Carros americanos em road test: vídeos dos anos 60 e 70

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  • Carros americanos em road test: vídeos dos anos 60 e 70   por Marco Gonçalves em 12 Jun, 2014 19:24
  • 1969 Ford LTD - full size car, o que implica peso entre 1700-2100 kg (em vazio) e mais de 5m de comprimento (5,69m)

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    1969 AMX

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    AMC Javelin

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    1968 Hurst Olds - vintage road test

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    1968 Hurst Olds

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    1971 AMC Gremlin

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    1973 Buick Century GS455

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    1971 AMC Javelin SST

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    1969 Impala

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    1972 Buick Centurion

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    1971 Dodge Challenger 383

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    1972 Buick Rivera GS

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    1969 Ford mustang 428

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    1968 Ford Shelby Mustang GT500KR

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    1971 Olds 442 W-30 4-speed Convertible

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    American Muscle Car-S1E07-Buick Gran Sport programa moderno

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    Nota: os carros que aqui apresento considero-os carros, e os carros europeus da mesma época e que tinham um preço equivalente na europa considero-os carrinhos... de brincar, por muitas razões.

    Quase toda a imprensa europeia diz mal destes carros, e eu acho que é por pura inveja. Na europa, e ainda nos dias de hoje, o automóvel é um símbolo de status. Logo por esta mentalidade arcaica, um carro potente que na altura era acessível à classe média, não pode de todo prestar e só pode ser um chasso e aberração.

    Agora na europa, um mercedes 300 sl gullwing já é muito bom pois era um brinquedo dos ricos e poderosos, e um pouco estúpidos a nível de conhecimentos sobre a construção de um carro. Um jaguar, ferrari, lamborghini também são considerados muito evoluídos... não por razões de engenharia mas por razões de status apenas. Se apenas podiam ser comprados pelas elites, então isso já era razão para serem bons, pois as elites sabem tudo e nunca se enganam, logo sabem o que compram. Têm uma sabedoria infinita...

    No fim dos anos 80, o iihs comparou as estatísticas dos acidentes rodoviários entre as décadas de 60/70 e década de 80, e conclui que devido à diminuição do peso dos carros durante os anos 80, isto levou a um aumento das mortes nas estradas em relação às anteriores décadas, o que não devia ter acontecido devido à evolução(suposta) em termos de segurança das carrocerias. O problema foi começarem a ser vendidos em grande número carros pequenos e mais leves, que apesar de serem feitos com tecnologia mais moderna, não impediu e e se calhar não foi pensado, que os carros tivessem desvantagens ao se despistarem ou colidirem com carros maiores e mais pesados. Um carro pequeno tem menos espaço para se deformar e o condutor costuma estar mais perto do volante e o passageiro mais perto do tablier e pára-brisas, o que significa que numa colisão mais violenta é mais provável que os ocupantes da frente atinjam violentamente o tablier, volante e pára-brisas, devido à deformação da carroceria, que pode ser exagerada devido à menor rigidez da estrutura.

    Um vídeo de um crash test do iihs, nos anos 70, que pretendia elucidar a desvantagem de colidir contra um carro maior e muito pesado:

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  • Responder #1   por TesZero em 12 Jun, 2014 19:33
  • Muito... mas muito bom :)

    Faltou o Charger e o Barracuda com motor Hemi :)

    Adoro o Impala de 1969 :D :D :D :D

    Nota: os carros que aqui apresento considero-os carros, e os carros europeus da mesma época e que tinham um preço equivalente na europa considero-os carrinhos... de brincar, por muitas razões.


    Sim... tenho que concordar plenamente...

    :)
  • Responder #2   por Marco Gonçalves em 12 Jun, 2014 20:26
  • Se os carros vendidos em PORTUGAL naquela altura fossem americanos em vez dos carros básicos e inseguros que se vendiam, acho que ia-mos ser mais uns poucos milhares.

    Os carros que mais existiam em PORTUGAL eram muito básicos e rudimentares.

    Falo do mini, renault 4, simca 1100, fiat 127, fiat 850, citroen 2cv...

    A imprensa europeia não refere nem quer referir que estes carros em travagens de emergência costumavam desviar para um lado, que os travões não eram assistidos (pelo menos nas primeira gerações), tinham dimensões pequenas, e que em poucas travagens aqueciam, que tinham pneus muito finos, e que alguns podiam capotar ao fazer um peão a alta velocidade.

    Basta ver que na europa, nalguns países, os impostos cobrados pela aquisição e uso de um carro são baseados em impostos da altura dos coches e carroças, como na frança, onde há o cavalo fiscal (lembrar que as carroças eram movidas por cavalos, daí o cavalo fiscal). Li isto há muito tempo e já nem sei onde.
  • Responder #3   por TesZero em 12 Jun, 2014 21:01
  • Estamos sempre a aprender :)

    Quanto aos carros americanos... sim, é com muita pena que não os vemos por aqui... especialmente modelos de 60...70... 80...

    E... eles vão tendo lá os europeus e até japoneses...

    Sortudos...

    Sem falar no preço do "Galon"

    :P

    Abraço
  • Responder #4   por Marco Gonçalves em 12 Jun, 2014 21:12
  • Sim todos nós estamos sempre a aprender, mas é melhor ter a noção disto do que pensar que não há mais nada para saber.

    Grupo Chrysler:

    1969 Plymouth GTX 440

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    1971 Dodge Challenger 383

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    1969 Charger 500 - 426 Hemi

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    Por acaso estes vídeos e os anteriores foram tornados públicos pela a empresa que agora tem os direitos sobre os vídeos originais, e são publicidade para atrair compradores para a coleção de vídeos originais, vendidos em dvd.

    Por isso ainda existem mais vídeos do programa car and track. Quando vi estes vídeos pela primeira vez, em 2009, na página de cada vídeo tinha um link para a referida coleção.
  • Responder #5   por TesZero em 13 Jun, 2014 08:16
  • Grandes maquinas :(

    Aqui não consigo ver os videos... já tenho com que me entretar no fim de semana... (como se me faltasse com que entreter... lol)

    Abraço
  • Responder #6   por Marco Gonçalves em 13 Jun, 2014 20:55
  • Ok.

    Mas os vídeos até são de curta duração, por isso não vão entreter muito.
  • Responder #7   por darioglv em 16 Jun, 2014 14:26
  • pois....o que lhes compensa e o litro de combustivel a 0,58c por litro!

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