2.8 V6 turbo - Casmurrice/estupidez/imposição ou inteligência/razão

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  • Responder #30   por Marco Gonçalves em 26 Jun, 2014 23:16
  • Ok, mas eu tentava explicar o que pode acontecer se se tentar o que a saab tentou, nada mais.

    Ainda bem que ficaste a saber que o motor 2.8 é diferente, e que foi feito da forma "correcta".

    E se alguma vez tiveres um carro desses, podes aumentar a performance montando  colectores mais eficientes, que penso que nos usa deve haver, e um turbo maior e de desenho mais moderno, talvez twin-scroll.

    Não é preciso montar 2 turbos nem compressores volumétricos.
  • Responder #31   por SMAP em 27 Jun, 2014 08:38
  • E se alguma vez tiveres um carro desses, podes aumentar a performance montando  colectores mais eficientes, que penso que nos usa deve haver, e um turbo maior e de desenho mais moderno, talvez twin-scroll.


    O Turbo é um TD04-15K que já é twin-scroll

    Turbocharger part number MHI 49389-01700 / SAAB 55557012

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    Portanto basta simplesmente hibridar a compressora para 19 em vez de 15, o TD04 com compressora de 19 chega para perto de uns 400 CV.

    Mudar Colectores, não vale a pena pensar nisso pois não há espaço disponível dentro do compartimento do motor.


    Não é preciso montar 2 turbos nem compressores volumétricos.


    Quando eu pensei em montar um 2 turbo ou um compressor volumétrico, tinha por base que o motor tinha um turbo unicamente alimentado por 3 cilindros e não 6. Tendo agora a certeza que o motor tem um turbo alimentado por 6 cilindros não tem qualquer sentido pensar em montar um 2º turbo ou mesmo um compressor volumétrico.
  • Responder #32   por TesZero em 27 Jun, 2014 15:04
  • ????

    o motor alimentado pelos 6 cilindros smap?

    Agora confundiste-me...

    O que conheço desse motor será que o turbo é alimentado por 3 cilindros.
    o turbo é que alimenta os 6 cilindros... como é lógico, pois só existe 1 coletor de admissão...

    Desgaste:
    Penso que o desgaste não tem influência... ou seja... quer o turbo seja alimentado por 2, 3, 4 ou 6 cilindros... a sua influência (pressão) é sempre imposta nos 6 cilindros pela admissão...
    isto quer dizer que todo o motor tem que ser igualmente resistente, desde segmentos a método de lubrificação...

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    Se existe gestão de backpressure do lado sem turbo... continuo a achar o motor desiquilibrado e desaproveitado...
    V... = bi-turbo...
    :)
  • Responder #33   por SMAP em 27 Jun, 2014 15:09
  • ????

    o motor alimentado pelos 6 cilindros smap?

    Agora confundiste-me...

    O que conheço desse motor será que o turbo é alimentado por 3 cilindros.


    O V6 2.8 (que equipa os 9-3 SS e os NG 9-5) tem os 2 colectores de escape direccionados para o Turbo


    Fotos do motor onde é possivel ver um dos tubos que que liga a um dos colectores e depois ao turbo
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    Turbocharger part number MHI 49389-01700 / SAAB 55557012

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    Foto do turbo onde é possivel ver as 2 entradas onde ligam cada um dos tubos que sai do colector.
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    Pagina do EPC com as peças dos colectores de escape do B284
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    Pagina do EPC com as peças do sistema de turbo do B284
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  • Responder #34   por TesZero em 27 Jun, 2014 15:15
  • Esquece... estive a reler o tópico todo, pensei que só tivessem havido "novidades" depois do post do Reaper...

    Mesmo assim...
    preferia ver sempre V6´s bi-turbos...
    continuo a olhar para eles como motores desaproveitados pela cilindrada que têm e tipo de construção (V)

    Tal como tu, confundia com o b308...

    Já vi vários b308´s desmontados...
    b284 só vi/conduzi dois aeros... :P

    Abraço
  • Responder #35   por SMAP em 30 Jun, 2014 08:33
  • Mesmo assim...
    preferia ver sempre V6´s bi-turbos...
    continuo a olhar para eles como motores desaproveitados pela cilindrada que têm e tipo de construção (V)


    Os motores de formula 1 actualmente são V6 turbo (não bi-turbo) e tem potencia mais que suficiente :D

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  • Responder #36   por Dhc em 30 Jun, 2014 20:27
  • Smap, é impressão minha ou aquele turbo é grandinho para um motor com tão pouca cilindrada? sabes as características do mesmo?
  • Responder #37   por Marco Gonçalves em 30 Jun, 2014 21:05
  • O tamanho de um turbo depende do caudal de ar movido pelo motor, tanto pela parte da admissão como pela parte do escape, que estão relacionados desde já. E como a cilindrada é fixa, para um motor com uma determinada cilindrada produzir mais potência, o caudal de ar tem de ser aumentado, com ajuda de compressor volumétrico ou turbo.

    E se o motor já tem turbo, para aumentar ainda mais a potência é montar um turbo que mova mais ar, e geralmente costuma ser um turbo maior que faz isto.

    O turbo de alguns dos fórmula 1 dos anos 80 não era pequeno, em comparação com a cilindrada de 1500 cm3.

    Um pouco de história e técnica:

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    e sobre o motor bmw 1.5 turbo de fórmula 1:

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  • Responder #38   por SMAP em 01 Jul, 2014 17:00
  • Smap, é impressão minha ou aquele turbo é grandinho para um motor com tão pouca cilindrada? sabes as características do mesmo?


    Depende da forma como queres a entrega de potência, os motores de formula 1 atingem regimes de rotação muito altos. Neste caso tem até são limitados as 15.000 rpm, se usares um turbo pequeno ele atinge o seu limite bem antes de regimes medios.

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    Tendo em conta que este motores vão ter incorporados sistemas de recuperação de energia para os baixos regimes, acho que os turbos funcionaram de médios regimes até as 15.000. Dai serem turbos grandes.
  • Responder #39   por Dhc em 01 Jul, 2014 17:54
  • Faz sentido o que dizes (Smap), o turbo é grande para altos regimes porque tem sistemas que compensam a baixas rotações. Acho que temos de criar algo assim para o meu 9000 de testes!!  >:D >:D >:D
  • Responder #40   por Guest em 01 Jul, 2014 18:01
  • Metes o motor na mala e o turbo no sitio dos bancps traseiros... Acho que chega o espaço >:D

    Abraco
  • Responder #41   por Dhc em 01 Jul, 2014 18:06
  • Boa ideia!! e depois parto 3 motores de seguida, que achas??'  :))) :))) :))) :))) :))) :)))
  • Responder #42   por darioglv em 02 Jul, 2014 08:13
  •  :)))

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