Saab 9000 B202 - Upgrade turbo + APC

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  • Saab 9000 B202 - Upgrade turbo + APC   por luiscosta80 em 25 Set, 2018 20:43
  • Boas noites a todos,

    Tenho pesquisado muito aqui no fórum e estrangeiros mas as informações que vejo são dispersas e muitas vezes incompletas.

    Descrevo as minhas dúvidas.

    Tenho um Saab 9000 de 92 a versão B202S ou seja 150cv não tem intercooler mas tem aquela válvula dos três tubos no topo do radiador a direita.

    Ora mais ou menos forçado tenho que substituir o turbo porque tem muita folga. Para isto estava a contar substituir o actual T25 por um TD04HL-15T-6.

    Neste ponto, esta é a melhor troca ou existem outras alternativas?

    Vou montar o intercooler estou a pensar no modelo original com as saídas laterais em baixo.

    Algum conselho ou opinião?

    Relativo a parte electrónica ouço muito falar em trocar a "box" APC por uma vermelha.
    Esta troca é directa?
    Alguma sabe qual o partido number correcto para o meu carro?
    Com esta box tenho ou devo ajustar a pressão do turbo?
    A válvula de pressão da gasolina também a devo trocar por uma de 3bar?

    Algum conselho ou opinião para este ponto?

    Tenho também o espace todo podre vou montar um de 3"
    O downpipe original está ok. E aconselhável trocar também para 3"?

    Com este tipo de modificações terei que benefícios ao nível de potência?

    Obrigado a todos os que puderem ajudar.
    Abraços.
  • Responder #1   por joseglv em 26 Set, 2018 21:13
  • Olá luiscosta80
    Antes de responder ás suas perguntas... que numeros de potência pretende chegar?
  • Responder #2   por luiscosta80 em 27 Set, 2018 21:41
  • Se puder ficar entre 250 a 300 CV ficava satisfeito.  ;D
  • Responder #3   por joseglv em 29 Set, 2018 11:18
  • Só para ter ideia... e para ficar perto dos 300cv

    - Válvula APC
    - Filtro de Ar desportivo
    - Turbo
    - Embraiagem do 9000 Aero
    - Escape completo em 3"
    - Intercooler em alumínio
    - Revisão geral ao carro/motor/componentes
    - Unidade reprogramada

    Por alto... 3500 euros. E temos sempre que pensar em surpresas que podem aparecer... coisas estragadas que temos de reparar... o "Jaques"  ( já que estás a mexer nisto... )

    Isto para dar à chave e não teres problemas. Claro que se queres "cortar caminho", acabas sempre por gastar mais a curto/médio prazo... um carro modificado é mais sensível e desgasta-se mais rápido.

    Claro que se ao ver estes nºs um gajo fica assustado... mas se alinhares or ex para os 230cv por ex, só gastas 600 euros +/- ... mas precisas sempre de ter o carro em "tip top condition"
  • Responder #4   por luiscosta80 em 29 Set, 2018 20:17
  • Tenho uma dúvida quando dizes reprogramação.  O meu carro tem sistema jetronic. Este não e o sistema que não dá para programar?

    Fala-se muito numa caixa vermelha para este carro essa caixa vermelha ajuda a atingir os números pretendidos?
  • Responder #5   por joseglv em 29 Set, 2018 21:19
  • Dá para reprogramar... nem todos o fazem porque é um sistema ultrapassado que nem sequer teve muito desenvolvimento pela Saab... A Saab desenvolveu o Trionic exactamente por causa da limitação que os Jetronic tinham...

    A caixa vermelha é uma repro de fábrica para os carros... é dificil de encontrar a correcta para o carro...

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