por Marco Gonçalves em 13 Jun, 2014 23:35
  • É como um tópico num certo fórum, que andei a ver novamente, em que dizem que o 9000 é menos fiável e confortável que um nissan primera da primeira geração. E que vai gastar muito mais e tem peças mais caras.

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    Eu se calhar nem devia ter posto esse vídeo, pois foi o único que não vi, mas pensei que ia ser honestos, mas geralmente nos jornalistas europeus do mundo automóvel não se pode confiar minimamente nas opiniões destes.

    Se não é feito na alemanha por uma marca do mesmo país então tem de ser obrigatoriamente inferior.

  • Responder #23   por Marco Gonçalves em 13 Jun, 2014 23:44
  • Carroceria do lancia thema:

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  • Responder #24   por TesZero em 16 Jun, 2014 08:55
  • Esse tópico do AutoHoje deu frutos, o lionbest comprou um 9000 cs que depois vendeu ao chicsaab, depois foi vendido ao jmcatroia e agora foi vendido novamente.
    Entretanto ele emigrou para a Suiça, comprou lá outro 9000, desta vez aero.

    e... isto não se devia de dizer... uma carrinha bmw serie 3 :P
    lol

    Abraço
  • Responder #25   por ciber007 em 16 Jun, 2014 10:42
  • A plataforma não foi desenvolvida pela Fiat, foi desenvolvida por todos os que faziam parte do acordo.

    No entanto, no fim de a desenvolverem, para grupo Fiat e para a Alfa Romeo era muito boa e os níveis de segurança excelentes para a altura.

    Sabem o que fez a SAAB? Meteu SÓ mais 400Kg em reforços estruturais em vários pontos da carroçaria, tais como barras longitudinais ao longo do chão, pilares A,B e C reforçados e com aço de qualidade exemplar para o caso de capotamento, etc. Tem uma barra que não sei se já não será em magnésio para evitar a intrusão do habitáculo e um cabo de aço a unir os 2 pilares A. Não foram só barras nas portas!  ;D A própria mala do 9000 não é retirada sem pelo menos 3 pessoas, 1 para desapertar os parafusos e os outros 2 para segurarem.

    Haverá muito mais a falar mas ficam aqui alguns exemplos. Se a segurança era excelente antes disso...então o que dizer do 9000?

    Derivado de um Fiat? Plataformas iguais? É isso!  8))
  • Responder #26   por Dhc em 16 Jun, 2014 13:38
  • Pessoalmente o que incomoda bastante é o desconhecimento de quem quer fazer perguntas com afirmações... só mesmo quando se desmonta/desmantela um SAAB é que se tem a real percepção de toda a engenharia envolvida na criação de cada automóvel SAAB, os vídeos para mim e para qualquer possuidor de SAAB's, acabam por já não ter qualquer interesse (acho que parte da minha careca foi conseguida a vê-los à muitos anos atrás... enfim!), melhor seria para quem NADA percebe de SAAB's fazer perguntas em lugar de afirmações/sugestões completamente descabidas.
  • Responder #27   por TesZero em 16 Jun, 2014 20:50
  • SIm... mas isso é a opinião comum à qual estamos habituados...
    muitos programas de televisão e esse mesmo tópico postado pelo Marco são exemplos disso mesmo...

    "Não conheço... é uma porcaria"

    :D

    Ainda bem para nós, que sabemos o que temos :D

    Abraço
  • Responder #28   por Aero74 em 17 Jun, 2014 00:14
  • Pois bem, se me permitirem e uma vez que eu gosto de SAAB´s  mas acima de tudo gosto de automóveis, permitam-me que revele a minha opinião:

    Dos 4 automóveis derivados da plataforma, reforçada ou não, com aço de boa ou má qualidade e mais sei lá o quê, o mais belo automóvel era o Alfa 164 (Pininfarina).
    Os restantes eram feios e por mim estão quase empates no que se refere à estética.  V:
    Pós restyling, o SAAB ficou com umas linhas fantásticas aliadas a motores igualmente fantásticos.

    Tanto o Alfa, como o Lancia e até o Fiat tiveram motorizações brutais com especial destaque, a meu ver, para o Thema 8.32.

    Abraço.
  • Responder #29   por TesZero em 17 Jun, 2014 08:10
  • Sim, na primeira versão do 9000, embora atual para a epoca, o que safa aos holhos de hoje será o kit airflow.
    Já o alfa tinha um desenho da grelha mais inovador.

    Contudo é dessa epoca que gosto e custou-me muito começar a olhar para o restyling do 9000... tanto que quando adquiri este meu LPT o objectivo era retirar o motor para o fosco e vender-lo...
    Hoje já não consigo pensar da mesma forma... começei a gostar mais das linhas.

    O motor ferrari vejo como um simbolo e não uma utilidade... é grande... é "rápido" mas... tal como o motor v6 da SAAB... são muitos cm3 mal aproveitados... Considero de longe mais eficientes os motores 2.0 / 2.3 face à relação cv/nm/cm3.

    Abraço :)

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